EMPRESA DE São Francisco de Sales ANO 1877
{21 [335]} {22 [336]}
[é precedido por obras reimpressas apenas parcialmente; é precedido pelos escritos atribuídos ou atribuíveis a Dom Bosco]
INDEX
Irmãos chamados por Deus para a vida eterna no ano de 1876.
Atendimento em SS. Sacramentos
Obediência e observância das Regras
Irmãos chamados por Deus para a vida eterna no ano de 1876.
Cap. Giacomo Piacentino.
Este nosso irmão nasceu em Rochetta Tanaro, em 26 de agosto de 1852, filho de pais honestos e íntegros, que ao criá-lo tiveram todo o cuidado de incutir nele sólidos princípios de virtude que não demoraram a produzir frutos copiosos.
À medida que foi crescendo ao longo dos anos, cresceram nele também aquelas qualidades que tornam uma criança querida e amável, ou seja, uma rara modéstia, uma forte inclinação para a piedade e o estudo, aliadas ao respeito e à obediência para com os pais. Por isso, desejando que o filho tivesse toda a oportunidade de cultivar o seu talento e as sementes de tão belas virtudes, consciente dos perigos que pairam sobre uma criança inexperiente no meio do mundo, tendo concluído os primeiros estudos elementares na aldeia, decidiram levá-lo a Turim, no Oratório de São Francisco de Sales, que eles já conheciam bem através de outros aldeões que lá receberam educação. {23 [337]} Foi portanto levado ao Oratório no dia 4 de julho de 1863; mas lá ficou pouco tempo, porque como o menino ainda não tinha condições de concluir os estudos que ali se fazem, foi encaminhado para o colégio de Lanzo. Lá ele passou cinco anos e durante todo esse tempo conseguiu nunca dar motivos para reclamações sobre sua conduta.
Concluído o ensino médio, não encontrou dificuldades na escolha do estado e, vendo que os conselhos do seu diretor espiritual combinavam perfeitamente com a sua inclinação natural, decidiu pelo estado eclesiástico e assumiu o hábito clerical em 30 de outubro de 1870 para continuar os estudos na Congregação Salesiana.
Foi então encaminhado para o colégio Borgo San Martino onde passou dois anos, o primeiro como assistente, o segundo como professor de 3a Elementar. Cumpriu um e outro cargo com satisfação dos seus superiores e com muito benefício para os jovens confiados à sua supervisão. Foi então chamado a Torino para ajudar jovens artesãos; cargo que ocupou até aos últimos dias e que desempenhou com rara prudência e zelo esclarecido. Dotado de experiência, sempre soube encontrar novos meios, novas indústrias para promover o bem dos seus jovens.
Convencido de que a melhor forma de educar os corações para a virtude consiste mais especialmente em prevenir o mal, em vez de puni-lo onde foi cometido, nunca perdeu de vista aqueles de quem tinha alguma suspeita; aconselhou-os com bondade, corrigiu-os com caridade, soube ter pena daqueles defeitos que não provinham da maldade, mas da {24 [338]} despreocupação juvenil. E se por vezes teve de parecer severo, nunca recorreu a esses odiosos meios de repressão que comprometem aqueles que os usam e amargam aqueles contra quem são usados. Extremamente ciumento em tudo o que pudesse ofender a mais bela das virtudes, mostrava-se inexorável em quem o culpasse, mas neste caso contentava-se em denunciá-lo aos Superiores, entregando-se inteiramente ao seu julgamento e prudência. Bem compreendendo que a ociosidade é a origem de todos os vícios, era sua preocupação, nos momentos de recreio, aproximar-se dos jovens, organizar jogos, animá-los e ao mesmo tempo manter a ordem e a disciplina perfeita. Nem a sua atividade se limitou a isso; porque, sabendo como o entretenimento honesto contribui para a boa educação e é um excelente preservativo contra a dissipação perigosa, com a permissão de seus superiores construiu um pequeno teatro em uma sala especial apenas para artesãos, onde muitas vezes se encenavam dramas, se recitavam poemas e se liam composições de tal maneira, porém, que tudo inspirava amor à virtude e carinho ao trabalho. Entre as suas ocupações, não esqueceu as práticas de piedade e frequentou os ofícios divinos com assiduidade exemplar. Tinha uma devoção especial a São José, e com conferências específicas e pequenas academias incentivava os seus alunos a inscreverem-se na companhia erigida no Oratório sob a proteção deste Santo Patriarca. Ali foram lidos poemas e prosas pelos jovens e concluíram com um sermão recordando os méritos e glórias do Santo e invocando a sua poderosa intercessão sobre os artesãos. {25 [329]} Mas também para ele chegaram os dias de combate porque já bastante avançado nos cursos de Teologia, aproximava-se o momento das ordenações sagradas, foi calorosamente exortado pelos seus familiares e outros amigos a deixar a Congregação, dando-lhe um vislumbre de um futuro feliz. Ele vacilou por algum tempo; Por um lado, não queria enojar as pessoas que pareciam interessadas no seu bem-estar, por outro lado, sentia uma vontade irresistível de permanecer na Congregação, onde passou os melhores anos da sua juventude. Ali encontrou nos seus companheiros tantos irmãos, nos seus afetuosos padres superiores, no seu retiro e nas práticas de piedade um poderoso preservativo contra os inúmeros perigos a que estão expostas no mundo até mesmo pessoas que pelo seu ofício e condição lhes pareceriam imunes. Passou-lhe também pela cabeça que era indigno da Congregação a que aspirava, mas isso não passou de uma armadilha do inimigo, que sob a aparência de virtude tenta afastar-nos do caminho certo, despertando em nós apreensões e escrúpulos, que perturbam a mente e perturbam o coração, e por vezes nos empurram para decisões, que são então causa de desgraças irreparáveis.
Nesta dolorosa alternativa, o nosso Piacentino não deixou de rezar ao Senhor para que dissipasse as suas dúvidas e o esclarecesse sobre a escolha do estado. E o Senhor, que nunca abandona quem a ele recorre com pureza de intenção, ouviu-o; deu-lhe forças para resistir aos repetidos convites, para responder às lisonjeiras propostas que lhe foram feitas e dedicou-se a {26 [340]} Deus com os votos de três anos nos exercícios espirituais de Lanzo no ano de 1874. Este passo marcou para ele um verdadeiro desapego das coisas do mundo e foi imediatamente compensado com a calma do coração, com a tranquilidade da alma. Ele viu traçado um caminho seguro que poderia fazê-lo feliz no tempo e na eternidade. Todas as apreensões se dissiparam, os escrúpulos foram acalmados e, para evitar qualquer novo pedido, contrariando a sua resolução, embora gostasse muito dos parentes, tomou a decisão de não ir mais à cidade.
Entretanto, já se passou um ano desde que professou os votos de três anos e, tendo concluído os cursos de Teologia, foi necessário emitir os votos perpétuos, para poder apresentar-se às Sagradas Ordenações. Ele não se apressou e decidiu dar este último passo nos próximos exercícios espirituais de setembro. Mas o Senhor, que acolhe a piedosa intenção, e na sua infinita misericórdia nos dá crédito por ela como se fosse algo feito, não lhe deu tempo para pôr em prática a decisão. Porque embora até então gozasse constantemente de excelente saúde, no mês de maio começou a sentir-se mal em todo o corpo; a comida o deixou enjoado, e uma prostração de forças acompanhada de uma febre lenta tomou conta dele.
