Acervo Dom Bosco

IL GALANTUOMO. ALMANAQUE DO ANO DE 1878

IT PT
São João Bosco - Obras publicadas.

IL GALANTUOMO. ALMANAQUE DO ANO DE 1878

OFERTA DE ESTREIA DO ANO XXVI AOS MEMBROS DA LEITURA CATÓLICA {1 [319]} {2 [320]}

 

 

[é precedido por obras reimpressas apenas parcialmente; é precedido pelos escritos atribuídos ou atribuíveis a Dom Bosco]

 

 

 

 

INDEX

Prefácio  2

Aviso sobre leituras ruins  2

Indice  5

 


Prefácio

 

            Aqui estou eu de novo, meus queridos amigos, de chapéu na mão e com meu rabo de cavalo cada vez mais comprido, para desejar um feliz ano novo. Eh! Mas não tenha medo que sou um daqueles que venho desejar-lhe boa sorte para receber o presente. Nono. Na verdade, para o bem ou para o mal, quero dar-te o presente, mostrando-te nestes tempos de guerra os danos da mesma, deixando-te alguns bons conselhos e algumas receitas, e fazendo-te rir com algumas histórias. Na verdade, se tenho que contar toda a verdade, e com vocês, amigos de longa data, por que fingir? Há vários {3]321} anos que não tenho mais aquela vontade de rir e de fazer as pessoas rirem como antes; e um pouco de melancolia começa a aparecer nessa minha cara de velho Gianduia. Mas acredito que o mesmo acontece com você, que vê como eu como as coisas ficam cada dia mais feias e as nuvens se acumulam sobre o nosso lindo céu.

            De longe os canhões, os matadouros, os incêndios; de perto.... eh! de perto são tantos que não sei por onde começar!; em todos os lugares, então, irreligião, crimes, pobreza. Como você pode rir? Pelo menos 1878 prometeu melhor! Mas parece, em vez disso... Basta: não quero ser profeta, embora os velhos ensinados pela experiência possam ser todos um pouco assim; entretanto, não posso deixar de sussurrar para você que no ano de 1878, segundo {4 [322]} seja o que for que me pareça, a cor vermelha será uma cor da moda. Você sabe que a moda é tão caprichosa!

            Porém, aconteça o que acontecer, nós, confiando em Deus e em Maria, ajuda dos cristãos, não temeremos nada, e muitas vezes nos lembraremos do último versículo do Te Deum que te direi em italiano porque tenho bons motivos para não te contar em latim, e o principal é que sei pouco de latim: Em ti, Senhor, esperei: não ficarei confuso para sempre.

            Mas não quero terminar sem lhe dar alguns conselhos, que certamente você colocará em prática pelo bem que deseja que eu faça. O primeiro é este. Em vez de usarmos de agora em diante em nossa conversa tantos intercalares e exclamações que passam pela boca, como medronheiros, alcaparras, {5 [323]} poffabacco, e assim por diante, digamos todos: Oh, santa paz! e cada vez que pronunciamos estas duas palavras fazemos com que o coração voe para o Senhor, pedindo-lhe a paz, a paz verdadeira, a paz santa para nós e para todos os nossos irmãos, mesmo para os turcos e os cismáticos e os protestantes que são também nossos vizinhos, como diz o Catecismo. Assim, nossas exclamações se transformarão em exclamações e ganharemos mérito quase sem perceber.

            O segundo conselho é que você recite todos os dias, como venho praticando há algum tempo, esta bela oração de Sua Santidade Pio IX, que é tão curta que não lhe causará nenhum incômodo e, entretanto, lhe renderá cem dias de indulgência a serem ganhos uma vez por dia, concedida pelo próprio Santo Padre em 15 de junho de 1862: {6 [324]} "Senhor Deus Todo-Poderoso, que permite que o mal obtenha dele o bem, ouça nossas humildes orações, com as quais lhe pedimos que permaneça fiel em meio a tantos assaltos, e persevere fielmente até a morte. Dê-nos forças, com a mediação de Maria Santíssima, para podermos sempre nos conformar com a sua Santa Vontade.

