BIOGRAFIAS 1881
{1 [387]} {2 [388]}
[é precedido pelos escritos atribuídos ou atribuíveis a Dom Bosco]
INDEX
Irmãos chamados por Deus para a vida eterna No ano de 1881.
[Prefácio]
O relatório anual de obituário é um título que nunca falta assunto, e todos os anos há novas deficiências a relatar. No ano de 1881, o Senhor quis chamar a si alguns dos nossos irmãos, coadjutores eclesiásticos e leigos; e devo comunicar-lhes algumas notas biográficas, para que sirvam de estímulo para imitá-los, e de entusiasmo para seguir seus passos, para que tenham ânimo para enfrentar a chegada da morte com alegria no Senhor, quando for do agrado de Deus chamar-nos também, talvez até mais cedo do que podemos esperar.
São Gregório nos aconselhou que para termos a graça de não temer a chegada do Juiz Supremo devemos nos munir de um bom conjunto de boas obras que ardem e resplandecem como lâmpadas acesas, nas mãos daqueles {3 [389]} que esperam seu Senhor quando ele retornar das bodas, estarão prontos e vigilantes para recebê-lo. Quem estiver pronto o receberá com amor e confiança, e em breve o abrirá para ele. Aqueles que não estão preparados têm, infelizmente, razão em temer a sua chegada. As poucas notas biográficas que vos transmito a respeito destes irmãos, que já chamados pelo Senhor vos precederam ao seu Julgamento, representam-vos aquelas lâmpadas acesas de boas obras que tornaram a sua morte preciosa e pacífica. Você também quer desfrutar de um destino tão lindo? Tente se armar com as mesmas lâmpadas acesas para iluminar seu caminho na última etapa.
Aqui está o motivo destes relatórios obituários anuais que servem para mantê-los preparados para responder ao Mestre quando ele vier bater às nossas portas também... A memória da morte daqueles queridos irmãos que já nos precederam, e a história daquelas boas obras que tornaram doces os nossos últimos momentos é um pensamento saudável e santo; útil para eles, porque lembrando-nos deles não deixaremos de recomendá-los ao Senhor se ainda precisarem de nossas orações, e adquiriremos novos protetores no Céu; útil mais especialmente para nós, que poderemos sentir-nos entusiasmados por imitar os exemplos que nos deixaram e seguir as suas normas.
Este desejo de imitá-los nos meios que usaram deve ser ainda mais familiar para você, em {4 [390]} visto que estes meios foram praticados por confrades que, como você, seguiam a mesma carreira, portanto, você deve ser facilmente persuadido de que o que foi fácil para eles não deve ser tão difícil para você também.
Por favor, receba, portanto, estas notas, como uma lembrança desses seus irmãos, como um incentivo para segui-los nas boas obras que praticaram em vida, para que você copie em sua conduta, você possa ter uma fonte de tranquilidade ao se aproximar do momento da morte, e um presságio sem dúvida de uma recompensa eterna daquele Senhor, que virá ao nosso encontro, não como um Juiz severo, mas como um amigo terno e agradecido, pelo pouco de bem que lhe podemos oferecer em sua chegada.
Em G. C. seu afávelmo
Sac. GIOVANNI BOSCO.
PS. As edificantes biografias dos Irmãos Presbíteros D. Bodratto Francesco e D. Stefano Buffa serão concluídas o mais breve possível. {5 [391]} {6 [392]}
Irmãos chamados por Deus para a vida eterna No ano de 1881.
O código. Giuseppe Rossi.
Na manhã do dia 27 de março do ano de 1881 faleceu no Oratório de S. Francisco de Sales em Turim um bom assistente nosso, Rossi Giuseppe de Cermenate, província de Como, filho de Carlo Rossi e Costanza Bianchi.
Modelo do bom cristão para se dar exemplo aos companheiros, pode-se dizer que uniu em si as qualidades de bons servos de Deus tanto nos trabalhos manuais como na vida de piedade religiosa.
Santo Agostinho oferece-nos exemplos separados e distintos das irmãs Maria Madalena e Marta, que de acordo com o Senhor que as veio visitar, providenciou obras de solicitude compassiva, Maria com {7 [393]} fique ao lado Dele, pendurado em Seus lábios e fazendo-Lhe companhia especial; Marta se esforçando muito para preparar as coisas necessárias para ele; Maria ficou com a melhor parte, como o próprio Jesus atestou; Não foi porque os serviços de Marta não foram apreciados por ele. Santo Agostinho assegura-nos que o Senhor gostou tanto de ser alimentado por Marta que Ele mesmo quis alimentá-la e, por sua vez, nutrir a sua alma. - Marta spiritu pascenda suscepit Dominum in carne pascendum - Marta acolheu o Senhor, e ao alimentá-lo em sua sagrada humanidade ela mereceu ser alimentada por Ele em sua alma.
Pois bem, a nossa boa coadjutor soube unir o amor de Maria pelo bom Jesus e a laboriosidade de Marta no trabalho manual ao serviço de Jesus, na pessoa dos seus filhos na nossa Congregação.
Encarregado de cuidar do jardim que lhe foi confiado, via-se continuamente ocupado no seu cultivo; e ele fez isso com tanta diligência que ninguém que tivesse se dedicado a isso por conta própria poderia ter feito mais.
Com efeito, sendo um serviço que devia dar frutos para a Congregação, acrescentou ao amor ao trabalho o compromisso que assumiu por dever de consciência.