Mas o corajoso jovem não entendia isso, então precisava de uma ordem para ir para a cama. Tendo se recuperado um pouco, os Superiores, a conselho dos médicos, enviaram-no ao Colégio de Alassio, na esperança de que o ar ameno do litoral lhe pudesse ser benéfico. Na verdade, depois de um tratamento sério e cuidadoso, ele parecia estar melhor, e já podia {27 [341]} passar o dia fora da cama. Aqui não se deve esquecer que embora estivesse doente, num colégio até então desconhecido para ele, não desistiu de vigiar os jovens da sua janela, que colocou no pátio de recreio e, vislumbrando alguma coisinha, que dava o menor medo de ofender a Deus, informou imediatamente os que primeiro foram visitá-lo.
Mas essa melhora durou pouco e a recaída foi fatal. Durou mais algumas semanas e entretanto, como em todo o curso da doença, mostrou-se muito resignado com a vontade divina, confortando o seu espírito de hora em hora com algumas orações a Deus e a Maria Santíssima, e com a Sagrada Comunhão. Agradeceu a Deus por tê-lo chamado à Congregação Salesiana e assim se encontrou entre os seus queridos Irmãos; nem deixou de elogiar o cuidado afetuoso que lhe foi dispensado no Oratório e que lhe foi prestado em Alassio.
Nesta altura recebeu a notícia do falecimento de D. Chiala. A perda inesperada de um amigo tão querido foi acompanhada por uma visível deterioração de suas forças. Cada dia que sentia mais falta deles, perguntava às SS. Sacramentos que recebeu com grande transporte de alma e edificação de quem o rodeava. Dotada portanto de todas as comodidades da Santa Religião Católica, no dia 18 de julho a sua alma voou para abraçar os seus irmãos que pouco antes o haviam precedido, como esperamos, na posse da glória do Céu. Em breve ele receberá o prêmio de {28 [342]} sua grande diligência e zelo pelo bem; zelo que deve animar cada um de nós e que certamente tornará doces as últimas horas da vida, se tivermos a sorte de terminá-la no meio do trabalho, como aconteceu com o nosso querido Piacentino.
Mas nunca esqueçamos que nesses últimos momentos colhemos o fruto do que semeamos durante a nossa vida mortal. Quae seminaverit homo, haec et metet. Bem-aventurados aqueles que dedicaram a vida às obras de caridade, ao cumprimento dos seus deveres, especialmente ao trabalhar para a maior glória de Deus, ao cumprir as promessas com as quais nos consagramos a Deus. Quão grande será então a alegria deles! Seu contentamento será ainda maior, quando no Tribunal Divino ouvirem aquelas palavras consoladoras do Juiz Supremo: Porque foste fiel a mim por um pouco, te darei uma recompensa muito grande, entra na alegria do teu Senhor. Quia in pauca fuisti fidelis, supra multa te constituam; intra in gaudium Domini tui.
Cap. Antonio Vallega.
Nossa Congregação sofreu uma grave perda com a morte do falecido Ch. Antonio Vallega. Nascido em Alassio em 13 de junho de 1858, filho de excelentes pais, parecia trazer consigo desde a infância todos os dons da natureza e da graça. De aparência angelical, rosto alegre, olhar modesto, afável no falar e conversar, muito obediente {29 [343]} para seus pais, você diria que ele era um modelo para os jovens daquela época. Extremamente devoto de Jesus e de Maria, já lhes tinha consagrado inteiramente o seu coração naquela idade, em que dificilmente se pode dizer que o homem tenha um para si; e a piedade, que é sempre um fruto tardio da graça, impediu nele, em vez disso, o desenvolvimento da razão.
Essas preciosas sementes de virtude e sabedoria aliadas a uma vontade ardente e singular aptidão para o estudo cresceram cada vez mais com o passar dos anos, tanto que os vizinhos costumavam dizer aos filhos: “Aprendam com o jovem Vallega a estudar e a serem bons e virtuosos”. Aos sete anos foi acometido de uma doença gravíssima, que por algum tempo colocou em perigo os seus dias, e serviu também para dar a conhecer o quanto a sua bela alma era querida por Maria Imaculada. Desde que se recomendou de todo o coração a esta dulcíssima Mãe, logo começou a melhorar, de modo que aos poucos recuperou a saúde que os médicos haviam declarado perdida e recuperou as antigas forças.
Esta notável graça de Maria acendeu ainda mais no seio do nosso António aquele amor e devoção que ele já tinha muito vivo por Ela, inculcado como estava nele, com a própria vida, e portanto cultivado no seu coração virgem como no seu próprio solo. E porque sabia que nenhuma virtude é mais cara para Maria do que a pureza, deu-lhe desde então um presente precioso deste lírio branco, oferecendo-lhe a sua mente, o seu coração e todo o seu ser, e propondo-se resolutamente a nunca contaminá-lo, mesmo que a sua própria vida fosse destruída. Agora quem pode duvidar não {30 [344]} poderia ser este o segredo de todos aqueles favores extraordinários pelos quais Deus quis recompensá-lo ainda nesta vida? Quem conhece um pouco a excelência desta virtude, especialmente nos jovens, quanto mais preciosa, mais rara, mais inestimável valor ela tem diante de Deus, e com que graças espirituais e temporais ela preenche seus fiéis seguidores, embelezando seus corações, enobrecendo suas mentes e muitas vezes adornando suas próprias testas como um halo luminoso, não mais se surpreenderá ao ver no jovem Antônio tamanha abundância de favores celestiais, por quem ele foi o primeiro na piedade, mesmo sempre o primeiro mesmo em qualquer um dos mais disciplinas escolares difíceis. Assim, seus passos nos estudos foram constantemente marcados por tantos triunfos.
Mas justamente por ser preciosa, ele fez uso de todos os meios necessários para manter sempre viva esta virtude em seu coração. Dedicava-se, portanto, com fervor à oração, cultivava a mortificação dos sentidos e, sobretudo, dos olhos, alimentava a mente e confortava o espírito nas leituras sagradas, frequentando os SS. Sacramentos da Confissão e da Comunhão, o mais firme apoio da inocência e o mais doce refresco nos dias de tribulação e dor. E todas essas práticas piedosas, cultivadas por convicção, espontânea e naturalmente, tornaram sua piedade bela e querida, e foram a fonte feliz de todas as melhores virtudes. Sabia temperar cada palavra, sempre afável e cortês com todos os seus companheiros, tanto que ninguém lhe demonstrava o menor descontentamento, mas todos tinham um sentimento misto de carinho e veneração por ele. {31 [345]} Quão admirável foi a concentração em oração! Com a cabeça baixa até o chão, as mãos cruzadas sobre o peito, a pessoa imóvel, você o chamaria não de homem da terra, mas de serafim do céu. Que se os seus olhos, muitas vezes tímidos de lágrimas preciosas, se ergueram do chão, foi apenas para fixá-los naquele adorado sacrário onde Jesus, deleite e suspiro da sua alma, estava encerrado. E deveria um coração tão puro e sincero ser mais feio na sujeira do mundo? Deveria uma alma tão piedosa e virtuosa se perder entre as vaidades do século? Não, nunca; uma flor tão delicada e meiga não deveria mais sofrer o hálito pestífero deste vale miserável, mas ser transplantada ao longo das fontes límpidas de um jardim fechado; Deus o queria apenas consagrado a si mesmo, segregado do mundo, que não era digno dele, e apenas destinado à sua perfeição espiritual; em suma, ele queria isso no estado eclesiástico, e mais ainda no estado religioso.
