Acervo Dom Bosco

VIDA DE ST. POLICARPO BISPO DE SMYRNA E MÁRTIR E DE SEU DISCÍPULO ST. IRENEU BISPO DE LYON E MÁRTIR

IT PT
São João Bosco - Obras publicadas.

VITA DI S. POLICARPO VESCOVO DI SMIRNE E MARTIRE E DEL SUO DISCEPOLO S. IRENEO VESCOVO DI LIONE E MARTIRE

 

 

TORINO

TIP. DI G. B. PARAVIA E COMP.

1857. {I [97]} {II [98]}

 

 

 

 

INDEX

Prefácio  2

Capítulo I. Memórias muito antigas de São Policarpo. 2

Capo II. Primi anni di S. Policarpo. 3

Capítulo III. Progresso de São Policarpo na virtude e na ciência. 3

Capítulo IV. É promovido à sagrada ordem do Diaconato e do Sacerdócio. 4

Capítulo V. É feito bispo de Esmirna, seu zelo no episcopado. 5

Capítulo VI. Martírio de São Policarpo, conforme descrito na carta dos fiéis de Esmirna. 8

Capítulo VII. Observações a serem feitas sobre as coisas acima. 12

 


Prefácio

 

            S. Policarpo ilustrou a Igreja de J. C. no final do primeiro século e início do segundo, e é contado entre os Padres que se autodenominam Apostólicos. Deve-se notar que na Igreja Católica aqueles escritores são homenageados com o título de Padres que viveram na antiguidade, se destacaram pela santidade de vida e escreveram livros para defender ou mesmo apenas para explicar as doutrinas católicas. Aqueles que tiveram como mestres os próprios Apóstolos ou os seus primeiros discípulos são chamados Padres Apostólicos. Agora São Policarpo é reverenciado como um {III [99]} dos Padres Apostólicos, porque trouxe à luz vários escritos a favor das verdades da fé, e foi modelo de virtude e teve como mestre São João Evangelista. Depois dos Apóstolos, ocupa um dos primeiros lugares na hierarquia dos bispos e dos mártires. É verdade que, ao expor as ações dos Papas, tivemos muitas vezes a oportunidade de falar deste luminar da Igreja; No entanto, pareceu-nos oportuno falar mais especificamente dele: de facto, a justiça exigia que, tanto quanto estava dentro de nós, tentássemos dar aos méritos deste grande mártir toda a honra que lhe é devida, reavivando a devoção dos fiéis para com um santo que, com o seu trabalho episcopal e o derramamento do seu sangue, tanto fez por aquela Igreja da qual somos filhos. {IV [100]}

 

 

Chefe E. Memórias muito antigas de São Policarpo.

 

            São Policarpo era tão famoso na Igreja que dele há memórias muito antigas. Mal este santo bispo terminou a sua carreira episcopal morrendo por Jesus Cristo, a igreja de Esmirna, da qual foi pároco durante muitos anos, escreveu uma carta a todas as outras igrejas, na qual descreve minuciosamente o seu martírio. Chegada esta carta até nós, iremos reproduzi-la no final, onde falaremos do martírio deste santo bispo. São Jerônimo em seu Catálogo de escritores eclesiásticos (cap. 47), nos dá um breve relato dos feitos, escritos e martírio do nosso santo. E antes de São Jerônimo, São Policarpo havia sido amplamente elogiado tanto por seu discípulo Santo Irineu na carta a Florim, quanto por Eusébio de Cesaréia em sua história eclesiástica (ano VII do império de Marco Aurélio) e pela Crônica de Alexandria no Egito. Um certo Pionio {5 [101]} torna-o então tão zeloso pela honra de São Policarpo, que escreveu a sua vida em grego, que chegou até nós.

            Este Pionius, aparentemente, viveu logo após o Concílio de Nicéia e, portanto, na primeira parte do século IV. Mas embora houvesse uma distância de mais de 150 anos entre ele e o nosso santo, ele ainda assim extraiu de fontes confiáveis ​​o que nos deixou escrito sobre ele. Porque no final ele declara que todas as coisas narradas sobre São Policarpo ele tirou do livro de um certo Sócrates de Corinto, a quem Sócrates garante que as tirou dos escritos de um certo Cajo. Ele aprendeu isso com Santo Irineu, que havia sido (como o vemos em sua época) discípulo de São Policarpo, já que o próprio Caio conversou com Santo Irineu.

            Pionius acrescenta que o próprio São Policarpo lhe apareceu e lhe revelou que era sua intenção que sua vida escrita por Sócrates, e que havia caído no esquecimento, fosse trazida à memória; e que Pionius, a partir das coisas que lhe foram reveladas naquela aparição, foi capaz de examinar a verdade do que Sócrates havia escrito. {6 [102]}

            Podemos, portanto, deduzir razoavelmente que tudo o que Pionius escreveu sobre São Policarpo é verdadeiro: visto que ele o encontrou escrito por Sócrates e o aprendeu com o próprio São Policarpo por revelação (ver os Bollandistas no mês de janeiro, volume n).

 

 

Chefe II. Primi anni di S. Policarpo.

 

            Esmirna, uma cidade na Jônia, na Ásia Menor, e localizada no Mar Mediterrâneo, era naquela época muito conhecida por sua beleza e comércio. Ela teve o destino invejável de receber muito cedo a luz do Evangelho, quer dos próprios Apóstolos, quer de um dos seus discípulos, enviado por eles mesmos para pregar a fé. Pionius diz que o apóstolo São Paulo depois de ter estado na Galácia, tendo vindo para a Ásia Menor, parou por algum tempo em Esmirna antes de retornar a Jerusalém, e que enquanto permaneceu em Esmirna se hospedou com um certo Strateas, ex-discípulo de São Paulo na Panfília. Ele era filho de Eunice, cujo {7 [103]} mãe era Lois, a quem o apóstolo elogia em sua primeira carta a Timóteo (cap. 5), portanto, segue-se que este Stratea era irmão de Timóteo. Ora, naquele tempo, sendo um certo Bucolo bispo de Esmirna, vivia naquela cidade uma mulher muito piedosa, temente a Deus, dedicada às boas obras, chamada Calista. Uma noite ela viu aparecer diante dela um anjo enviado por Deus, que lhe disse: «Levanta-te, Calista, e vai até a porta que dá para Éfeso; lá você verá dois homens vindo em sua direção, levando pela mão um filho pequeno, chamado Policarpo. Ele pergunta se estes estão à venda[1], e ouvindo isso sim, pague o preço e leve-o para casa com você; saiba que nasceu no Oriente." Ao ouvir isso, Callista levantou-se imediatamente, cheia de alegria, e tendo ido até onde o anjo havia indicado, encontrou tudo exatamente como havia sido dito. Tendo então pago o preço que lhe foi pedido, ela foi embora feliz {8 [104]} na casa de Policarpo. E como ele demonstrava grande inclinação para a piedade, e era muito dócil e modesto, ela teve por ele um amor de mãe: e tendo que se ausentar de casa por algum tempo, nomeou-o administrador geral e administrador de todos os seus bens.