A ociosidade em algumas de suas funções lhe pareceria um prejuízo causado à Câmara; portanto, ele era visto constantemente ocupado com seu trabalho. Estas, embora humildes, feitas com singular carinho produziram grande benefício para a Comunidade - Pascebat Dominum - Ele alimentou o Senhor.
E não quer dizer que o Senhor como recompensa não tenha alimentado abundantemente a sua alma com as suas graças, e com o amor que lhe incutiu pela precisão do tempo, {8 [394]} e observância das regras da Congregação, pois parece com uma vontade muito grande de se aproximar de Jesus Sacramentado. - Spiritu pascendus pascebat Dominum; Ao pastorear o Senhor, ele foi nutrido por Ele na alma.
Desde o dia em que ingressou na Congregação, que foi 19 de maio de 1875, até sua morte, mostrou o maior zelo em ir à igreja nos horários prescritos, e foi sempre um dos primeiros a estar presente nas orações que eram feitas em comum pelos coadjutores, e na primeira missa que foi celebrada por eles. Aqueles que foram seus companheiros atestam que ele era visto todas as manhãs aproximando-se da Mesa Eucarística e asseguram que talvez não tenha havido um dia em que ele não comesse o Pão dos Anjos.
Também fui durante todo o dia fazer uma visita devota às SS. Sacramento com tal precisão e edificação que quem o viu ficou profundamente impressionado.
Sua vida alternada com trabalho e obras de piedade foi duplamente útil à Congregação. Como laboriosidade; embora tenha se tornado muito útil com seu trabalho, foi um modelo de atividade que não perdeu um minuto de seu tempo; em termos de piedade, foi o exemplo mais eloquente dela para os seus companheiros. Sabendo combinar a perfeita submissão aos Superiores e a mais pronta obediência aos seus sinais e aos horários, nunca deixava passar uma hora do dia sem que isso fosse vantajoso para o trabalho ou para a piedade. Assim, quando chegou a hora da morte, ele não foi visto nem um pouco angustiado ou inquieto, certo de que nunca havia perdido tempo; seus últimos pensamentos foram sobre a religião e seu jardim.
Talvez vítima de sua diligência, porque ficou surpreso {9 [395]} sob o vento forte do trabalho, e atingido por violentas dores nas costelas, em poucos dias estava no fim da vida.
Sentindo que em breve teria que viajar para o Paraíso, ele próprio pediu a SS. Sacramentos, que recebeu com edificante serenidade e devoção. Depois reconciliado (como ele disse) com o seu Senhor, quis reconciliar-se com os seus companheiros e, tendo feito com que todos se aproximassem dele, pediu perdão a todos, se por vezes tivesse ofendido involuntariamente algum deles. Falou do seu falecimento iminente e da alegria que sentiu por ter podido receber todos os Sacramentos. Desabafou em atos de amor e agradeceu a Jesus por tê-lo chamado à Congregação Salesiana, onde ocupado no trabalho e animado pelo bom exemplo dos colegas coadjutores, pôde conhecer mais de perto o grande amor que Jesus Cristo nos trouxe. Ele disse que morreu muito feliz e que, estando tão bem preparado, não gostaria de mudar seu destino com ninguém.
Tão disposto a comparecer perante o Juiz Eterno, ainda pensava no seu dever e na tarefa que lhe fora confiada. Dava lembretes minuciosos a quem lhe ia suceder na horta, sobre o que fazer nos vários espaços do terreno, que estavam preparados, que ainda não estavam preparados, que exigiam uma mudança de cultivo, que continuava igual.
Recomendou o cuidado com as árvores frutíferas, a conservação das sementes e deu conselhos sobre a hora de plantá-las.
Interessado até ao fim no bom andamento do seu trabalho para o maior proveito temporal da Congregação, imitou até ao fim a solicitude compassiva de Marta em pastorear Jesus na pessoa dos seus servos, enquanto era nutrido por Jesus e fortalecido {10 [396]} de SS. Sacramenti ansiava por Jesus com a amorosa Maria; e com esses sentimentos devotos a alma expirou no beijo do Senhor.
O Pe. Stefano Albano.
A Congregação Salesiana sofreu uma grande perda com a passagem para o céu do sacerdote D. Stefano Albano, que se demitiu e entregou calmamente a sua alma a Deus nos braços de Dom Bosco, em 28 de junho de 1881.
Esta única menção nos dá confiança para acreditar que a vida deste nosso irmão foi repleta de boas obras. O destino de ter a assistência do nosso Superior no leito de morte é uma grande graça para nós, salesianos, que nos dá a prova da ternura de amor com que o Senhor teve para favorecer aquela bela alma, para nos fazer concluir que a vida que precedeu aquela morte deve ter sido muito bela.
Dom Bosco ouviu sua última confissão; Dom Bosco o preparou para receber o amado Jesus no Viático; Dom Bosco estar ao seu lado naquele momento solene sugeriu palavras ardentes de agradecimento. Depois, presente na administração da Extrema Unção, consolou-lhe os últimos anseios e nunca mais a abandonou até que a alma abençoada expirasse e ele próprio pudesse entregá-la a Jesus e a Maria, acompanhando o seu falecimento com a Bênção Apostólica Papal.
Resignou-se e acalmou o Pe. Stefano Albano morreu nas mãos de seu superior e pai. O que {11 [397]} linda morte! Esta graça é um tal favor de Jesus que nos dá os méritos adquiridos em vida por aqueles que puderam ser tão especialmente favorecidos na morte.