Era outubro de 1872, quando ele, depois de ter frequentado as aulas do III e IV Ginásio do Colégio Alaggio nos dois anos anteriores, ali ingressou como interno para concluir o curso. Quinta, resolveu vestir imediatamente o hábito clerical e iniciar o ano de provação exigido pelas nossas constituições. Assim, no dia 20 daquele mês, ele vestiu a túnica de clérigo na Igreja do Colégio com tal júbilo de alma que era claramente visível em seu rosto. A partir deste momento ele apareceu como um gigante para percorrer os caminhos do Senhor. Humildade, caridade, modéstia, desapego das pessoas e das coisas do mundo, obediência e rigor levados a cabo até ao último grau na observância das regras do Colégio {32 [346]} e a Congregação tornou-se para ele uma ocupação diária. Ele nunca perdia a visita diária às SS. Sacramento e a Maria Santíssima, nem a recitação do Rosário, nem a meditação, nem qualquer outra das práticas de piedade tão necessárias na vida eclesiástica e religiosa. Além disso, a confiança que tinha no seu Superior era ilimitada, a tal ponto que, qualquer coisa interna ou externa que lhe tivesse acontecido, imediatamente correu para se abrir com ele, com toda a franqueza e humildade, pedindo-lhe conselhos e orientações para a sua vida. Também não esqueceu os seus deveres escolares, que cumpriu com tal pontualidade e rigor que os seus próprios professores o admiraram. E o fruto desta exatidão e engenhosidade, que Deus lhe tinha dado singularmente, foi o excelente sucesso que obteve nos estudos, de modo que em Diploma do ensino médio do ano de 1873 foi o primeiro entre os numerosos companheiros, que com ele se submeteram ao concurso público no R. Ginnasio Monviso de Torino.
Em setembro do mesmo ano foi com seus outros irmãos fazer os Exercícios Espirituais em Lanzo Torinese, e desejaria muito fazer os votos ali, mas não pôde fazê-lo porque ainda não havia completado os dezesseis anos de idade prescritos pelos sagrados Cânones e pelas regras da Congregação. A princípio ele ficou muito triste com esse impedimento; mas logo se acalmou, habituado como estava a resignar-se em tudo à vontade de Deus. Ávido de adquirir um bom conjunto de virtudes e conhecimentos, fazia um resumo e compêndio dos sermões e instruções que ouvia com atenção e serenidade verdadeiramente admiráveis, {33 [347]} que voltava de vez em quando, para preservar perpetuamente o fragmento. Além disso, anotava cuidadosamente cada lembrete que o seu Superior lhe fazia, procurando praticá-lo com a máxima precisão, como se lhe fosse dirigido em particular. Nem trouxe consigo, apenas para este contentamento, um livrinho, que ainda se conserva, em cada página do qual escrevia no final de cada mês, por um lado as faltas que acreditava ter cometido, e por outro as resoluções a cumprir para o mês seguinte, interrompidas hora a hora por aspirações calorosas, por impulsos generosos, que revelavam o amor ardente com que ardia aquele coração sincero por Jesus e Maria. E tudo isto não o impediu de cumprir os seus deveres escolares e os outros que lhe foram confiados. Encarregado do cuidado da Sacristia, não se pode dizer com que rigor e precisão desempenhou a sua tarefa, sem contudo nunca permitir que a multiplicidade e a complexidade das coisas prejudicassem, como por vezes acontece, as obrigações de piedade. Com tal ajuda continuou a aperfeiçoar-se cada dia mais na virtude e tornou-se digno das graças do Senhor.
Entretanto chegou o dia que tanto ansiava, no qual finalmente pôde, com a sua profissão religiosa, cumprir os votos do seu coração. Isto foi em setembro de 1874, e a alegria que havia em sua alma é revelada pelas cartas que escreveu naquela ocasião aos seus irmãos e amigos, cartas que, embora sejam um modelo de bela escrita, revelam o alto nível de virtude que ele havia alcançado em tão tenra idade, e o desejo ardente que havia nele por uma perfeição cada vez maior. Com votos, ele escreveu abaixo {34 [348]} a data de setembro em seu livreto, Fiz da alma e do corpo um templo vivo do Espírito Santo. Portanto quero que este templo seja sempre puro e limpo. E como prometeu, assim cumpriu, com uma perseverança completamente admirável, até o fim da vida.
Desde cedo foi sujeito a dores de cabeça frequentes, que pioravam a cada dia com o aumento da idade, agravando-se subitamente em janeiro de 1875; causando opressão no peito, com tosse. A princípio parecia temporário e facilmente remediável; mas infelizmente não foi esse o caso; que os sintomas de uma doença incurável logo se tornaram aparentes. Em vão lhe foram dados todos aqueles tratamentos, todos aqueles remédios que a arte médica e o carinho dos parentes e amigos, dos quais ele era aluno por direito, conseguiram encontrar. A doença, sempre ferozmente persistente e lentamente devoradora, extinguiu a sua preciosa vida no dia 11 de abril de 1876 em Noli Ligure, entre as lágrimas dos seus excelentes pais, entristecidos por perder nele não só um filho, mas um modelo, um exemplo de virtude. Eu o vi, escreve o seu Diretor, na noite anterior à sua morte, e que dor dolorosa senti no meu pobre coração pensando que em breve perderia um irmão querido, um modelo de virtude, que seria impossível para mim expressar em palavras. Contudo, a paz resignada, a calma serenidade de consciência com que estava prestes a apresentar-se ao Juiz Eterno consolaram-me a alma e tornaram invejável a sua condição. Parecia que suas paixões estavam totalmente adormecidas, e sua alma não sentia de forma alguma o peso {35 [349]} deste corpo miserável. Agradeceu várias vezes ao Senhor por tê-lo chamado à Congregação Salesiana e, antes de eu partir, instruiu-me a rezar ao amado Dom Bosco, por quem sempre teve uma ternura filial, que, se o Senhor lhe restituísse a sanidade, queria incluí-lo entre os Missionários que partiriam para a América, onde desejava ardentemente consagrar toda a sua vida à glória de Deus e ao bem das almas.
Covarde Giacomo.
Em Barone, aldeia da diocese de Ivrea, em Canavese, nosso Giacomo Vigliocco nasceu em 15 de julho de 1857. Seu pai Giuseppe e sua mãe Angela Gameno souberam com o tempo inspirar em seu filho sentimentos de profunda piedade e devoção sincera, e foram bem recompensados, pois o pequeno Giacomo teve o cuidado de não lhes causar o menor desgosto. Eles atestam que nunca receberam nenhum desagrado dele e que mesmo quando criança ele demonstrou uma sabedoria quase viril. Ele foi pego na adolescência diversas vezes à noite e até por períodos muito longos. Ele então atuou como pai para seus irmãos mais novos em tudo; mas quando ele lhes falou sobre religião, seu rosto ficou inflamado e as mais patéticas exortações saíram de seus lábios.
O pároco, conhecendo a sua piedade e sabedoria, sempre falou dele com admiração {36 [350]} com os terraços Barone e se tivesse que propor um verdadeiro modelo de virtude aos jovens, apontou para o jovem Vigliocco.