            Policarpo, como é costume de todos os cristãos verdadeiramente piedosos, sentiu no seu coração uma viva compaixão pelos pobres e tentou aliviar as suas misérias. Então é. que quando ele saiu de casa, viúvas, órfãos e pessoas pobres de todos os tipos se aproximaram dele e imploraram que os ajudasse. E ele, deixando-se vencer pela piedade, distribuiu-lhes azeite, vinho, pão e dinheiro, confiando que a sua senhora não lhe faria mal, visto que ela tinha um coração muito piedoso e inclinado para o bem. Mas tendo continuado a esmolar essas esmolas sem lhes impor limites, aconteceu que todas as provisões logo se esgotaram e não sobrou nada nas celas. Enquanto isso, Calista voltou: e eis que um dos criados, cheio de malícia na alma, aproximou-se dela e avisou-a de que Policarpo, em quem ela depositava tanta confiança, havia desistido de tudo. {9 [105]} o quê. A infeliz notícia comoveu tanto Callista e despertou tamanha indignação em sua alma que, pensando que não era Policarpo, ela havia desperdiçado todas as suas grandes provisões em extravagância e folia, assim que entrou em casa ligou para ele e, tendo pedido as chaves, entrou nas celas para examiná-las cuidadosamente. Mas qual foi o seu espanto ao vê-los preenchidos como os havia deixado ao partir? Então a indignação concebida contra o seu jovem servo transformou-se em raiva desenfreada contra a pessoa que o denunciara como perdulário, e ela estava prestes a puni-lo severamente; mas Policarpo interveio em favor de sua acusadora, declarando que ele realmente havia distribuído as coisas dela aos pobres, mas que Deus havia enviado seu anjo e por meio dele havia restituído tudo a ela. Calista, ao ouvir isso, ficou maravilhada e, aprendendo a estimar mais Policarpo, adotou-o como filho e, ao morrer, deixou-lhe como legado todos os seus bens. {10 [106]}

 

 

Chefe III.Progresso de São Policarpo na virtude e na ciência.

 

            Após a morte de Calista, Policarpo, que permaneceu totalmente livre de si mesmo, entregou-se mais a Deus. O grande pensamento da vida eterna esteve sempre fixo em sua mente; e ele nunca deixou de refletir que somos feitos para a eternidade, e que estamos aqui apenas por um certo tempo, e como peregrinos, enquanto nossa pátria é a Jerusalém celestial. Portanto, ele passava longas horas todos os dias meditando nas Sagradas Escrituras, e fazia muitas orações, e dava aos pobres tanto quanto podia, convertendo não apenas seus bens, mas também o fruto de seu trabalho em sua ajuda. Na verdade, para ser liberal para com os pobres, ele foi menos liberal consigo mesmo; pois se contentava com uma comida muito simples, e nas roupas visava apenas proteger-se do frio, abominando toda vaidade.

            Embora jovem, ele tinha a seriedade de um homem maduro em sua aparência, e {11 [107]} no andar era sério e como uma pessoa de idade avançada, e seu coração estava completamente livre de qualquer afeição pelas coisas terrenas. Ele era tão modesto que se alguém fixasse os olhos nele, sua modéstia sofreria: e ele se protegia cuidadosamente contra aqueles que eram vaidosos e faladores; que, se não pudesse evitá-los, tentava falar apenas o suficiente, de acordo com as regras da prudência, e depois permanecia em silêncio. Mas ele se manteve longe de pessoas más como de cães raivosos. Se conhecesse alguém de cujas palavras ou ações esperasse lucrar, então o frequentava e tentava imitar seus bons exemplos.

            Ele era tão caridoso que quando fora da cidade encontrava pessoas pobres, principalmente idosos, que carregavam lenha para o mercado, sentindo compaixão pelo seu esforço, perguntou-lhes se esperavam vender aquela madeira assim que entrassem na cidade. E tendo recebido a resposta de que muitas vezes não conseguiam vendê-la antes do anoitecer, comprou-a e, tendo pago o preço, mandou levar a lenha às viúvas que viviam perto das portas da cidade.

            Ao atingir a idade adulta, ele se tornou {12 [108]} amar a virtude com ardor mais intenso. Porque decidiu permanecer celibatária e consagrar-se a Deus com perfeita castidade, para poder servi-lo livremente e amá-lo de todo o coração.

 

 

Chefe IV. É promovido à ordem sagrada do Diaconato e Sacerdócio.

 

            Naquela época era bispo de Esmirna um certo Bucolo que, tendo notado a piedade, a modéstia, a pureza e outras belas qualidades de Policarpo, e vendo como ele desejava ardentemente ser educado nas ciências sagradas, teve por ele um amor singular e olhou para ele como seu filho. Policarpo também amava seu bispo com o amor de um filho e o estimava como pai, indo frequentemente ouvir seus sermões e receber suas lições, e tentando mostrar-lhe toda a reverência que podia.[2]. Bucolo portanto animado por {13 [109]} desejo muito vivo de dotar a Igreja de sacerdotes zelosos, voltou-se para Policarpo; e ele pensava que os fiéis e a causa de Deus ganhariam muito se Policarpo assumisse sobre si o exercício do santo ministério. Por isso, chamando-o a si, na presença dos católicos, que todos deram a sua aprovação por unanimidade, conferiu-lhe a sagrada ordem do Diaconado.