Sim, a nossa Congregação perdeu um modelo de Casa Salesiana com a morte do nosso irmão Albano. Modelo de jovem estudante, que testemunhou o empenho que sempre exerceu no avanço nas virtudes e no estudo cristão. Modelo dos mestres clérigos e auxiliares, que souberam observar a sua aplicação e prudência, paciência e bondade. Modelo dos sacerdotes, que admiravam o seu zelo e piedade.
Nascido em Verolengo em 24 de dezembro de 1852, filho de Domenico Albano e Veronica Ponzetti, dócil e calmo como era, foi sempre alegria e consolo de seus familiares, que o amaram com um carinho merecido.
Aos treze anos foi aceite no Oratório de S. Francisco de Sales em Turim, onde ingressou em 30 de dezembro de 1865. De caráter jovial e franco, soube fazer-se amado por todos os seus companheiros; paciente, diligente e trabalhador foi também a satisfação dos Superiores; depois entusiasmo para que todos trabalhem e estudem. À capacidade da mente somava-se a insistência na aplicação e na boa vontade, de modo que nas escolas que frequentou esteve quase sempre entre os primeiros. Impedido pela graça do Senhor, pediu e obteve o favor de vestir o hábito clerical no dia da Epifania de 1870 com o máximo júbilo de sua alma. Mas isso era apenas parte de suas aspirações. Desejava particularmente ser incluído na nossa Congregação e, para se tornar digno dela, quis dedicar-se especialmente aos estudos que o pudessem tornar {12 [398]} mais útil para ele. Assim é que, ao mesmo tempo que prosseguia com entusiasmo os estudos e se preparava para receber os vários graus da carreira eclesiástica, queria também qualificar-se a tempo para aqueles outros estudos que também lhe deveriam abrir o caminho para o ensino nas escolas públicas. Em 1872 já tinha obtido a licença de professor do ensino primário e em 1874 a de professor do ensino técnico: de modo que quando em 1875, a 12 de março, ingressou nas Ordens Menores, já estava habilitado para exercer diversas cátedras. Dotado destes diplomas e de um bom conjunto de virtudes apresentou-se a Dom Bosco e pediu-lhe que fosse admitido aos votos perpétuos para ser incluído definitivamente entre os membros salesianos. Mas aqui ele encontrou uma dificuldade inesperada, decorrente precisamente do que ele acreditava ser o meio mais fácil de obter sua santa intenção. Os familiares do nosso Albano, tendo observado o seu progresso e vendo-o capaz de aproveitar o seu próprio pessoal, tiveram a ideia de utilizá-lo em benefício da família; e portanto, obscurecidos por interesses particulares, opuseram-se à sua entrada na religião. Os conflitos foram teimosos e muitos, e a luta não foi curta. Embora finalmente com a ajuda do Senhor o tenha conquistado, e ao aceitá-lo como nosso Superior e pai entre os seus filhos, teve a sorte de fazer em suas mãos os votos perpétuos no ano de 1875.
No mesmo ano, em 18 de junho, foi consagrado subdiácono e ascendeu ao diaconado em 18 de dezembro, para finalmente receber a categoria sacerdotal no ano seguinte de 1876, em 1º de abril. No ano de 1877 ainda obteve diplomas de ensino médio, história e grego. Desta forma, um salesiano, sacerdote e dotado das qualidades de professor e {13 [399]} professor em vários ramos do ensino, tornou-se capaz de prestar à Congregação que o acolheu os serviços que o nosso Superior espera dos seus filhos para o benefício espiritual e temporal dos jovens pobres que lhe foram confiados pelo Senhor. Ao se qualificar em diversas ciências, foi contratado para lecionar nas escolas para as quais foi autorizado.
Foi inicialmente designado para o internato Lanzo, onde frequentou a escola primária.
Depois de alguns anos foi transferido para Alassio em nosso colégio, onde ocupou as cadeiras de história, grego e 3a ginásio. Onde quer que tenha ocupado o cargo de professor mestre, sempre deixou uma boa lembrança de si mesmo, tanto pela facilidade do método e clareza de ensino, quanto pelo sistema de supervisão educacional com que soube orientar seus funcionários.
Os Superiores sempre estiveram muito satisfeitos com ele, e não têm mais o que repetir que ele era um amante da obediência, e exato em todos os deveres, pronto para assumir qualquer cargo que lhe fosse solicitado, muito hábil no ensino, além de muito especialista na supervisão e educação de jovens estudantes. Na escola como professor, no ateliê como assistente, nunca foi sempre um verdadeiro modelo de sacrifício e abnegação ao aceitar com indiferença qualquer tarefa que lhe fosse confiada.
Modelo de professor e modelo de tutor, foi sobretudo um modelo de conduta religiosa. Este sentimento de piedade sólida que transpareceu em todas as suas ações foi talvez o que, ao convencer os jovens das suas virtudes, exerceu a sua influência mais do que qualquer outra coisa nos seus corações. Foi um grande amante de Jesus e de Maria e, com as suas palavras e o seu exemplo, inspirou em todos o desejo de os seguir e de imitá-los. {14 [400]} Costumava visitá-los frequentemente na igreja, por vezes era rodeado por alguns dos seus alunos, que, entusiasmados com o seu exemplo, vinham segui-lo. Quando a escola ou o estudo terminassem, ele poderia proporcionar àquela visita alguns momentos da próxima recreação. Esta sua ternura amorosa por Jesus e Maria cresceu imensamente no seu coração quando chegou ao sacerdócio e pôde com as próprias mãos oferecer aquela imaculada Vítima a Deus durante a missa. Tal foi a consolação que sentiu ao celebrar que mesmo nos últimos dias da sua vida, embora oprimido por um cansaço extremo, não suspendeu a celebração, excepto nos últimos dias em que lhe faltaram completamente as forças. O tempo de sua passagem da terra para o céu já havia sido decretado, e o Senhor que o queria consigo, há cerca de um ano lhe enviava uma febre insistente e diária, acompanhada de uma tosse teimosa, que em poucos meses o impossibilitou de continuar no ofício e no ensino. De Alassio, onde estava, mudou-se para Verolengo com seus familiares, mas não conseguiu se recuperar; porque desejo estar com nosso Pai Dom Bosco foi devolvido à casa de S. Francisco de Sales, ou seja, no Oratório de Turim.