            E que o Senhor se digne nos ouvir e manter todos nós em sua santa guarda!

Seu mais carinhoso CAVALHEIRO. {7 [325]}

 

 

Aviso sobre leituras ruins

 

(Trecho do Cattolico Provveduto de Pe. Giovanni Bosco)

 

            Se em todos os tempos os romances foram considerados pelos santos Doutores da Igreja como livros perigosos, se os tristes efeitos de escritos semelhantes nunca foram relevantes, quanto mais tais livros são perigosos e condenados nos nossos dias, em que a tocha da fé numa parte da sociedade se extingue e domina uma grande corrupção nos costumes? Os romancistas da nossa época, para se reconciliarem com esta sociedade corrupta, permitiram que a sua imaginação ultrapassasse todos os limites da honestidade, e assim apresentam o cálice cheio de veneno aos jovens mais desenfreados, às pessoas já propensas à corrupção, e assim a imoralidade das suas produções torna-se assustadora não só para aqueles que ainda andam sob a bandeira do Evangelho, mas também para aqueles que julgam as coisas apenas de acordo com os princípios da probidade natural e da modéstia. Sim, o perigo destas leituras é assustador: e os mesmos protestantes que têm um certo sentimento de honestidade natural denunciam estes livros como a praga da juventude.

            Assim, o ano de 1839 em um jornal intitulado la Revista trimestralmente que é impresso em Edimburgo, capital da Escócia, os protestantes expressaram {70 [326]} seu desdém pelos livros de um certo Paolo Cousè e Michele Raymondo, e sobretudo contra os romances de Giorgio Sand, de quem dizem que seus livros deveriam ser queimados publicamente nas mãos do carrasco: e em geral eles expressam o mesmo julgamento severo contra os romances franceses.

            E se os protestantes falam assim, pode haver algum católico que não esteja convencido de que os romances são livros perigosos para a fé, para os bons costumes e, portanto, deva evitar lê-los com toda a diligência?

            O que foi dito sobre os romances de tempos passados ​​pode ser dito com maior razão sobre os recentes, e sobre muitos outros livros do gênero semelhante, pelos quais a nossa Itália está agora inundada como que por águas impuras. Ah! aqueles que se alimentam de tal imundície certamente não amam a sua alma: aqueles pais que permitem a leitura destes livros querem perder-se a si mesmos e aos seus filhos, aqueles professores e superiores que negligenciam impedir que livros deste tipo sejam introduzidos nas suas escolas, nos seus estabelecimentos, sejam lidos pelos jovens confiados aos seus cuidados, cooperam na ruína da sociedade civil e em detrimento da Igreja. A sociedade e a Igreja lamentam tanto mal. Ah! vamos, portanto, distanciar-nos e aos nossos funcionários de tais escritos. Não nos mostremos inferiores aos próprios gentios; porque estes, compreendendo os grandes danos causados ​​pelos maus livros, proibiram a sua leitura e decretaram a sua destruição. Na verdade, os gregos baniram as doutrinas ímpias e licenciosas dos epicuristas, como lemos em Laércio, e queimaram publicamente os livros de Protágoras no fórum porque eram irreligiosos. Roma na época da república proibiu e fez com que os livros das Bacantes, nos quais eram ensinadas as cerimônias de certas funções abomináveis, fossem procurados para destruição; e César Augusto puniu com o exílio um dos poetas mais famosos por ter composto um poema licencioso. Ah! imitemos {71 [327]} nossos pais na fé, os fiéis primitivos os efésios, que se converteram a Jesus Cristo pela pregação de s. Paulo apressou os livros e os queimou na presença de todos. (Ato. apost. cap. XIX). Somos obedientes à Igreja, que pela autoridade e pela ordem recebida de Jesus Cristo de apascentar as ovelhas que lhe foram confiadas, de conduzi-las aos bons pastos e afastá-las dos maus, proibiu diversas vezes tais leituras e especialmente no Concílio de Trento; já que das dez regras estabelecidas em relação aos livros proibidos na sétima diz: Todos aqueles livros que tratam de coisas impuras e obscenas devem ser gravemente proibidos, porque é necessário não só preservar a fé, mas também a moral, e que precisamente este tipo de livros os corrompe com a maior facilidade. Aqueles que ousarem guardar tais livros serão severamente punidos pelos bispos. A Igreja recebeu o poder de comandar os seus filhos, e Jesus Cristo disse: Quem não escuta a Igreja considero-o gentio e cobrador de impostos. Portanto, desista de ler estes livros, ou então você não será mais católico.