            O ofício dos diáconos naquela época era muito extenso {14 [110]} mais importante, que não está no presente. Porque deviam ajudar o bispo na administração da diocese e no cuidado espiritual e temporal do rebanho. Era seu dever instruir não só os fiéis, mas também os idólatras, que mostravam inclinação para se tornarem cristãos: por isso era necessário que tivessem um conhecimento profundo de todas as doutrinas do Santo Evangelho e soubessem explicá-las bem e fecundamente a quem as ouvia. Era também seu dever auxiliar na celebração dos santos mistérios, fazer com que tudo ocorresse em ordem nos lugares sagrados, administrar o santo Batismo, trazer o Santíssimo Sacramento. Viático para os enfermos, visitando os cristãos que estavam presos por causa da sua fé e prestando-lhes toda a ajuda espiritual e corporal de que necessitavam. Por fim, cabia aos diáconos receber as oblações dos fiéis, e com elas satisfazer as necessidades dos pobres, especialmente quando estavam doentes, e sobretudo ajudar as viúvas e os órfãos. É claro que o diácono não poderia então ter bom êxito no seu santo ministério sem ser uma pessoa agradável a todos: e é por isso que os bispos então pediam {15 [111]} um bom testemunho dos fiéis antes de promover alguém a um cargo tão delicado. É claro também que para cumprir todas as obrigações de tal ministério eram necessárias pessoas dotadas de grande zelo, grande caridade, grande prudência e piedade, e sobretudo bem alicerçadas na santa castidade, para que pudessem permanecer firmes no meio de todos os perigos em que se encontravam. Agora podemos compreender a grande estima que Bucolo e todos os católicos de Esmirna tinham pelas virtudes de Policarpo, elegendo-o para tão importante cargo. Mas não é de surpreender que o bispo e os fiéis tenham concordado nesta escolha, enquanto Pionius nos diz que o próprio Deus deixou clara a santidade de Policarpo, realizando maravilhas por sua intercessão e concedendo-lhe a graça de curar muitos doentes e expulsar o espírito infernal de muitos endemoninhados.

            Feito diácono, confirmou plenamente com a sua santa conduta as esperanças por ele concebidas; e mostrando-se cheio do mesmo espírito com que o diácono Santo Estêvão havia sido preenchido, com grande liberdade condenou os judeus, os gentios e os hereges, e rendendo-se à persuasão de seus {16 [112]} bispo, embora por modéstia sentisse grande repugnância, passou também a pregar os santos mistérios aos próprios católicos. Ele explicou-lhes as coisas tão claramente que os seus ouvintes testemunharam que pareciam ver com os próprios olhos, em vez de ouvir, o que o santo diácono lhes pregava.

            O sacerdócio naquela época era conferido apenas em idade já avançada, para que quem o recebesse tivesse a maturidade e a prudência necessárias, por isso os sacerdotes eram chamados de sacerdotes, palavra que significa idosos.[3] Bucolo tinha tanta estima por Policarpo que muitos anos antes teria querido ordená-lo sacerdote, se as leis da Igreja não o tivessem proibido: mas assim que atingiu a idade estabelecida, que então rondava os 30 anos, e os seus cabelos, que já começavam a ficar brancos, eram a prova de que era um homem maduro, Bucolo teve o cuidado de promover o seu querido discípulo à mais alta dignidade e sacerdote sobre-humano de Jesus Cristo. Todos os fiéis de Esmirna aplaudiram {17 [113]} à intenção do seu pastor; e todos desejavam ardentemente ver seu amado Policarpo adornado com o caráter sacerdotal. Porém, houve apenas uma pessoa que se opôs e foi contra o desejo comum; e este era Policarpo, que, quanto mais era verdadeiramente digno dessa honra, mais se considerava indigno dela. Ele tremia ao pensar que Deus poderia puni-lo se, sem as disposições exigidas, ousasse avançar para tal dignidade. Mas uma visão celestial veio confortá-lo e convencê-lo de que era a vontade de Deus que ele cedesse às exortações dos bons e se permitisse ser ordenado sacerdote.

            Visto que Policarpo se viu elevado a tal honra, tornou-se mais fervoroso com zelo e começou a pregar Jesus Cristo com tal eficácia que muitos idólatras, iluminados por suas instruções, abriram os olhos de suas mentes e abraçaram a fé cristã.

 

 

Chefe V. É nomeado bispo de Esmirna, seu zelo no episcopado.

 

            Enquanto isso Bucolo. pouco tempo depois, depois de ter governado a igreja por muito tempo {18 [114]} de Esmirna, foi chamado para receber a recompensa do seu trabalho: mas antes de passar desta vida para a próxima, o Senhor o consolou revelando-lhe que Policarpo o sucederia no cargo. Isto trouxe tanta alegria ao bom velhinho, que quando estava morrendo, pegou a mão de Policarpo, e colocou-a no peito e depois no rosto, para mostrar-lhe como estava lhe transmitindo o poder de fazer tudo o que havia feito com as faculdades da alma e do corpo para a glória de Deus. Os que assistiram à morte do seu pastor já começavam a discutir entre si a escolha de Policarpo como seu sucessor, embora ele próprio não tivesse pensado nisso. nada, como aqueles cuja mente estava continuamente absorvida pelas coisas eternas. Mas quando chegou a hora de prestar os últimos ofícios ao falecido bispo, e seu corpo foi levado ao cemitério da Basílica chamada Ephesiaca, todos pediram unanimemente a Policarpo que celebrasse a missa em repouso da alma de seu pároco; o que era para lhe dizer que o queriam como sucessor. Os bispos das cidades vizinhas vieram então fazer a eleição; ou junto com os bispos vieram muitas pessoas de vários lugares {19 [115]} partes, porque muitos já conheciam Policarpo, muitos queriam ver um personagem cujos méritos ouviam ampliados; e todos esperavam vê-lo promovido à dignidade de bispo. Os bispos reuniram-se no local onde se realizaria a eleição, e com os bispos estavam todos os sacerdotes e diáconos de Esmirna, juntamente com um grande número de fiéis. Diz-se que um esplendor incomum veio do céu, e aos olhos dos espectadores fez Policarpo radiante com uma luz sobre-humana, e mostrou-o como se estivesse coberto de uma rica púrpura, com uma pomba muito branca acima de sua cabeça. A oração foi feita, as Sagradas Escrituras foram lidas e um sermão foi proferido. Os bispos e outros eclesiásticos ali presentes não puderam deixar de aprovar esta eleição, visto que a vontade de Deus se manifestou de forma tão sensível; e, portanto, de comum acordo, Policarpo, que provavelmente tinha pouco mais de 30 anos, foi chamado para ser bispo de Esmirna. Não quer dizer as lágrimas que Policarpo derramou quando se viu elevado a um lugar formidável para os próprios anjos: mas embora tremesse ao pensar em um {20 [116]} um fardo tão pesado, mas ele teve que colocar os ombros sob ele e deixar que os bispos presentes o consagrassem, colocando as mãos sobre ele.