Aqui pudemos admirar sua paciência e resignação à vontade de Deus. Sua vida parecia morrer diariamente e sua força física o abandonava visivelmente, mas sua bondade e coragem não lhe falharam. Consistente na celebração da Santa Missa, na visita ao Santíssimo Sacramento. Durante a leitura do Sacramento, ele pôde ser visto com os outros reunidos sob o manto de Maria, aos pés do seu altar, seguindo os exercícios comuns de piedade, e oferecendo-se ao Senhor como vítima obediente de resignação ao que o Senhor lhe havia decretado. Seus pensamentos ainda estavam direcionados {15 [401]} às suas funções, aos seus estudos! e sua escola. Falou sobre isso com seus Superiores e amigos, mostrando-se sempre disposto a trabalhar em benefício de seus alunos e da Congregação. Um dia ele foi visto mais fraco e mais oprimido. Foi no dia seguinte à festa de São João da qual participou para homenagear o dia do nome do Superior. Ele estava mais cansado e seus amigos o aconselharam a descansar na cama. Ele concordou mas não teve muito tempo ali, pois não acreditava que ainda tivesse uma necessidade absoluta, lutou dois dias, mas no terceiro, sentindo-se mais desanimado, teve que ficar ali. Neste dia esteve com os Superiores e amigos que vieram visitá-lo. A doença não parecia tão grave quando ao anoitecer manifestou o desejo de ver o Superior da Casa Dom Bosco. Era hora do jantar, e na reunião no refeitório lhe contaram isso, não tanto porque achassem que era pressa, mas apenas para que ele pudesse satisfazê-lo depois do jantar. Assim que ele descobriu, Dom Bosco deixou tudo e correu para o lado do doente. Foi uma premonição, foi especialmente a graça do Senhor? Ele tem certeza de que era exatamente a hora. Tendo-o ouvido em confissão, animado-lhe a confiança e preparado para receber o Santíssimo Viático, não o abandonou. Terminados os atos de ação de graças a Jesus, dos quais ele se alimentou, parecia que nada o detinha nesta terra. Ele foi para o céu e contou para Dom Bosco, feliz por morrer em seus braços. Tendo recebido a Extrema Unção e a Bênção Papal, expirou no beijo do Senhor às oito e meia do dia 28 de junho de 1881, véspera da festa da SS. Apóstolos Pedro e Paulo, príncipes da Igreja.
Ao retirar-se do necrotério, Dom Bosco em três palavras ele teceu o mais lindo elogio que o resume {16 [402]} a virtude de toda a vida. O nosso Albano é sempre um bom jovem, um melhor clérigo, um excelente sacerdote.
O Pe. Stefano Chicco.
O padre D. Stefano Chicco nasceu em Piobesi no dia 3 de janeiro de 1846, filho de Agostino Chicco e Maria Chinotti. Os familiares que o amavam como bons cristãos, e que desejavam vê-lo crescer num centro de educação católica e santa, pediram e conseguiram vê-lo admitido no Oratório de S. Francisco de Sales em Torino, na Rev Dom Bosco. O jovem Chicco ingressou na escola aos 12 anos, ou seja, no dia 8 de outubro de 1858. Em 1860-61 frequentou o 4ºa ginásio e seu professor garantem que destacou-se pela inteligência incomum no estudo dos clássicos e pela constante docilidade aos seus Superiores. Ele acrescenta ainda: sua virtude não era das chamativas, mas quanto mais sólida e sincera, maior era a humildade em que se apoiava, que sempre foi a principal virtude que praticou. Em 1862 vestiu uniformes eclesiásticos, e mostrou-se digno disso com sua conduta e constante assiduidade nos estudos.
O Senhor, que quis testá-lo no cadinho da tribulação para torná-lo um ministro do altar mais digno desde o início de sua carreira, permitiu que sua saúde já debilitada se tornasse cada vez mais relutante em incentivar seus estudos. A meio do curso de filosofia, era surpreendido por ataques quase diários de fortes dores de cabeça, que, tornando-se habituais e constantes, faziam com que passasse dias tão queridos, tanto que durante alguns anos {17 [403]} tiraram-lhe a capacidade de continuar os estudos. Ele suportou esta oposição com uma uniformidade incomum à vontade do Senhor, resignando-se a permanecer como um simples clérigo por toda a vida, se Deus assim o dispusesse. Mas o Senhor, satisfeito com o seu sacrifício, quis recompensar a sua renúncia, elevando-o ao sacerdócio quando menos esperava, e alegrar o seu coração com uma alegria tanto mais doce, mais inesperada.