Entretanto chegou a idade em que conseguiu mostrar que os seus sentimentos religiosos eram tão sólidos como sempre, pois tinha concluído com grande sucesso as aulas do ensino básico na aldeia, vendo-se tão talentoso e tão inclinado para os estudos, decidiu-se colocá-lo num internato em Caluso para fazer o curso clássico. Ele abraçou com alegria esta sua decisão, porque assim se abriu o caminho para ele realizar um pensamento secreto seu, aqui! era abraçar o estado eclesiástico. Seu primeiro professor e seu assistente naquele colégio atestam que o flagraram repetidas vezes rezando pelos cantos da casa e, tendo sido proibido pelos superiores de fazê-lo no futuro, submeteu-se humildemente às suas ordens. No entanto, ele implorou que lhe permitissem às vezes deixar seu tempo de recreação para participar de alguns de seus exercícios favoritos de piedade.
Neste colégio de Caluso fez tal fama que o diretor testemunhou ao pároco de Barone que nunca tivera no colégio um aluno mais exato nos deveres, mais regular na conduta, mais fervoroso nas práticas religiosas. Como o novo pároco teve então que falar a muitas pessoas, já homens adultos, que eram seus colegas discípulos, todos elogiaram coisas extraordinárias do nosso Covarde, afirmando que mesmo quando jovem ele era um sinal de estima e carinho universal pela sua prudência, caridade e mansidão.
Tendo sempre demonstrado uma vontade ardente de abraçar o estado eclesiástico e não podendo {37 [351]} Caluso para amadurecer bastante este desejo, o seu professor, já um antigo aluno nosso, falou-lhe do Oratório de S. Francisco de Sales em Torino. Ele ficou eletrizado com isso e decidiu com seus homens vir a Torino para o quinto Ginásio, a fim de se preparar melhor para a investidura clerical.
No dia 18 de novembro de 1873, apareceu no oratório um jovem de cerca de 16 anos, de estatura pouco superior à média, rosto pálido e bastante magro, ar simples, um pouco descontraído, vestido modestamente mas limpo. Ele era nosso Giacomo. Primeiro procurou a igreja para agradecer ao Senhor pelo relatado benefício que lhe foi feito, por ter sido aceito neste instituto; depois apresentou-se aos seus superiores, dizendo que se abandonava inteiramente nas mãos deles, convencido de estar fazendo a vontade de Deus; que eles também façam com ele o que creram bem no Senhor.
Aquele ar tão simples e modesto fazia com que, quando lhe fosse atribuída uma turma, nem sequer lhe perguntassem quais as escolas que frequentara; acreditava-se que o ensino médio estava prestes a começar, como acontece com a grande maioria dos jovens estudantes que são aceitos entre nós. Ele foi levado sem mais delongas para a parte inferior do primeiro ginásio. Obediente e humilde como era, foi para lá, e permaneceu o dia inteiro naquela escola tranquilamente atento à lição do professor. Só no dia seguinte, durante a revisão dos registos, é que o diretor das escolas, percebendo o erro, enviou-o imediatamente com uma recomendação para o quinto ano.
Não demorou muito para que o professor e seus superiores descobrissem que jóia escondida havia acontecido com eles {38 [352]} nas mãos. Ele logo se revelou uma das mentes mais alertas e de piedade incomparável. Era exato nos deveres escolares: quando tinha tempo livre começava a ler, mas nunca se empenhava em ler um livro sem pedir conselho aos superiores; nem nunca foi visto lendo mais nada antes de cumprir suas funções. Pouco depois da sua chegada ao oratório, pelo seu bom comportamento e pela sua grande vontade, foi acolhido na companhia de São Luís e na do Santíssimo Sacramento. Existe também em nossos colégios a Companhia da Imaculada Conceição, fundada por Sávio Domenico em 1856, com o objetivo de santificar seus membros e também de fazer o bem aos seus companheiros. Vigliocco foi aceito por unanimidade e logo se tornou um de seus membros mais ativos. A sua principal devoção, à qual procurava atrair também outras pessoas, era a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e durante as suas recreações nunca deixava, pelo menos uma vez por dia, de visitar a igreja.
Entretanto, aproximava-se o momento decisivo para fazer a escolha do estado. Ele não passou muito tempo deliberando. O amor que tinha pelo oratório e pelos seus superiores, a visão do grande campo que a Congregação Salesiana oferecia ao seu zelo fizeram com que antes do final do ano já estivesse muito decidido a abraçar a vida religiosa, ingressando na nossa Congregação, para a qual enviou um pedido formal em setembro de 1874. Várias oposições foram levantadas contra ele por pessoas ilustres e influentes; mas ele sempre dizia: “principalmente em questões vocacionais {39 [353]} engana-se completamente quem quer ouvir alguém que não seja a voz da consciência e do seu diretor espiritual.”
Não é preciso dizer o quão feliz se sentiu durante os Exercícios Espirituais em Lanzo quando soube que foi definitivamente aceito como Registrado à Congregação. Assim, exclamou, toda a minha vida será consagrada ao Senhor, fazendo o bem aos outros! Ah, este ano quero muito estabelecer uma base de virtudes sólidas! Logo dirigiu-se ao seu novo superior, o Mestre de Noviços, e sua maior preocupação foi pedir-lhe que o avisasse com cuidado e o corrigisse. "Sim, sim, repeti várias vezes para ele, sou cheio de defeitos; mas tenho boa vontade; por favor, me avise, me corrija mesmo em público e com severidade, pois preciso enfraquecer esse orgulho, que me domina. Chamo isso para você como um sinal de favor que você tem que fazer por mim; e prometo sempre rezar muito por você; mas mais especialmente rezarei toda vez que você me der alguma reprimenda."
A partir deste momento a sua conduta, que já era muito boa, até excelente, tornou-se angelical: e o seu mestre pode atestar que durante todo o ano do noviciado não teve o menor descontentamento por respeito a ele; que serviu de exemplo vivo aos seus companheiros, entre os quais surgiu o provérbio: “Deve-se ser tão bom quanto Vigliocco”. O que mais; o próprio seu mestre, tendo que entregar o relatório por escrito ao Superior Geral da Congregação, simplesmente se expressou sobre ele com estas palavras: “Vigliocco é o bom exemplo do noviciado, verdadeiro S. Luigi”. {40 [354]} Mas para não confundir os fatos, os ditos, os episódios que dizem respeito ao nosso querido Giacomo, é necessário aqui dividir o assunto em vários pontos.
Atendimento em SS. Sacramentos
Já em menino demonstrava o desejo de se confessar com frequência e de fazer orações. Comunhão; mas nenhuma oportunidade favorável se apresentou a ele. Quando chegou ao Oratório, uma das suas primeiras preocupações foi perguntar quando, onde e a quem convinha confessar-se e como sabia disso. O próprio Dom Bosco , na medida do possível, confessava todos os dias quem o procurava, imediatamente com grande júbilo, ele o escolheu como seu confessor, e a partir de então todas as semanas foi visitá-lo sem falta, e nunca mais o abandonou, até que a longa e dolorosa doença o obrigou a ficar longe do lado de seu amado pai. Isso não lhe bastava, pois mesmo quando já estava gravemente doente e com as forças muito fracas, costumava viajar com grande dificuldade a Turim para ter a satisfação de se confessar com ele.