            São Jerônimo, a crônica das igrejas de Alexandria no Egito, Usuardo em seu martirológio, e outros nos contam que Policarpo foi ordenado bispo de Esmirna por s. João, o evangelista. Devemos, portanto, concluir que, ou s. João enviou a ordem para eleger Policarpo, ou ele próprio compareceu àquela reunião, ou aprovou a eleição feita pelos bispos. É claro que desde s. João teve um cuidado especial com as igrejas da Ásia, portanto, enquanto ele viveu, ninguém foi ordenado bispo de qualquer uma dessas igrejas sem que ele de alguma forma concordasse com essa ordenação ou pelo menos desse seu consentimento para ela.

            Assim que foi consagrado, começou a exercer o seu ofício pregando ao povo que acorreu à sua eleição, e no sermão, depois de ter falado da extrema dificuldade encontrada em cumprir com precisão as obrigações de um bispo, recomendou-se calorosamente às orações de todos, e exortou os sacerdotes e diáconos de sua diocese a ajudá-lo com seu zelo na grave tarefa. Nem Pionio, nem outros, não {21 [117]} deixou-nos escritos detalhadamente as muitas coisas que Policarpo deve ter feito pelo bem das almas enquanto era bispo; no entanto, é claro que um homem tão zeloso, tão piedoso e casto, tão humilde e modesto, e que cumpriu as obrigações de diácono e sacerdote com tanta edificação e tanta satisfação de todos os fiéis, não poderia deixar de ser todo fervor pela conversão dos idólatras e pecadores. Com efeito, Pionio conta-nos que visitou todas as igrejas da sua diocese, para garantir que o culto divino fosse exercido em ordem em todos os lugares e os sacramentos fossem administrados. Ele estabeleceu vários diáconos, dando-lhes o cuidado das igrejas, e entre outros ordenou como diácono um certo Camerius, que então o sucedeu no bispado depois de um certo Papizio; e a este Camério confiou o cuidado das igrejas do campo. O santo bispo pregou frequentemente e sempre com a eloquência de um apóstolo, e trabalhou com o maior fervor para manter viva a fé, para observar os dias de festa e para diminuir o pecado.

            Deus aumentou a eficácia da pregação do santo bispo com o dom de {22 [118]} milagres, entre os quais se inclui especialmente o ter apagado um incêndio que ameaçava causar danos horríveis; de ter feito chover em tempos de seca, e de ter estancado a inundação das águas e obtido a serenidade do céu.

            E não é de surpreender que Deus tenha se dignou a honrar o zelo e a santidade deste grande bispo, dando-lhe o poder de operar as coisas acima das forças da natureza, pois Ele, quando enviou os apóstolos para pregar o evangelho aos idólatras, havia lhes dito: curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem demônios[4].

            Enquanto era bispo, teve o consolo de dar hospitalidade aos seus queridos colegas discípulos. Inácio, bispo de Antioquia, quando foi levado a Roma para ser exposto nas feiras, teve que parar em Esmirna. E quem pode imaginar o transporte de afeto destes dois santos bispos e mártires quando se abraçaram?

            Entre os outros tratamentos que s. Policarpo sim {23 [119]} levava muito a sério, uma era criar discípulos cheios de zelo, conhecimento e virtude, que propagassem o evangelho, convertendo idólatras e refutando hereges. E é dado como certo que Policarpo enviou vários dos seus discípulos à Gália (que é a actual França), todos os quais, depois de terem pregado a fé cristã naqueles países idólatras, terminaram o seu apostolado com o martírio. Entre esses discípulos de s Policarpo, o mais ilustre foi s. Irineu, bispo de Lyon. Este Santo conta-nos que o seu mestre fez uma viagem a Roma para restabelecer a paz da Igreja, que ficou um tanto perturbada pelo facto de nem todos concordarem sobre o dia em que deveria ser celebrada a solenidade da Páscoa: enquanto outros a celebravam no dia 14 da lua de Março, em qualquer dia da semana que pudesse cair, e outros a celebravam no domingo seguinte, segundo a prática introduzida por São Pedro e constantemente observada em Roma. São Policarpo, que não tinha no coração nada mais do que a paz, a boa harmonia e a caridade, por sua vez fez tudo o que pôde para evitar que os fiéis se dividissem entre si, e para conseguir isso, {24 [120]} determinado a reunir-se com o Sumo Pontífice, s. Aniceto, decidi empreender a viagem para Roma. Naqueles tempos, tal viagem era muito longa e cansativa para todos, mas era muito mais para Policarpo, que já tinha mais de 90 anos. Tendo chegado a Roma, dirigiu-se ao Vigário de Jesus Cristo e discutiu longamente com ele o dia em que os cristãos deveriam celebrar a Páscoa: e embora a questão não pudesse receber a resolução naquele momento que recebeu no ano 325, quando o Concílio de Nicéia decretou que a Páscoa deveria ser solenizada por todos no primeiro domingo após a lua cheia de março; no entanto, s. Policarpo obteve do Papa Aniceto que aqueles que observassem uma prática diferente não eram excomungados; e que devido a este ponto de disciplina eclesiástica, a Igreja não teria que ser perturbada por cismas.