Um inesperado alívio dos males que o afligiam e um impulso de encorajamento que o Superior lhe deu permitiram-lhe submeter-se aos exames de admissão aos primeiros graus das Ordens menores, que realizou em 17 de dezembro de 1870, após oito anos de simples investidura clerical. Depois favorecido pelo seu Superior, tendo obtido a dispensa dos interstícios desejados, e tendo sido aprovado nos exames para os graus superiores, foi ordenado Subdiácono no dia 4 de março de 1871, e Diácono no dia 25 do mesmo mês e ano, para ser elevado ao ministério sacerdotal no dia 3 de junho seguinte do mesmo ano de 1871.
Esses inconvenientes lhe deram a oportunidade de exercitar a paciência, a humildade e a resignação desde que estava no início de sua carreira eclesiástica. A sua doença, como revelou a um amigo seu nos últimos dias de vida, advinha de uma grave queda que sofria desde criança, em consequência da qual, tendo sofrido graves perturbações nas vísceras vitais e no aparelho digestivo, sofria quase diariamente dores no estômago, estômago e coluna, que o obrigavam a sentar-se até na igreja para aliviar a violência. Aqueles que não conheciam a causa, especialmente entre os clérigos e colegas de classe, e até mesmo alguns assistentes, tiveram {18 [404]} arrependido, e julgando que o efeito quase vinha da fraqueza de espírito e da ociosidade, não foi poupado de observações, que feriram amargamente a sua auto-estima; Tudo suportou com resignação cristã, permaneceu calado, paciente e sofrido. Um amigo e companheiro que muito tarde conheceu a causa e a existência antiga de seus inconvenientes, admirando sua virtude oculta, entristeceu-se e escreveu: Tive que me convencer de que o que acreditávamos ser uma fraqueza de ardor nas orações era fruto de uma virtude sólida; e se esta minha afirmação suscita surpresa em alguns que não a apreciaram bem, isso em nada retira à verdade daquilo que, por mim conhecido, creio ser meu dever esclarecer. Pude convencer-me de que o espírito de mortificação que ele abraçou se estendia não só à mortificação do espírito, com amor à humildade e ao desprezo, mas também ao desejo de sofrer tudo por amor de Jesus.
Com isso treinou-se admiravelmente para praticar os votos de pobreza e obediência e, ao castigar o próprio corpo, tornou-o mais dócil e mais sujeito ao exercício do terceiro voto, o da castidade.
O ciúme que tinha desta bela virtude era sempre demonstrado no cuidado com o olhar, na forma como conversava com os jovens e com os seus companheiros, e em todo o seu comportamento pessoal.
Isso se manifestou manifestamente em sua última doença, em que tendo que se submeter a serviços muito delicados, para que remédios fossem emprestados ao seu corpo como atendente, ele não se instalou ali senão por necessidade de obediência, enquanto destacava de coração o grande mérito que foi conquistado para o céu por aqueles que tiveram que lhe proporcionar esses atos de caridade. Quando {19 [405]} teve que passar por um tratamento delicado ele costumava dizer: Agora passo para meia hora de inferno: seria mais prazeroso para mim dobrar a dor do que permitir que outros medicassem meu corpo.
Mas antes de passar às virtudes que exerceu na sua última e dolorosa doença, é bom acompanhá-lo no exercício das suas funções de salesiano e ministro de Deus.
Prefeito por dois anos no Colégio de Alassio e por um em Magliano Sabino, trabalhou com tal diligência que certamente foi admirável, principalmente para quem conhecia os esforços que teve que fazer com tão debilitada saúde. Habilitado para o exercício do ministério da Penitência, dedicou-se inteiramente a ele, passando longas horas em confissão, sem se importar com os próprios inconvenientes e visando apenas ganhar almas para Deus. No que conseguiu muito bem, porque além do zelo e da firmeza, estava dotado de um critério sadio e de uma rara prudência orientadora, ambas condições indispensáveis para exercer com frutos este ministério sagrado. O que significava que o seu confessionário era muito popular, e muitos penitentes ainda reclamavam, vários anos depois, da ausência dele, de quem haviam recebido tantos benefícios espirituais. Exerceu vários anos como prefeito do colégio de Borgo S. Martino, destacando a sua atividade aliada ao espírito de calma e doçura típico dos filhos de S. Francisco de Sales. A partir daí foi nomeado Diretor da nova casa de Nizza Monferrato, aberta às nossas Irmãs, filhas de Maria Auxiliadora, no internato feminino adjacente.
Cuja delicada e difícil tarefa foi frutífera durante cerca de dois anos (1877, 1878), continuamente ocupados em confessar e pregar, tanto para as Irmãs {20 [406]} e filhas que lhes foram confiadas, bem como na igreja para benefício do público.