No início ele comungava semanalmente, depois com ainda mais frequência; mas desde que ingressou nos Salesianos começou a frequentar a Comunhão diária, prática que nunca abandonou, exceto por impossibilidade, na sua última doença. Isso não quer dizer com que fervor ele freqüentava este sacramento e quanto benefício dele tirava para sua alma. Ele se corrigiu sicut gigas ad currendam viam. Às vezes, após a comunhão, ele permanecia tão absorto que não percebia mais o que acontecia ao seu redor.
Várias vezes chegou a missa gospel e ele se levantou {42 [355]} os outros todos em pé, ele não percebeu o barulho e ficou ajoelhado. Um dia ele assistiu ao evangelho com seus companheiros e orou com tanto fervor que não ouviu mais o barulho dos outros enquanto eles se ajoelhavam e permaneciam em pé assim orando por muito tempo.
Não contente em ir à Comunhão com frequência, também encorajava outras pessoas, e nas conversas familiares durante o recreio falava muitas vezes sobre isso, para ter a oportunidade de convidar ainda mais os seus companheiros para assistirem. Ele tinha o maior valor em tudo relacionado à SS. Sacramento. Frequentemente recebia a Comunhão espiritual e, sempre que possível, ia à igreja visitar Jesus Sacramentado e Maria SS. Oh! poderíamos imitá-lo, querido Giacomo, em seu amor ardente por Jesus e Maria!
Se essas poucas notas biográficas fossem por acaso lidas por jovens clérigos, ah! com quanto ardor gostaria de lhes dizer que imitam o nosso Covarde, especialmente na Comunhão frequente, se quiserem vencer toda má inclinação e se prepararem para se tornarem santos ministros do altar.
Meditações
Assim que reconheceu a suprema importância da meditação para o progresso da vida espiritual, abraçou-a com tanto amor que não deixou mais de praticá-la mesmo na doença. No início ele encontrou dificuldades; mas o seu empenho foi tão grande que em pouco tempo conseguiu fazê-lo como se fosse um especialista na arte da meditação. Ele procurou em vários livros o método que deveria ser seguido; ficou na boca do mestre quando ele explicou as regras que ajudam você a fazer isso com lucro, e foi lindo ver isso {43 [356]} no início de cada meditação para se recolher tão profundamente em si mesmo que não ouça ou veja mais nada além do que pertence a esse assunto. Como melhor foi colocado ao lado de seu companheiro mais dissipado; e é ele quem agora afirma com grande pesar que por vezes tentou distraí-lo, mas nunca conseguiu.
Um dos seus segredos para fazer bem a meditação era este: no início, ao colocar-se na presença de Deus, imaginava que Jesus Crucificado lhe aparecia visivelmente, e que o observava desde a Cruz se o fizesse com todo o esforço possível. Durante a meditação, como para aumentar ainda mais seu fervor, ele lançou vários olhares com a mente para o Crucifixo e, parecendo receber dele uma repreensão, começou a considerar cada vez mais a verdade sobre a qual meditava. Por fim, rezou fervorosamente a este mesmo Jesus para que deixasse cair sobre ele pelo menos algumas gotas do seu precioso sangue, como penhor do perdão que recebeu dos seus pecados e da graça abundante que choveu sobre o seu coração. No final da meditação, quando se tratava de tomar boas resoluções, o compromisso que tinha para cumpri-las bem apareceu mais do que nunca, mesmo externamente.
Pensar continuamente em Jesus Crucificado nas suas meditações foi o que o levou a tomar grandes resoluções práticas, que depois tentou com todas as suas forças cumprir, o que o levou a esquadrinhar cada segredo mais escondido do seu coração, para ver se ainda havia o germe de algum vício a ser erradicado, ou de quais virtudes ele mais precisava para enriquecer. Ah, quantas vezes eu não consegui {44 [357]} para conter o transbordamento de seu coração ele então desabafou com o mestre, indicando o desejo de dar sua vida para salvar almas; o desejo de sofrer por amor de Jesus Cristo, mais do que todos os homens do mundo; o desejo de correr entre os homens, conseguindo a sua conversão! Foi na frequente comunhão e meditação que aprendeu a superar-se tanto que os seus companheiros e superiores não conseguiam encontrar nem a menor coisa para lhe apontar! Foi destas duas fontes que ele tirou aquele amor do desprezo, para que não só não se ofendesse quando era insultado ou desprezado, mas que o fez pedir várias vezes ao seu mestre permissão para fazer algo estranho, para poder sendo desprezado pelos colegas.....
Amor Fraterno
Uma grande coisa para quem vive em comunidade é saber viver em paz com todos e tolerar os defeitos dos outros. É tão fácil que, quando estamos sempre juntos, introduzimos alguma antipatia para com alguns, que isso dá origem a picuinhas ou suspeitas, que, se não estivermos bem vigilantes, mesmo aqueles que são de grande virtude caem nesta armadilha. Nosso Giacomo, com esforços contínuos, tentou colocar em prática o ditado de São Jerônimo “aut nullum aut omnes similiter dilige” e chegou ao ponto da gentileza com seus companheiros, para superar qualquer aversão e foi dito entre eles: se você quer ser amigo dele, insulte-o. Ele considerou uma piada quando as pessoas disseram que ele era um pouco picante e insultuoso. Se algum de seus companheiros zombava dele por sua falta de pronúncia, ele gaguejava ainda mais carinhosamente, ria de si mesmo, dele, e brincava. {45 [358]} e brincando começou a se divertir com aquele cara; e praticou-o assiduamente durante muitos anos, e teve-o como aluno, garante que nunca o viu irritar-se.
Ele tinha muito prazer quando conseguia trazer algum prazer aos seus companheiros, ou prestar-lhes algum serviço. Ele sempre ficava, quando lhe era permitido, entre os jovens, e o mais dissipado era a sua porção. Ele não costumava brincar muito, porque adorava entregar-se ao raciocínio moral ou científico; mas quando se tratava de fazer o bem, deixava imediatamente as coisas que mais gostava para se apegar a elas: e muitas vezes o víamos, para conquistar os mais travessos, brincando e fazendo com eles todo tipo de brincadeiras e diversões, para depois escolher um momento adequado, e sugerir-lhes um bom pensamento, dizer uma boa palavra para encorajá-los às coisas de piedade. Ele ficou feliz em fazer isso; mas convidou outros companheiros do clero para praticarem o mesmo. Ainda hoje vários deles atestam ter sido convidados por ele diversas vezes, para grande benefício dos jovens.
Demonstrou diversas vezes ao seu professor que esse desejo de fazer o bem aos jovens era tão grande nele que não conseguia guardá-lo no coração; ele precisou desabafar e pediu conselhos, pois tinha medo de ser imprudente e acabar com o mal em vez do bem. E ele exclamava: Ah, se eu pudesse dar a minha vida no meio das mais amargas dores, para conseguir a saúde eterna de alguns deles! Oh, com que boa vontade eu gostaria de sofrer todas as dores imagináveis por cada um deles! Várias vezes, quando a doença já havia começado, pediu permissão para conversar muito com eles, para exortá-los {46 [359]} à virtude. O que importa se minha dor aumentar? desde que possa fazer algum bem.