            São Policarpo, enquanto cuidava deste assunto, não deixou de exercer seu zelo na conversão dos hereges, e assim por diante. Irineu nos assegura que durante sua estada em Roma converteu muitas pessoas que se deixaram enganar pelos hereges Marcião e Valentim, {25 [121]} que ensinou que não existe apenas um Deus, mas muitos deuses. O seu apego à fé católica e o seu horror pelos hereges eram tais que um dia, enquanto o herege Mansione estava em Roma, ele se aproximou do santo bispo e se atreveu a perguntar-lhe: "Você me conhece e sabe quem eu sou?" São Policarpo imediatamente lhe respondeu: “Sim, eu te conheço, e muito bem, porque sei que você é o primogênito de Satanasso”.

            Este foi um dos pontos essenciais, sobre o qual s. Policarpo estava cheio de atividade e fogo, isto é, cuidando para que os católicos preservassem a fé imaculada e, conseqüentemente, permanecessem longe dos hereges. Por esta razão, ele trabalhou continuamente para inspirar grande horror à heresia, e costumava dizer que os apóstolos. João, um dia estando em Éfeso, e tendo entrado num banho, encontrou ali o herege Cerinto. Este encontro atingiu-o com tanto medo que ele saiu imediatamente, declarando que como Cerinto, um inimigo da verdade, estava ali, havia grande perigo de o edifício desabar num instante e cair no chão.

            Não contente em propagar e defender {26 [122]} a fé cristã com palavras, esforçou-se por propagá-la e defendê-la com escritos: e por isso escreveu muitas cartas tanto a particulares como às igrejas da Ásia e de outros lugares, nas quais expôs os dogmas da fé, com grande erudição e força. É uma pena que de todos os seus escritos tudo o que resta seja uma carta aos cristãos de Filipos, escrita por São Jerônimo utile assai.

            Não é sem probabilidade que quando o apóstolo e evangelista s. João escreveu o livro de Apocalipse, s. Policarpo foi bispo de Esmirna: e por isso é a este santo bispo que o magnífico louvor que o próprio Jesus Cristo lhe faz neste livro, no segundo capítulo, onde ordena a São João: «E ao anjo[5] da igreja de Esmirna escreve: estas coisas diz Aquele que é o Primeiro e o Último, estava morto e agora vive; Conheço a tua tribulação e a tua pobreza; mas você é rico: e você é blasfemado por aqueles que se dizem judeus[6], mas não {27 [123]} são, sim, são a sinagoga de Satanasso. Não tema nenhuma das coisas que você terá que sofrer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e você terá tribulações por dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida." De quais palavras de nosso Redentor fica claro como S. Policarpo levou uma vida muito pobre, enquanto era rico em méritos, e estava como se estivesse no cadinho da tribulação, nas mãos de idólatras e hereges, que o perseguiram até a morte. Mas ele era firme no serviço de Deus, e pronto para sofrer qualquer coisa, e morrer mil vezes em vez de trair a fé, ou falhar em seu dever. Assim foi. é que encorajado por esta recomendação de seu divino Salvador, ele terminou sua carreira mortal com um martírio glorioso Porque Marco Aurélio, imperador dos romanos, tendo emitido leis sangrentas contra os cristãos, e especialmente contra seus sacerdotes e bispos, os idólatras e judeus de Esmirna aproveitaram a oportunidade para pedir a morte de São Policarpo ao procônsul, e conseguir que fosse entregue às chamas; {28 [124]}

            Os fiéis de Esmirna, como dissemos no início, escreveram uma carta aos de Filadélfia, e aos cristãos de todo o mundo, na qual descrevem detalhadamente a santa morte do seu pastor: carta tão bela e tão edificante, que acreditamos estar fazendo algo agradável aos nossos leitores ao reproduzi-la quase na sua totalidade.

 

 

Chefe VI. Martírio de s. Policarpo, conforme descrito na carta dos fiéis de Esmirna.

 

            «A igreja de Deus, que mora em Esmirna, à igreja de Deus que está em Filadélfia, e a todas as paróquias de qualquer lugar da santa e católica Igreja: que a paz e a caridade sejam multiplicadas da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Senhor.

            Ó Irmãos, escrevemos-vos sobre aqueles que sofreram o martírio, e sobre o bem-aventurado Policarpo, que de certa forma, com a sua confissão; ele colocou um selo na perseguição e a extinguiu.

            ... Quem aí não admira a generosidade de sua alma, sua constância, seu {29 [125]} sua caridade para com Deus? Outros foram espancados tão cruelmente com golpes de chicote impiedosos que a estrutura interna de suas veias, artérias e carne podia ser vista: mas eles suportaram essa tortura com tanta força que os próprios espectadores sentiram compaixão por eles. Outros alcançaram tal constância que nem uma palavra nem um gemido saíam de suas bocas: e todos esses mártires de Cristo, generosos sem medida, nos mostraram que, enquanto sua carne estava em tormento, suas almas estavam de certa forma distantes; ou melhor, Cristo estava presente e conversou com eles; e eles, obedecendo à graça divina, desprezaram as torturas deste mundo e, sofrendo por uma hora, redimiram-se dos tormentos eternos. Para eles o fogo foi quase um alívio da cruel carnificina que sofreram: porque a única coisa que tinham em mente era evitar o fogo eterno que nunca se apaga; e com os olhos da mente já viram os bens que estão reservados aos que perseveram. Bens que nenhum olho viu, nem ouvido ouviu, nem pode ser compreendido pela mente do homem: mas Deus os tornou seus {30 [126]} entendem, como se fossem anjos e não homens. Da mesma forma, condenados a serem expostos a feras selvagens, sofreram dores amargas; e também foram expostos às espadas, e submetidos a outras torturas cruéis, para que, se fosse possível, o tirano, com a extensão dos castigos, pudesse obrigá-los a renunciar à fé”.