            O que foi dito sobre os livros contra os costumes deve ser entendido sobretudo como livros contra a religião, contra a Igreja, contra os seus ministros, contra as práticas de devoção; porque não só os costumes, mas principalmente a fé devem ser mantidos puros e imaculados: aquela fé, sem a qual, como São Paulo, não podemos agradar a Deus, aquela fé que é a vida do homem justo, aquela fé pela qual trinta e seis e mais milhões de mártires derramaram seu sangue, aquela fé que nos distingue dos gentios, dos turcos, dos hereges, aquela fé em suma sem a qual não podemos entrar no céu, pois como diz o divino Salvador, aqueles que não acreditam já estão julgados e condenados. Ah! Ficaremos infelizes, queridos católicos, se deixarmos esta tocha se apagar; para nós haverá trevas {72 [328]} nesta vida, trevas na morte, trevas para todo o sempre.

            Nem se deve dizer que tais livros são lidos porque neles se destacam um estilo florido, uma boa composição e um gosto requintado; porque nego abertamente que essas qualidades sejam encontradas em romances, especialmente traduzidos de línguas estrangeiras, cheios de barbáries, nos quais se vê um estilo inchado, capaz de arruinar, mas nunca de formar um estilo elegante, uma linguagem pura e própria, nego que essas qualidades sejam encontradas em certos livros vazios de nada além de impiedade. O belo deve estar unido à verdade; quem se baseia na impiedade não pode gabar-se de beleza. E mesmo supondo que em alguns livros deste gênero se encontrassem belezas literárias, pergunto-te: Beberias de bom grado uma bebida que soubesses que estava envenenada, porque te foi oferecida numa taça de ouro? certamente não. E você gostaria então de procurar educação, beleza, elegância em livros que respiram um ar fétido, venenoso, mortal? Que flores de estilo, exclama Tertuliano, podem ser colhidas nestes monturos fedorentos? Que edificação há nestes livros, que procuram destruir a inocência, a graça, a fé? O que importa a pureza e a beleza do estilo se são a causa da perda da pureza do coração? Não será talvez melhor saber viver bem do que saber falar bem? Ainda mais porque entre nós, católicos, sem recorrer a livros deste tipo, não faltam outros em todos os ramos das ciências divinas e humanas em que se encontra estilo puro, florido, atraente, prosa e métrica, prazer e instrução, escritos por penas clássicas e imaculadas, que sem perigo, na verdade com muita vantagem, podem entreter e instruir.

            Se então nos encontrarmos numa situação em que a leitura de livros proibidos nos seria útil, peçamos licença à Santa Sé, tornando-a consciente das nossas necessidades. Ela, tendo obtido informações {73 [329]} sobre a nossa moralidade, e tendo examinado as causas por nós explicadas, nos concederá, onde ela vê a maior glória de Deus e o bem das almas. Você também não acredita que, uma vez obtida essa permissão, a leitura de qualquer livro seja permitida; Porque é preciso distinguir dois tipos de proibições, uma de direito eclesiástico, outra de direito natural. Daí resulta que, embora alguém seja autorizado pelo superior eclesiástico a ler maus livros, ainda pode ser obrigado a abster-se de tal leitura por proibição da lei natural. Isto aconteceria quando certos livros, em parte pelas coisas ímpias e obscenas que contêm, em parte pela fraqueza e fragilidade do leitor, apresentam um perigo iminente de sedução. Nesse caso, mesmo com a devida licença, um bom cristão deve abster-se de lê-los para não se expor a um perigo evidente de pecar.