Obediência e observância das Regras
Nosso Covarde sabia perfeitamente que a perfeição da vida religiosa consiste na obediência e na observância exata das próprias regras. Desde os primeiros dias no Oratório, comprometeu-se a observar todas as regras da casa: mas quando esteve na Congregação, este se tornou o maior compromisso da sua vida. Ele sabia que a verdadeira obediência consistia em submeter a vontade, sem reservas, à vontade do superior, e nunca investigou se era melhor agir de uma forma do que de outra. Bastava-lhe saber que o seu superior ordenara que isso fosse feito. A um camarada, que lhe disse: gostaria mais que em vez da escola de pedagogia houvesse uma escola de matemática, respondeu sem rodeios: e gostaria mais que fosse como os superiores providenciaram para que fosse feito. A outro, que lhe disse que o assistente estava contra ele, e que ele deveria agir antes de uma forma do que de outra, ele respondeu: "Para mim, acho todos do meu agrado: agora você quer ir ensiná-lo como ele deve se comportar com você? Se os superiores o colocam como assistente, eles sabem o que estão fazendo. E então, você não se lembra do que lemos em Santo Afonso? É principalmente uma grande sorte ter um superior que nos parece cheio de defeitos; então sim, veja se nós somos verdadeiramente obedientes ou não: isto é, se obedecemos ao homem porque gostamos, ou a Deus, por quem ele toma o seu lugar”.
Todas as coisas, mesmo as menores, eram para ele {46 [360]} de momento máximo. Ele foi tão pontual ao se levantar que mal ainda estava na cama quando a campainha terminou de tocar. Ele nunca foi pego atrasado em seus negócios. Quantas vezes ele foi visto suspendendo o passo, e quase diria mantendo-o erguido no ar, voltando-se ao primeiro toque da campainha, que o chamava para algumas de suas tarefas! Às vezes acontecia que, mais por impotência do que por negligência, ele não praticava alguma prática que tínhamos como regra; não para encobrir e garantir que não fosse conhecido; ele próprio invariavelmente ia revelar-se ao seu superior e pedir alguma penitência.
Amor pelo estudo e esforço
Durante todo o tempo que Vigliocco permaneceu no Oratório, sempre foi considerado o primeiro ou um dos primeiros na escola. Já dissemos acima que ele tinha uma inteligência aguçada; mas esse grande progresso deve ser atribuído à sua aplicação contínua. Ele não queria perder nem um pouco de tempo. Seu discurso no recreio, se não fosse sobre assuntos que diziam respeito diretamente à piedade, era voltado para assuntos de estudo. Nunca deixava que nenhuma dificuldade passasse despercebida e quando não conseguia resolver alguma, no recreio procurava um ou outro dos seus colegas, fossem eles os primeiros da turma ou mesmo os seus professores, e tentava de todas as formas que lhe explicassem. Principalmente, mesmo quando saía para passear, ele levava o livro consigo e estudava. Tendo um dia seu companheiro de caminhada lhe dito que deveria recriar-se um pouco: "Eu estudo", respondeu ele, "é um grande prazer e uma recreação bem-vinda para mim". {47 [361]} Em seus estudos sua aplicação era tal que ele não percebia o que acontecia ao seu redor. Enquanto seus companheiros riam de algo que havia acontecido em público e foi notado por todos, foi bom vê-lo então levantar a cabeça e virar os olhos como se dissesse: de que adianta rir? E na maioria das vezes ele nem percebia a perturbação geral. Com esta aplicação progrediu de uma forma que podemos verdadeiramente chamar de extraordinária, e já era considerado capaz de realizar até as tarefas mais difíceis e delicadas.
No Oratório há sempre jovens que, pela idade ou pelo emprego que exercem, não podem frequentar as escolas normais. O ano do noviciado ainda não havia terminado, quando, diante dos dons extraordinários que possuía, já que não havia outro mestre, veio-lhe à mente a ideia de confiar-lhe estes jovens. Por mais ansioso que estivesse em trabalhar arduamente para a maior glória de Deus, e acostumado a considerar o desejo de seu superior como uma expressão da vontade de Deus, ele aceitou de bom grado a tarefa, embora acreditasse estar a mil milhas de distância de ser capaz de executá-la adequadamente. O Senhor nunca deixa de recompensar a obediência. No final do ano, os jovens que já haviam estudado latim por alguns meses puderam fazer o exame com os do quarto ano do ensino médio.
Questionado um dia sobre qual segredo ele usou para conseguir isso, ele respondeu: Depois da ajuda Divina, não conheço outro segredo, senão este: tendo recebido uma tarefa, coloque-se com boa vontade, e saiba também se sacrificar, se necessário, para que ela tenha bom êxito; isto é, colocando em prática o provérbio de que {48 [362]} diz: quem faz pouco faz muito, mas faz o que tem que fazer, enquanto quem faz muito, mas não faz o que tem que fazer, faz pouco.
I Catechismi
Um dos motivos que o fez depositar tanto amor pela Congregação Salesiana foi porque seu objetivo principal é cuidar das crianças mais pobres e abandonadas. Oh, como seu coração ardia de desejo de instruir esses meninos em assuntos religiosos e de conduzi-los ao caminho certo! Será difícil encontrar um impulso maior do que o dele para esta parte. Quando criança ensinou seus companheiros de catecismo; mas quando chegou ao Oratório este desejo cresceu nele e ele gostou muito quando, durante a Quaresma, foi enviado pelos seus superiores para ensinar diariamente o catecismo aos jovens que frequentavam o Oratório de S. Luigi em Porta Nuova.
Eles primeiro se prepararam cuidadosamente nas expressões e símiles mais convenientes para fazer com que o ponto a ser explicado fosse compreendido, nos exemplos mais adequados e atraentes para agradá-los e tirar muitos frutos. Usou de grande doçura aliada a tal energia de expressão que conquistou a estima e o amor de todos os jovens, sendo considerado um dos mais constantes na frequência do Oratório, e sua classe entre as mais ordeiras e silenciosas. É admirável vê-lo, durante duas Quaresmas consecutivas, assim que sai da escola, almoçar às pressas e depois correr para o seu querido Oratório, percorrendo cerca de três quilómetros de cada vez. Não raro ele chegava lá muito enlameado pela lama e pela neve, ou ofegante e suado pela pressa; no entanto, nunca falhou, e feito {49 [363]} com ardor o seu catecismo, percorreu mais uma vez os três quilómetros com muito cuidado, para chegar a tempo à escola depois do meio-dia.
Aconteceu também que, como as aulas continuavam pela manhã, ele não tinha mais tempo para almoçar e ele, satisfeito com um pedaço de pão, sem dizer nada a mais ninguém, voava para longe, comendo no caminho, com os seus jovens preferidos. E quando era clérigo já não lhe era conveniente comer na estrada, às vezes ficava sem almoçar, e à noite ao jantar dava por si a ter comido apenas um pouco de pão com café de manhã ao pequeno-almoço!... e com dias tão cansativos e com tanta actividade!!....