Foi em 1879 que, tendo que abrir a nova casa em Cremona, foi chamado para ocupar o cargo de Diretor. Por mais humilde que fosse, inicialmente se sentiu muito desanimado e oprimido; exceto que estava sempre pronto a fazer a vontade dos seus Superiores, adaptou-se a ela com confiança, pensando que não devia esperar nada de si mesmo, mas tudo unicamente de Deus. Este seu destino lhe foi esclarecido no mês de setembro de 1879, e aqueles que lhe haviam sido designados como companheiro lembram-se com complacência da grata impressão que lhe causou a primeira conversa que teve com ele, que seria seu Diretor naquela nova casa. Com que ansiedade por si mesmo, com que mais confiança na ajuda do Senhor, ele empreendeu a árdua tarefa, simplesmente feliz por fazer exactamente a vontade daquele que o enviou! Portanto, ao receber a Santa Bênção, às diversas perguntas feitas ao querido Superior Dom Bosco, o querido Don Chicco ouviu-se responder: Vá com muita confiança e não tema nada; Dominus est tecum et nihil Ubi deerit. Animado por uma recepção cordial, tomou posse da bela e espaçosa igreja anexa à grandiosa sala que havia sido preparada para os Salesianos. O seu estudo consistiu em preparar o Oratório festivo para acolher os jovens abandonados, aos quais levou a maior ternura em Jesus Cristo, bem como as escolas primárias para os afastar dos perigos da ignorância e da ociosidade. Era tudo para todos, ao mesmo tempo que com jovialidade natural sabia fazer-se pequeno para os mais pequenos, vindo no recreio divertir-se com discursos fáceis e brincando com as crianças, independentemente da sua posição como Diretor, adaptava-se a qualquer tipo de cargo quando necessário. {21 [407]} No início do primeiro ano, por falta de professores durante vários meses, o ensino dos mais novos no 1ºa Classe Elementar. Ao ajudá-los tanto na escola como nos recreios, era tal a sua afabilidade e bondade que todos lhe retribuíam com sincera admiração e terna familiaridade. Com os mais hábeis ele mesmo trabalhou para promover em seus corações o amor ao culto divino, treinando-os ele mesmo no canto de alguns louvores a Maria, que eles aprenderam com muita boa vontade e ainda com mais vontade repetiram muitas vezes em coros devotos, e também tentou capacitá-los a acompanhar algumas missas e Tantum ergo. Infelizmente, este exercício contribuiu significativamente para debilitar cada vez mais o seu pobre peito, já desgastado pela doença que consumia a sua vida há alguns anos.
Se a isto somarmos o espírito de mortificação e penitência que orientou todas as suas ações para se ver vítima do dever, para se sacrificar pela glória de Deus e para prover todas as necessidades da casa que lhe foi confiada, facilmente se compreenderá quantos sacrifícios repetidos poderiam ter contribuído para o sacrifício da sua vida. É um facto (como escreve um amigo seu) que sob o pretexto da economia ele foi reduzido durante algum tempo a viver apenas de pão e sopa, e privou-se do benefício do fogo no rigoroso inverno de Cremona.
Este espírito de mortificação talvez tivesse outra razão que, sob o pretexto da economia, ao esconder o amor à penitência, tendia a preservar dentro de si a mais bela das virtudes, das quais, como foi dito acima, ele tinha muito carinho e ciúme. Um dos seus irmãos, falando do amor que tinha por esta virtude, assim o expressou: O estado de sacerdote, e de sacerdote {22 [408]} confessor, Salesiano e Diretor Salesiano, sem dúvida o expõe a muitos perigos; mas quem se mortifica, vigia e reza está sempre seguro, e foi isso que fez o querido Dom Chicco. Ele estava bem atento e evitava todas as ocasiões, e presenciei várias vezes certos ardis sagrados que ele punha em prática para evitar certos encontros e não receber certas visitas; Além disso, manteve-se bem munido de oração, confissão frequente, penitência e devoção ao Santíssimo Sacramento. Virgem Maria, a quem tinha o mais terno carinho e honrava todos os dias com especiais práticas de piedade. Nunca descurava a recitação diária do Santo Rosário e, em certos dias de maior movimento, não podendo fazê-lo no horário habitual, retirava-se para o recitar quando os outros já estavam em repouso, e disso também fui boa testemunha várias vezes. Foi com esses meios que ele conseguiu manter-se como um modelo puro e casto de pureza para aqueles que dele se aproximavam.
Essa sua ternura por Maria Santíssima. foi aquele que sempre o consolou nas suas tristezas, aquele que o apoiou nas suas tribulações, aquele que o confortou nas longas dores que sofreu ao longo da vida, aquele que tornou a morte preciosa para ele.
Seu irmão e colega na gestão da casa de Cremona, falando da paciência e da resignação nos vários acontecimentos que nosso Padre Chicco teve que enfrentar, especialmente no primeiro ano de seu mandato como Diretor, sai com estas palavras: Fui uma boa testemunha durante quase um ano e meio, e poderia dizer muitas coisas para provar isso; mas basta-me poder atestar em louvor ao querido Don Chicco, que mesmo que às vezes o encontrasse abatido e quase prostrado pelas tribulações, era uma questão de momento, porque voltando-se para Maria ele conseguiu levantar-se rapidamente e trocar {23 [409]} quase de repente o gemido de aflição com o canto de alegria.
Quantas vezes me aconteceu que, ao sair de seu quarto triste e melancólico por ter ouvido dele um relato muito doloroso, e por tê-lo encontrado aflito e desanimado, depois de dar alguns passos, o ouvi entoar alguma canção afetuosa em homenagem a Maria, à qual recorria com grande alívio em suas tribulações e preocupações. Maria e Jesus Sacramentado eram o seu único conforto e, ao recorrer a eles, o seu coração tornou-se resignado e calmo.
Isto lhe acontecia especialmente quando surgiam dolorosos conflitos por causa de projetos de maior caridade, que pretendia introduzir no Oratório festivo em benefício de um maior número de meninos e que o impediam de obter frutos mais abundantes.
É bem verdade que charitas patiens est, mas isso não impede que os furos dos espinhos da tribulação atormentem cruelmente o coração do nosso amigo, especialmente quando pode estar envolvido um bem maior para o próximo, que de outra forma se esperaria poder obter.