            «Satanasso implementou muitos dispositivos contra eles: mas devemos agradecer a Deus que ele não conseguiu prevalecer contra nenhum deles. Um certo Germânico, de alma muito generosa, lutando bravamente contra as feras, com sua perseverança inspirava coragem aos que eram covardes de coração. Porque o Procônsul, querendo persuadi-lo a renunciar à fé, sugerindo-lhe que sentisse compaixão pela sua idade, ele próprio com golpes provocou contra si uma fera feroz para se libertar mais rapidamente deste mundo ímpio e injusto. E foi então que toda a multidão, admirando a piedosa e religiosa magnanimidade dos cristãos, gritou em voz alta: destrua os ímpios, procure Policarpo.» {31 [127]}

            «Mas um certo cristão chamado Quintus, recém-chegado da Frígia, depois de ver as feras, sentiu sua coragem falhar; e ele, por sua própria vontade, expôs a si mesmo e a outros ao martírio: e o procônsul, exortando-o com muitas razões, induziu-o a jurar pelos deuses e a oferecer sacrifícios a eles.

            «Porque não elogiamos quem se oferece ao martírio; porque isso não está em conformidade com o ensinamento do Evangelho”.

            «Quando o admirável Policarpo ouviu estas coisas, não ficou nem um pouco perturbado em seu coração e a princípio quis permanecer na cidade. No entanto, muitos o persuadiram a sair; e retirou-se para uma casa de campo não muito longe da cidade, onde ficou com alguns, e dia e noite não fez nada além de orar pelas igrejas ao redor do mundo, como era seu costume. Agora, enquanto ele estava orando, três dias antes de ser capturado, ele foi apanhado em êxtase e pareceu ver sua cabeceira em chamas: e voltando-se para os espectadores, ele disse, no tom de um profeta: Tenho que ser queimado vivo. Esperando aqueles que o procuravam, {32 [128]} Policarpo mudou-se para outra casa; e apareceram imediatamente os que investigavam os seus passos; e não o encontrando, tomaram posse de dois jovens, um dos quais, forçado pelos tormentos, descobriu o lugar onde estava Policarpo. Portanto, ter aquele jovem com ele no dia da Preparação[7], à hora do almoço, os perseguidores saíram acompanhados de cavaleiros munidos das armas habituais, apressados como se tivessem de apanhar um ladrão. E ao cair da noite, quando chegaram a uma determinada casa, encontraram-no escondido no mezanino superior. Certamente ele ainda poderia ter fugido para outro lugar; mas ele não quis e disse: faça-se a vontade de Deus.

            Tendo então ouvido que eles tinham vindo, desceu por sua própria vontade e falou com eles, enquanto todos ficavam maravilhados com sua idade e constância; e que eles usaram de muita cautela para capturar um homem velho. Immantinenti ordenou-lhes que preparassem comida e bebida à vontade, pedindo-lhes que lhe dessem apenas uma hora para orar. {33 [129]} em geral. E ele consentindo, cheio da graça de Deus, rezou tanto que em apenas duas horas conseguiu encerrar a oração. Os presentes ficaram maravilhados com isso, e vários deles sentiram pena de terem vindo buscar um velho tão piedoso. Como terminou a oração. ... e ele recomendou a toda a Igreja Católica espalhada pelo universo, e chegou a hora de partir, colocaram-no num burro, e partiram em direção à cidade no dia de sábado.»

            «Mas um Irenariano, apelidado de Herodes, e seu pai Niketes, vieram ao seu encontro em uma carruagem e, levando-o entre eles, tentaram induzi-lo a fazer o que queriam, dizendo-lhe: que mal pode haver para você, Sr. César, e depois oferecer um sacrifício, e assim salvar-se? A princípio ele não lhes deu resposta, mas à medida que insistiam, ele disse: Nunca serei eu quem fará o que você sugere. Então, aqueles que ficaram desapontados com a esperança que tinham de atraí-lo para o seu grupo, começaram a insultá-lo e atiraram-no para fora da carroça com tanta violência que, quando ele caiu, feriu um deles. {34 [130]} perna e mancava bastante. Porém, sem se mexer e como se não tivesse recebido nenhum incômodo, continuou sua jornada em direção ao anfiteatro, obrigando-se a caminhar em passo acelerado.

            No anfiteatro houve um grande tumulto, de modo que não foi possível ouvir nada. Ao entrar Policarpo, ouvi uma voz do céu: Policarpo, permaneça forte, lute bravamente: e ninguém conseguia ver de onde vinha aquela voz; mas a própria voz foi ouvida por muitos dos nossos homens que estavam presentes. Além disso, houve grande alvoroço entre a multidão ao saber que Policarpo havia sido preso. O Procônsul, tendo-o feito comparecer perante ele, questiona-o se é Policarpo: e tendo respondido que sim, o Procônsul exorta-o a negar Cristo, dizendo-lhe: respeite a sua idade, jure pela fortuna de César, arrependa-se, para: destruir os ímpios, e outras coisas semelhantes de acordo com o costume destes. Mas Policarpo, com rosto sério e calmo, fixando o olhar em toda a multidão de gentios perversos que estavam no anfiteatro, espalhou-se {35 [131]} sua mão em direção a eles, e com gemidos levantando os olhos para o céu, ele disse: espalhe os ímpios. O Procônsul então fazendo um pedido, e dizendo-lhe: jura, e te deixarei ir livre, insulta a Cristo; Policarpo respondeu: Eu o sirvo há oitenta e seis anos e ele nunca me causou nenhum dano. E como eu poderia blasfemar contra meu rei que me salvou? O procônsul continua a estimulá-lo dizendo: ele jura pela fortuna de César; ele respondeu: Deus me livre de eu jurar, como você diz, pela fortuna de César. Você finge ignorar quem eu sou; ouça, falarei livremente. Sou cristão: e se lhe agrada compreender a razão da fé cristã, dê-me tempo para fazê-lo e ouça-me. O Procônsul respondeu: vá e ensine a sua religião ao povo. Policarpo acrescentou: Acho apropriado explicar-lhe o motivo; pois fomos ensinados que deveríamos estar sujeitos aos magistrados e poderes estabelecidos por Deus em assuntos honestos; e prestar-lhes obediência naquilo que não causa nenhum dano à salvação de nossa alma: mas não considero esta multidão digna de prestar contas deles {36 [132]} da nossa fé. O Procônsul disse: Tenho algumas feras e vou expô-las a você, se não mudar de ideia. Deixe-os sair, respondeu Policarpo, porque devemos rejeitar aquele arrependimento que nos leva do melhor para o pior. E o Procônsul: como você não dá atenção aos animais selvagens, se não se arrepender, farei com que você seja consumido pelo fogo. Ao que Policarpo respondeu: tu me ameaças com um fogo que arde apenas uma hora e logo se apaga; porque você ignora os tormentos do outro mundo, e o fogo da condenação eterna, que está preparado lá para os ímpios."