Foi tão longe que, no final da Quaresma do primeiro ano, suas forças falharam e ele adoeceu. A doença, com intervalos mais ou menos graves, durou vários meses; mas ele, nem um pouco acalmado em seu fervor, pediu novamente a mesma coisa na próxima Quaresma. Como os seus superiores, temendo pela sua saúde, inicialmente não o consideraram adequado, ele solicitou-o até que lhe fosse concedido. Também frequentava o Oratório todos os domingos do ano e atuava quase inteiramente como vice-diretor. Aqui também brilhou seu zelo e auto-sacrifício. Todos os domingos, depois de trabalharem na igreja, quando os outros saíam para buscar algum alívio, ele reunia os jovens mais dispostos e os ensinava a servir os s. Missa. Nesta escola de cerimônias ela foi tão constante que quase todos os jovens que frequentavam o referido Oratório aprenderam a servi-la com exatidão e devoção verdadeiramente edificante. {50 [364]}
Amori alli Missioni
Esse mesmo amor que ele tinha por catequizar e instruir cresceu quando a Congregação preparava obreiros evangélicos para as terras remotas da República Argentina. Ele desejava estar entre aqueles que foram enviados para lá. Ouvir que populações de 20 ou 30 mil almas não tinham padre fazia-o arder de zelo, e quis ir na companhia de algum padre catequizar os filhos daqueles povos distantes. Ele fez o pedido por escrito aos seus superiores e o repetiu oralmente diversas vezes com palavras acaloradas.
Quando então ouviu falar das vastas regiões dos Pampas e da Patagônia, habitadas inteiramente por selvagens, entre os quais nada do cristianismo ainda havia penetrado, nem mesmo a mais simples noção de Deus Criador, então seu espírito não teve mais descanso, e só a impossibilidade material de poder partir poderia detê-lo. Com aqueles com quem falava, com rosto ardente, com expressões vibrantes, com palavras acaloradas demonstrava o seu grande desejo de poder dar a vida pela conversão daqueles infiéis. Aqui está a carta na qual ele pediu para ser enviado às Missões.
Turim, 2 de fevereiro de 1875.
REVERENDISSIMO D. BOSCO.
Ouvi com grande alegria que a missão de São Nicolau de los Arroyos na República Argentina da América. Oh, que imenso bem pode ser feito nesses países, para o {51 [365]} maior glória de Deus! Sabendo que estes empreendimentos exigem muitas pessoas, e que não há gente suficiente no Oratório dos Padres para formar todo o seu pessoal, creio que o melhor é implorar a Vossa Excelência com um pedido formal que me envie também para evangelizar aquelas regiões, na medida em que as minhas forças me permitam. Conheço bem a minha pequenez e o nada em que posso ajudar! mas se Deus me ajudar, ah, farei alguma coisa também! Como sou o último de seus filhos, quero pelo menos ser o primeiro a demonstrar-lhe meu grande desejo. A vontade de fazer o bem aos outros, Reverendíssimo Padre, é extraordinária em mim, nem as dificuldades e sofrimentos me assustam, e à sua voz estou pronto para ir até o fim do mundo.
Convencido de que não rejeitará este pedido; mas se você quiser me usar de alguma forma para a maior glória de Deus, agradeço imensamente e protesto com a mais profunda estima e sincera gratidão
De Sua Autoria Rev.ma
Umilissmo ed affmo servo e filho
Ch. Giacomo Vigliocco.
Sua doença. Lança os votos
Mas o Senhor dispôs dele de outra forma, pois sua saúde, que para todos parecia estar em boas condições, foi piorando a cada dia.
Assim que seus superiores perceberam isso, decidiram substituí-lo em suas funções. O exame final para seus alunos estava se aproximando, {52 [366]} e ele, temendo que não falhassem e não tivessem um bom resultado, rezou tanto para que o deixassem terminar o ano, garantindo que suas enfermidades pouco importavam, que lhe fosse permitido continuar mais um pouco. Foi, portanto, avisado que assim que percebesse um maior enfraquecimento, deveria falar imediatamente sobre o assunto, pois sua saúde era mais preciosa para nós do que temíamos um pequeno dano aos alunos.
Era inútil dizer: ele próprio não sabia que a sua doença, que se instalara no tempo, era curável; negligenciado, pode ser fatal. Quando seus superiores perceberam que a escola o estava cansando demais, eles o afastaram daquele trabalho, mesmo contra sua orientação, e todos os tratamentos imagináveis foram usados. A doença não o manteve na cama e todos esperavam que com um mês de férias ele recuperasse a saúde. Foi então enviado para passar férias nas agradáveis e encantadoras colinas de Soperga. Os tratamentos ali utilizados o deixaram confuso e ele disse diversas vezes: me arrependo de estar doente, não pelo que tenho que sofrer, mas apenas porque vejo que sou um incômodo para os outros, querendo ser muito atencioso.
Entretanto chegou o mês de Setembro, altura em que, reunidos todos os irmãos de Lanzo, para os Exercícios Espirituais, costumam fazer os votos. Vigliocco desejou isso com todo o ardor de sua alma e preparou-se para esse passo com extraordinária piedade; ele só temia que isso não lhe fosse permitido, porque estava doente. Os superiores, porém, em vista de seus belos talentos e de seu ardente desejo, {53 [367]} acharam melhor permitir; só que em vez de deixá-lo torná-los perpétuos, como teria sido seu desejo, apenas permitiram que ele os fizesse trienalmente. Ele está igualmente feliz com isso, tanto porque sempre submeteu prontamente sua opinião à de seus superiores; e porque ele disse: estou doente, quem sabe se terei tempo de acabar com eles? Se eu me recuperar completamente, pedirei para tê-los perpetuamente, imediatamente, por mais um ano, e espero que então isso me seja concedido. Gosto de me consagrar imediatamente inteiramente ao Senhor. Fazer os votos de três anos é fazer as coisas pela metade. É melhor fazer o sacrifício completo; Não fique meio dentro, meio fora.
De momento, vendo-se inapto para qualquer outro trabalho, pôs-se com muita coragem a realizar pequenos serviços para a casa, como p. por exemplo servir nas missas, auxiliar na enfermaria. Então ele tomou firmemente esta resolução em seu coração: já que no resto sou inútil para a Congregação, pelo menos deixe-me ser-lhe útil com um bom exemplo. Que meus companheiros vejam em mim a paciência, a completa resignação e o exercício constante e exato das práticas de piedade.
Parece que o Senhor quis dar ao seu servo o consolo de poder fazer votos, apenas para que ele tivesse a oportunidade de merecer mais para o Paraíso, e não precisasse então sentir tão duramente a separação das coisas desta terra, e a dor da doença, que aumentava dia a dia.
Aconselhado pelos médicos e chamado pela família, quis testar se o ar nativo era capaz de revigorar suas forças exaustas.
Mesmo em casa, todos os cuidados imagináveis foram dispensados a ele; {54 [368]} mas estava sempre um pouco angustiado tanto por não estar entre os companheiros, como por viver longe da paróquia, não tinha o conforto de assistir à Santa Missa todas as manhãs, e de comungar normalmente. Ele também não queria que sua casa fosse inútil aqui. Reuniu os meninos e meninas das redondezas e ensinou-lhes o catecismo com grande zelo, mas não abandonou esta prática até que, à medida que a sua doença piorava cada vez mais, foi obrigado a ficar de cama.
Amor pela Congregação
Mesmo neste tempo, o amor e o apego pela Congregação brilharam mais do que nunca. Eis como se expressou o seu pároco, numa carta que nos escreveu pouco depois da sua morte.
“Estou feliz por poder atestar o profundo apego e o amor indescritível que o clérigo Vigliocco tinha por esta Congregação, como se pode verificar nos 4 pequenos factos seguintes.