Mas o Senhor já havia pensado em premiar aquela bela alma com o prêmio eterno do paraíso, onde quis coroá-la como mártir do auto-sacrifício, da paciência, da caridade e da resignação. Aos seus habituais e muitos inconvenientes, durante quase um ano, juntou-se uma tosse atroz, insistente e teimosa, que muitas vezes quase lhe tirou o fôlego, e uma opressão ofegante no peito, um mau presságio para o desfecho da sua doença. Como sua doença piorava a cada dia, já fazia cerca de dois meses que o pobre paciente jazia quase imóvel em seu leito de dores. Estar continuamente na mesma posição valeu a pena {24 [410]} ficar deitado na cama era intolerável, pois uma única ferida formada em suas costas o fazia sentir uma dor terrível a cada movimento, e ele suportava tudo com admirável paciência e resignação. Várias vezes equipado com o SS. Sacramento sentiu-se consolado por se encontrar unido ao seu Jesus e, comparando o seu leito de dores à cruz do Gólgota, com o exemplo do seu Redentor começou a aliviar as longas horas do seu próprio martírio.
Antes de morrer teve o consolo de ter a assistência de um dos seus Superiores e de ter sido visitado por ele Dom Bosco, que saiu de Turim e veio confortá-lo em Cremona com um último abraço; uma visita muito preciosa, que serviu para prepará-lo para o sacrifício da sua vida, já inteiramente consagrada ao nosso bom Deus. Dom Bosco não pôde ficar em Cremona, mas tendo que deixar um filho tão querido, deixou ao seu lado um coadjutor salesiano, companheiro na direção do Colégio e amigo muito próximo, que nunca o abandonou até o último momento de sua vida. É assim que ele descreve a sua preciosa morte na sua carta de 16 de setembro de 1881, ao Revmo. Dom Bosco.
Nosso querido D. Stefano não existe mais; ele voou para o céu ontem à noite às 11h35 (era a noite da oitava da Natividade de Maria Santíssima). Que linda morte ele morreu!
Naqueles momentos supremos como conhecer a virtude dos homens D. Chicco deve ser muito especialista em virtude! Em cerca de um mês e meio desde que cuidei dele, nunca mais ouvi um gemido saindo de seus lábios, apesar das dores agudas que ele tinha de suportar continuamente. A dor no peito, a febre constante, o longo tempo ali deitado e a ferida que se estendia por todas as costas produziam uma dor terrível. Depois de colocar tudo na cruz, sofreu com admirável paciência. {25 [411]} Sua doença permaneceu estacionária até quarta-feira passada. Perto do final daquele dia, o querido paciente começou a delirar um pouco e a mostrar uma fraqueza incomum. Então ontem o delírio foi quase contínuo com aumento de catarro e forte chiado no peito. No entanto, ele foi capaz de fazer o SS. Comunhão durante a missa que celebrei pela manhã no altar, por privilégio erguido em seu quarto. Por volta das 9 da tarde partiu o nosso excelente Vigário que o tinha vindo visitar e, ao sair, manifestou-me o seu forte receio de não passar a noite; e assim foi, infelizmente. Por volta das 10 horas, o nosso querido D. Stefano foi acometido de violenta falta de ar, prenúncio de morte iminente. Ele permaneceu nesse estado de agitação até as 11 horas. Nesse momento ele exclamou: Sinto-me fraco, ore por mim! Foram as últimas palavras ditas com clareza, após as quais ele entrou em agonia que durou apenas meia hora. Neste momento, enquanto eu lia as belas orações pelos moribundos, ele não deixou de rezar, de recomendar-se a Deus, ao Sagrado Coração de Jesus, a Maria Auxiliadora e a São José. Entre as muitas exclamações ele repetia muitas vezes estas, que pude compreender: Ó Jesus, ofereço-te a minha vida - estou feliz por morrer - Oh, pelos teus méritos, pela tua misericórdia, abre-me o paraíso!
Assim morreu nosso amado irmão; para que todos possamos imitá-lo em suas virtudes; portanto, pode-se dizer de nós como, em sua apreciação infantil, os bons meninos do oratório de Cremona, a quem ele agiu como o Padre, disseram dele: - Nosso Diretor foi direto para o céu por suas belas virtudes; e ore por nós a partir daí! {26 [412]}
O código. Giuseppe Zana.
Algumas notas sobre a edificante morte do Irmão Irmão Domenico Zana, falecido na Casa da Misericórdia de Buenos Aires, em 16 de dezembro de 1881, encerram as biografias do ano de 1881, que havia começado com as de um Irmão que também era Irmão. E ambos encontraram na nossa Congregação aquele porto seguro de saúde, que, separando-nos do mar tempestuoso do mundo, garante uma morte preciosa para as últimas horas da nossa vida presente, prenúncio das bênçãos celestiais prometidas a quem cuidou da saúde do próximo. Ó querida Congregação, que enriqueceis com os méritos do Apostolado não só aqueles que se dedicam ao ministério sacerdotal, que levam o Evangelho às zonas mais remotas com a sua pregação, mas também aqueles leigos que dele participam de qualquer forma, ainda menos directamente, com a ajuda que podem prestar a estes trabalhadores da vinha do Senhor! Assim foi nosso irmão coadjutor Domenico Zana.
Nascido em Armeno Novarese, filho de Pietro e Giulia Cimelli, em 3 de dezembro de 1838, após os primeiros anos trabalhando com seu pai na profissão de fabricante de guarda-chuvas, continuou nesta profissão até os 39 anos. Dom Bosco no Oratório de S. Francisco de Sales em {27 [413]} Turim. Isso ocorreu em 1877, em 5 de fevereiro. No final do mesmo ano, tendo feito os votos perpétuos da nossa Congregação, juntou-se à segunda expedição dos nossos missionários com destino à República Argentina, para servi-los como atendente coadjutor. Tinha um desejo distante, que era qualificar-se para estudar latim, e onde o Senhor o chamasse, abrir caminho ao sacerdócio para ser útil às missões daquelas terras distantes.