            «Policarpo, dizendo estas e outras coisas semelhantes, encheu-se de confiança e alegria, e tal foi a graça que apareceu no seu rosto que não só não desanimou, nem ficou chateado com as coisas que lhe foram ditas; mas por outro lado o próprio Procônsul ficou surpreso."

            «Mesmo assim, mandou um pregoeiro para o meio do anfiteatro e ordenou-lhe que gritasse três vezes: Policarpo confessou ser Cristão. O algo tendo proclamado, {37 [133]} toda a multidão de gentios e deprimidos que viviam em Esmirna; com um ímpeto de espírito desenfreado começaram a gritar a plenos pulmões: este é o mestre da impiedade, este é o pai dos cristãos, este é o exterminador dos nossos deuses, que afastou muitos dos sacrifícios e da veneração dos deuses. Dizendo estas coisas, fizeram barulho e suplicaram a Filipe, governador da Ásia, que enviasse um leão contra Policarpo; mas Filipe respondeu que isso não lhe era permitido, porque os jogos justos já haviam terminado. Então todo o povo exigiu com gritos que Policarpo fosse queimado vivo... e assim que isso foi dito, todos das oficinas e dos banhos começaram a tirar madeira e utensílios para fazer uma pilha: e aqueles que mostraram mais calor e atividade nisso foram, como sempre, os judeus. Quando a pira foi construída, ele se despiu, deixou de lado o cinto e trabalhou para desamarrar os sapatos, o que nunca havia feito antes, porque todos os fiéis competiam para ver quem dentre eles seria o primeiro a tocar aquele corpo sagrado. {38 [134]} Porque antes do seu martírio ele havia feito coisas notáveis ​​e santas; e em toda a sua conduta ele imitou a Deus.

            Os instrumentos para aquela tortura foram imediatamente usados: mas quando quiseram acertar, deixe isso por enquanto, ele disse, porque aquele que me deu graça para suportar o fogo também me concederá permanecer imóvel no fogo sem necessidade de ser segurado com pregos. Eles então, embora não o cravassem com pregos, ainda assim o amarraram com correntes. Portanto, tendo as mãos amarradas nas costas, como se fosse um carneiro distinto escolhido de um numeroso rebanho, para ser oferecido como holocausto aceitável, ele ergueu os olhos ao céu e orou assim: Senhor Deus todo-poderoso, Pai de teu amado e bendito filho Jesus Cristo, por meio de quem recebemos conhecimento de ti, Deus dos anjos e dos poderes, e de todas as criaturas, e de toda classe de homens, que viveram antes de ti; Eu te abençoo, porque neste dia e nesta hora você me torna digno de participar do número dos seus mártires, do cálice de Cristo, da ressurreição de {39 [135]} vida eterna; do corpo e da alma, na incorrupção do Espírito Santo; entre estes mártires, sejamos hoje recebidos na tua presença aquela hoste gorda e aceitável, como tu, Deus, porém, e livre de toda mentira, organizaste, predisseste e cumpriste. Portanto, por todas estas coisas eu te louvo, te abençôo e te glorifico junto com seu filho eterno e celestial Jesus Cristo, com quem junto com o Espírito Santo seja glória para você agora e para todo o sempre. Amém.

            «Ter um pouco amen, e terminada a oração, os lictores responsáveis pela construção da pilha atearam fogo nela. Então saiu uma chama muito alta, vimos um grande milagre, nós, a quem foi concedido e que estamos reservados para narrar a todos os outros fiéis as coisas que aconteceram. Porque o fogo, em forma de abóbada, ou como se fosse a vela de um navio inflada pelo vento, rodeava todo o corpo do mártir, e estava no meio, não como carne queimada, mas como pão fatiado, ou ouro e prata purificados na lareira com o ardorè {40 [136]} do incêndio. E sentimos uma fragrância tão doce, como se viesse de incenso ou de outros aromas preciosos. Finalmente, o ímpio, vendo que seu corpo não poderia ser consumido pelo fogo, ordenou que o construtor da pilha se aproximasse e enfiasse sua espada nela. Feito isso, foi vista uma pomba voando, e saiu tanto sangue que apagou o fogo, e o povo ficou surpreso ao ver que havia tanta diferença entre os infiéis e os eleitos, a cujo número foi adicionado o admirável mártir Policarpo. Nos nossos tempos foi bispo da Igreja Católica em Esmirna e também médico apostólico e profético. Porque tudo o que saiu da sua boca ou já havia se cumprido ou certamente tinha que ser cumprido.

            Mas aquele adversário invejoso, maligno e perverso, sempre inimigo da classe dos justos, vendo os ilustres

martírio dele, que desde cedo levou uma vida irrepreensível, e já foi recompensado com a coroa da imortalidade, e na posse de uma palmeira {41 [137]} certo e duradouro, trabalhou com todo cuidado e preocupação para que não retirássemos suas relíquias, embora muitos tivessem essa intenção de se tornarem participantes de alguma forma de sua sagrada coroa. Porque sugeriu a Nicetes, pai de Herodes e irmão de Alces, que pedisse ao prefeito que não lhes concedesse o seu corpo, para que talvez, disse ele, abandonando o crucifixo, começassem a adorá-lo. E estas coisas ele disse, enquanto os judeus davam advertências semelhantes, e com calor faziam pedidos semelhantes, que também tinham olhado para o corpo, quando queríamos tirá-lo do fogo: sem saber, que nunca poderemos ser induzidos a abandonar Cristo, que sofreu pela salvação daqueles que são salvos em todo o mundo, o justo pelos ímpios, ou que honramos qualquer outro: já que adoramos aquele que é o filho de Deus: mas os mártires, que são como os discípulos e imitadores do Senhor, nós os amamos com razão porque da sua excelente caridade para com o seu Rei e Mestre, de quem Deus nos conceda que possamos ser colegas discípulos e participantes.» {42 [138]}

            «Então o centurião, vendo a obstinação dos judeus, colocou o corpo no meio do fogo e queimou-o. Para que então recolhêssemos os seus ossos como objetos mais preciosos que as pedras preciosas, os colocássemos em local adequado, onde, quando isso puder ser feito, Deus nos permitirá reunir-nos e celebrar o dia do seu martírio com alegria e exultação em memória daqueles que terminaram a sua batalha, e para emocionar a posteridade, e para preparar o espírito para coisas semelhantes.