- No ano passado, estando de licença, trabalhou arduamente para encontrar jovens para induzi-los a virem às casas dos Dom Bosco, descrevendo-as como uma mãe terna, defensora da inocência.
- Um dia, a um pobre padre, que por acaso se encontrava na casa paroquial, e proferiu algum juízo menos correcto relativamente às casas de Dom Bosco, respondeu com cara de fogo: Não é você quem deveria falar assim das nossas casas, porque ela come o pão que generosamente lhe foi dado por Dom Bosco.
- Ao repetido convite que lhe fiz para visitar o nosso venerável bispo (de Ivrea), ele respondeu: Quero viver e morrer com Dom Bosco. {55 [369]} A vida dos padres seculares é muito cheia de perigos. Nos últimos dias de sua doença, não pediu outras coisas além destas: Deixe-me morrer à sombra de Maria Auxiliadora, para que reencontre meus superiores e meus companheiros. Foi necessária toda a minha influência para impedi-lo de partir para Turim, embora eu temesse que ele morresse no caminho."
À medida que a doença se agravava cada vez mais, foi assim que ele mesmo escreveu aos seus superiores: “Vivi até hoje com a esperança de voltar ao Oratório e, portanto, rever a minha amada Dom Bosco e seus companheiros. Eu sempre baseei essa minha esperança em quem ela é Auxilium Christianorum. Agora percebo que neste sentido não sou ouvido e que talvez nunca mais volte ao Oratório. A dor piora a cada dia e agora estou num ponto em que não consigo mais sair da cama.
Meu maior desejo seria encontrar-me entre meus amados superiores e companheiros, e terminar meus dias assistido por eles, pois preciso muito de conselhos e conforto espiritual, para poder me preparar para a grande transição. Mas vejo que também isto deve ser um sacrifício ao Senhor. Meus familiares agradecem a ajuda que me deram até agora; Agora não preciso de nada, só gostaria muito de receber notícias das coisas mais interessantes do Oratório. Concluo recomendando-me às orações de todos e especialmente às de vocês, com a oração de me enviar a Bênção de Maria Auxiliadora”.
Sua preciosa morte
Pelas informações que o pároco nos enviou, parecia que as coisas estavam indo {56 [370]}sempre piorando. Sabendo quão bem-vinda e aliviadora seria para ele a visita de um de seus superiores, Pe. Rua foi visitá-lo, levar-lhe as saudações de todos e as novidades do Oratório, juntamente com a bênção de Maria Auxiliadora. Isto o aliviou muito, mas nenhum consolo, como nenhum remédio, foi de alguma ajuda contra sua doença. A única coisa que ainda o consolou nestes últimos dias foi a terna devoção que sempre teve ao longo da vida por Maria Santíssima; e Maria, que já o havia protegido tanto durante a sua vida, não estava disposta a abandoná-lo na morte; e parece que ela o consolou visivelmente naqueles últimos momentos, e escolheu o dia da sua Natividade nesta terra, para dar à luz o nosso Tiago no céu.
É bom reproduzir aqui as palavras precisas com que o seu pároco nos comunicou a dolorosa notícia da sua morte, para que sirvam para a nossa edificação comum.
Barão, 8 de setembro de 1876.
Reverendissimo D. Bosco.
Esta manhã, às 7h, nosso bom clérigo Vigliocco passou para o descanso eterno. Suas últimas palavras foram: “Que Nossa Senhora me chame neste lindo dia, libertando-me de tantos males!”
O bom filho quis confessar-se muitas vezes durante a sua doença, e depois de uma dessas confissões, questionado por mim se teria morrido voluntariamente, respondeu: ah, sim! Espero que ele não tema a morte quando se aproximar de mim, nem me assuste, {57 [371]} porque em todos os meses sempre fiz isso o exercício para uma boa morte. Dei-lhe a bênção papal com indulgência plenária na última quarta-feira in articulo mortis enviado a ele por Vossa Excelência pelo Santo Padre, e ele o recebeu com a maior devoção e profunda gratidão. Ontem de manhã à minha pergunta: Você está sofrendo muito, meu caro clérigo? ele respondeu: não sei de que lado sofro mais, porque sofro muito de todos os lados; Seja feita a vontade de Deus!
Meu Reverendíssimo Dom Bosco! Por favor, para edificação dos companheiros e irmãos do nosso clérigo Vigliocco Giacomo, expressai-lhes estes sentimentos, para que não desanimem do caminho que empreenderam, mesmo que tenham sofrido muito e morrido tão jovens.
Esta manhã prestei homenagem às minhas lágrimas à natureza, pela perda deste levita, e mal consegui terminar o canto da solene Santa Missa. Agora meu coração se expande ao pensar que, estando no Paraíso, esta flor transplantada pelo Barão atrairá uma bênção especial para mim, para meu querido povo, e para a Congregação Salesiana, pela qual não teria a profunda estima que tenho, se não passasse em seus primórdios entre as provações da calúnia dos tristes e dos conflitos dos bons suscitados de boa fé.
Humilde.mo Servo.
Pedro Boita Reitor.
Faleceu assim o nosso querido Giacomo Vigliocco, com aproximadamente 19 anos e dois meses, depois de uma vida inteiramente vivida no amor de Deus e na {58 [372]} prática constante das virtudes cristãs. Aprendamos com este nosso irmão a nutrir na vida a terna devoção à Santíssima Virgem, se quisermos ser consolados na nossa morte; pois, acreditemos, Maria não abandona aqueles que lhe foram devotados em vida naqueles últimos momentos.
O Pe. Giuseppe Giulitto.
Giulitto Giuseppe di Perpetuo e Clara Argero nasceram em Solrò em 18 de setembro de 1853. Entrou no Oratório em 27 de agosto de 1866, com cerca de 13 anos. Em 1874 ficou permanentemente ligado a ela.
Recebeu as ordens menores em 12 de setembro e o subdiaconado em 18 de dezembro de 1875 de Monsenhor Ferrè, bispo de Casale. No ano seguinte teve o consolo de receber o diaconato, 11 de março, e o presbitério do mesmo bispo. Ajudou a Congregação de muitas maneiras, especialmente no cargo de professor, que ocupou por muitos anos. Pouco depois de ser ordenado sacerdote, ele adoeceu gravemente e morreu em agosto de 1876. {59 [373]}
O Pe. César Chiala.
O Pe. Cesare Chiala do falecido Giovanni e da viva Marianna Giordano nasceu em Ivrea em 12 de maio de 1839. Frequentou o Oratório ainda jovem, como estrangeiro, e em 1872, em 29 de setembro, entrou definitivamente para fazer parte da Congregação, aos 35 anos. 1874. Recebeu as ordens menores, o Subdiaconado e o Diaconado em Casale Monferrato do Reverendíssimo Monsenhor. Ferre. Foi então assumido o sacerdócio em 1º de abril de 1876 pelo Monsenhor. Salvei o bispo de Alexandria. Exerceu o cargo de catequista dos artesãos e prefeito do Oratório com zelo iluminado e perseverança incansável. Ele morreu em julho deste mesmo ano, aos 39 anos.
Não diremos mais nada sobre estes dois irmãos, D. Giulitto e D. Chiala, porque o mais breve possível será dada uma biografia separada sobre eles para nossa edificação e, esperamos, também para consolo comum. {60 [374]} {61 [375]} {62 [376]}
Copyright © 2009 Salesiani Don Bosco - INE