Mas o Senhor que mantém preparadas muitas tarefas, e que quer que vejamos quantos são também os caminhos que levam a elas, estabeleceu que nosso Domenico ascendesse a elas através de um trabalho mais humilde. Ele o queria como um simples assistente e, após quatro anos de tão meritório serviço, chamou-o de volta, recompensando-o com uma morte preciosa. Quem de lá relatou isso ao Rev. Dom Bosco, não hesita em afirmar que a sua morte foi invejável para os presentes.
Depois da sua estadia na América, a saúde de Domenico Zana alterou-se sensivelmente e, quase desde o início, desistindo do seu primeiro projeto, abandonou-se nas mãos do Senhor e adaptando-se inteiramente ao que os seus Superiores queriam dele, fez todos os esforços para satisfazê-los no cargo de assistente assistente na Casa da Misericórdia de Buenos Aires. Útil à casa e querido por todos, soube merecer a benevolência dos seus irmãos, bem como dos seus superiores, e a graça de agradar ao Senhor no cumprimento da sua vontade.
À medida que os seus incómodos se agravavam e a sua doença se agravava diariamente, durante vários meses teve que perceber que os tratamentos que tinha realizado foram em vão e tudo o que tinha que fazer era preparar-se para o fim da sua carreira. Resignado e calmo, conversando frequentemente {28 [414]} com seu diretor, com a presença da SS. Os sacramentos e as repetidas práticas de piedade foram se familiarizando com a ideia de uma passagem iminente para o céu. Era 11 de dezembro de 1881 e seu Diretor escreveu para Dom Bosco que, ao ser chamado ao doente, percebeu que poderia haver perigo iminente. O nosso Domingos pediu-lhe calmamente que pudesse receber o bom Jesus no Santíssimo Sacramento e, se necessário, as extremas comodidades da religião, que, sentindo-se carente, quis proteger-se contra os assaltos que o inimigo infernal lhe pudesse dar nos últimos momentos da sua vida. Imediatamente lhe foi trazido o Santíssimo Viático, que ele recebeu com singular piedade; recitando ele mesmo Confiteor e respondendo às orações que acompanham esta vinda de Jesus. E foi uma verdadeira graça do Senhor que mais tarde, e nos três dias que antecederam a sua morte, tendo piorado repentinamente e não podendo mais engolir nada, não pudesse mais alimentar-se do Pão da vida eterna. Tendo-lhe sido administrado o Sacramento da Extrema Unção naquele mesmo dia, ele mesmo pediu que lhe fossem lidas as orações de uma morte feliz, as mesmas que se encontram no livro de Bom rapaz, que tinha o hábito de recitar com frequência e que, por lhe ser familiar, lhe trazia maior consolo. Ele os repetiu palavra por palavra com tanta fé, devoção e fervor que despertou admiração e inveja em quem os testemunhou. Quem escreveu esta notícia consoladora acrescentou: Li também para ele a oração a São José para implorar uma boa morte, e outras orações à nossa querida mãe Maria e ao amantíssimo Coração de Jesus. De vez em quando, com medo de cansá-lo demais, perguntava-lhe se queria {29 [415]} Suspendi as orações para deixá-lo descansar um pouco; mas ouvi-o responder que eu poderia continuar, tamanho o consolo e o alívio que sentiu. Entretanto, entre as alternativas do mal ora mais, ora menos ameaçador, entre as orações que repetia, entre aquelas que lhe diziam os Irmãos que o assistiam, passaram-se mais dois dias e o fim da sua vida tornou-se iminente. Queria ainda rever os irmãos, queria pedir a todos um perdão especial por qualquer desgosto que lhes pudesse ter causado, e desejando morrer em paz com todos, despediu-se de todos de forma amigável e fraterna. Falou do seu velho pai e da sua falecida mãe que esperava abraçar novamente no Céu, dos irmãos e irmãs que recomendou às orações de todos. Mas o que mais o consolou nestes últimos momentos foi o pensamento de que, como membro da nossa Congregação, participaria de quantas boas obras e de quantos sacrifícios viu serem feitos pelos Missionários Salesianos naquelas regiões.
Ter testemunhado isso tão de perto, e poder calcular uma boa porção também para sua própria vantagem espiritual, foi um imenso conforto para ele. Um último pensamento de satisfação à Sociedade dos Leigos Operários Católicos conhecida como São Vicente de Paulo, à qual pertencia em Turim e que talvez tenha sido o primeiro instrumento que o Senhor utilizou para enviar ao seu coração os primeiros apelos. Abençoou Jesus que o chamou, abençoou Maria que o trouxe até ali, abençoou o momento em que se juntou a vocês, abençoou os bons exemplos que recebeu de seus irmãos, abençoou a todos, e orando por todos ele se animou no pensamento de que em breve todos se reuniriam para louvar a Deus no lindo paraíso. {30 [416]}
O irmão que o atendeu pôde ouvi-lo recomendar sua alma ao Senhor que o convidou para si, e morrer os nomes SS em seus lábios. de Jesus e Maria o viu dar seu último suspiro, às 4 horas da manhã do dia 16 de dezembro de 1881.
Turim, 1882. - Tipografia salesiana. {31 [417]} {33 [418]} {33 [419]}{34 [420]}
Copyright © 2009 Salesiani Don Bosco - INE