            Todos contam essas coisas sobre o bem-aventurado Policarpo que, junto com os outros doze que vieram de Filadélfia, sofreu o martírio.

            Você certamente nos pediu para lhe escrevermos longamente sobre as coisas que aconteceram: mas por enquanto apenas as indicamos brevemente, enviando-lhe esta carta através de nosso irmão Marco. Depois de o teres lido, envia-o também aos teus irmãos distantes, para que também eles possam dar glória ao Senhor, que fez uma escolha semelhante entre os seus servos, e que com a sua graça e o seu dom pode introduzir todos nós no seu reino eterno através do seu unigénito Jesus. {43 [139]} Cristo, a quem seja a glória, a honra, o império, a majestade por todos os séculos. Amém.

            Saudações a todos os santos: saúdam-vos todos os que estão connosco: também Evaristo que escreve a carta, e toda a sua família.»

            Parece muito provável que o martírio de São Policarpo tenha ocorrido no dia 26 de março, Sábado Santo, do ano 169 da era cristã, tendo o santo bispo 102 anos.

 

 

Chefe VII. Observações a serem feitas sobre os itens acima mencionados.

 

            A primeira observação é que devemos sentir um apego muito vivo à fé católica, e considerar esta fé como o tesouro mais precioso, pois sem ela não há saúde eterna e para preservar zelosamente este tesouro, devemos nos afastar dos hereges, pois ao entrar em contato com eles, correríamos o risco de perder um tesouro de tanto valor. Sim também. Embora João fosse o apóstolo da caridade, ele ainda tinha tanto horror aos hereges que não queria {44 [140]} fica no banheiro onde havia entrado, sabendo imediatamente que o herege Cerinto estava lá dentro, e s. Policaipo disse ao herege Marcião que sabia que ele era o primogênito de Satanasso.

            A segunda observação a fazer é que ninguém jamais deve ousar fazer grandes coisas sem que Deus o chame; caso contrário, expõe-se ao perigo de ofender gravemente a Deus em vez de honrá-lo. Portanto, aqueles cristãos que quiseram expor-se ao martírio, pretendendo ser mais corajosos do que eram; Não ficarei firme no meio do tormento, e eles negaram a fé.

            A terceira observação é que não é lícito obter a morte para nós mesmos sem ter a permissão de Deus: portanto, deve-se dizer que certo Germânico que provocou a besta contra si mesmo, para que pudesse ser despedaçado, teve alguma luz particular do Céu para fazer isso, caso contrário a Igreja não o honraria como um mártir.

            A quarta observação é quão grande era a preocupação dos fiéis daquela época em recolher as relíquias dos mártires e colocá-las em local conveniente: e que reverência {45 [141]} levou a essas relíquias. O que mostra quão acertadamente a Igreja continua a inculcar o mesmo respeito ainda hoje; e quanto devem ser elogiados os cristãos que valorizam as relíquias sagradas.

            A quinta observação é que desde aqueles tempos, ou seja, desde o início do Cristianismo, os fiéis celebravam o aniversário da morte dos santos como um dia de triunfo, e neste dia reuniam-se em torno das suas relíquias e lembravam-nas, encorajando-se mutuamente a imitar as virtudes. O que mostra quão acertadamente a Igreja continua a honrar os santos e a celebrar as suas festas.

            A última observação é que todos aqueles que querem seguir Jesus Cristo sempre foram caluniados e perseguidos pelo mundo, e que se querem salvar a alma, não devemos temer o mundo, mas sim nos guardar dele, para que não nos corrompa com seu veneno; e procure imitar os santos, praticando as suas virtudes, e pedindo a Deus a graça de perseverar até ao fim na observância dos seus preceitos à custa de qualquer sacrifício. {46 [142]}



[1] Naquela época a escravidão era universal e em muitos lugares três quartos dos habitantes eram escravos, ou seja, vendidos como éguas.

[2] Santo Irineu, Santo Eusébio, São Jerônimo e todos os antigos concordam em dizer que São Policarpo era discípulo de São João Evangelista e que conversou com muitos daqueles que viram o Senhor. Portanto, é necessário que ou São João fosse frequentemente a Esmirna e Policarpo fizesse questão de ir imediatamente ouvi-lo, ou que Policarpo fosse frequentemente até lá, onde São João morava ou estava hospedado, para receber seus ensinamentos. Ambas as suposições são provavelmente verdadeiras, pois é altamente provável que São João de Éfeso, sua sede principal, ia frequentemente a Esmirna, e Policarpo ia frequentemente a Éfeso. Da mesma forma, é preciso dizer que fazia questão de conversar com aqueles que tinham visto e ouvido Jesus Cristo, muitos dos quais ainda não haviam sobrevivido quando Policarpo era jovem, e que os questionava e procurava guardar de cor o que narravam sobre as palavras ou feitos de nosso Divino Mestre.

[3] Hipermetropia adequada significa uma pessoa que, devido à idade avançada, já apresenta visão enfraquecida.

[4] Mat. rachar. 10, veja 8.

[5] A palavra anjo significa embaixador, e aqui significa bispo, que é um embaixador de Deus.

[6] Giudei significa louvadores de Deus.

[7] Sexta-feira Santa.




Copyright © 2009 Salesiani Don Bosco - INE