            Para cumprir esta advertência tão importante contra a má leitura, não se deve deixar passar em silêncio outro tipo de escritos, mais difundidos do que nunca nos nossos dias, cujo perigo é tanto maior e deve ser temido quanto menos observado; Quero dizer, os jornais ruins. Estas têm a triste vantagem de reunir o que há de prejudicial nas obras contrárias à religião e nas que são adversas aos bons costumes. Nas altas colunas você vê uma guerra mais ou menos aberta contra os princípios da religião, contra os direitos da Igreja, contra a sua Hierarquia, contra os objetos por ela venerados; nas colunas baixas, guerra contra a boa moral e a virtude. Quem busca dúvidas, dificuldades, méritos do centro da Igreja, contra os pastores que a governam em nome de Deus, contra a doutrina que ela ensina e defende, encontra tudo no chamado artigo fundamental, e o coração que busca escapar das paixões encontra algo para se alimentar nos apêndices. Os maus jornais não carecem de nada para atingir o seu efeito ao longo do tempo; já que na forma de uma gota d'água que se replica {74 [330]} as quedas vão escavando gradativamente até a pedra mais dura, ou seja, aos poucos, com as máximas ímpias que apresentam à mente do leitor, conseguem abalar até a alma mais firme na fé. Eles não vêm atacar todos os dias? Eles não aproveitam até mesmo as menores circunstâncias? E não recorrem às vezes a invenções para insinuar cem vezes o mesmo erro? A escolha dos factos, a forma de os apresentar e alterar, as considerações que os confundem, enfim, tudo não contribui para atingir o mesmo objectivo satânico, ou seja, estragar a mente e corromper o coração? E será possível que existam pais e mães, e superiores, que permitem que os seus filhos, seus súbditos, se alimentem todos os dias na leitura de jornais semelhantes, que expõem assim a sua fé e os seus costumes a um perigo tão evidente de perversão? Católicos, temei que o Senhor não vos diga um dia: Eu não te conheço. Se você ama a sua religião, leia os jornais que a defendem, que falam bem dela. Os nossos inimigos abominam os jornais católicos e eles próprios os rejeitam; e por que teríamos a covardia de ler seus jornais que visam desacreditar a nós mesmos e às coisas mais veneráveis ​​de nossa santíssima religião? Por que, como crianças ingratas e cruéis, nos uniremos aos inimigos da nossa mãe Igreja? Teremos as notícias que necessitamos dos jornais católicos; também enriqueceremos a nossa mente com ideias saudáveis, treinaremos o nosso coração na virtude; e no dia do triunfo da religião, da Igreja, da verdade, poderemos saborear também aquela alegria que Deus prepara para todos aqueles que permanecem fiéis nos dias da prova. {75 [331]}

 

 

Indice

 

Prefácio

página 3

Calendário para o ano de 1878

9

Princípio das quatro temporadas i

ivi

Ecclissi

ivi

Computi ecclesiastici

10

Festas móveis

ivi

As quatro vezes

ivi

Momento proibido para celebrar casamentos solenes

ivi

A Pio IX em seu Jubileu Episcopal

23

Conto do Abade de São Pedro

24

Mortes na guerra

32

De profundis

33

Pobres e ricos

34

A Cruz

ivi

I monaci del Gran S Bernardo

35

I miracoli della Madonra di Lourdes

38

Soneto bilíngue para Maria SS

39

Invenções italianas

ivi

Imposte volo tarìe

43 {77]332}

População da Terra pag

43

Animais e plantas

44

Contra cogumelos venenosos

46

Reumatismo e gravatas

47

Experiência de fumar tabaco

48

Tratamento da febre tifóide

49

Receita para tirar o ponto do vinho

51

Receita contra mosquitos

52

Os protetores das feras em Nova York

ivi

Olho por olho

53

Astúcia de um soldado

54

Simplicidade de um agricultor

55

O médico e o poço

ivi

O trabalhador e o ladrão

56

O prefeito e o ganso

ivi

Casos que não são, são casos

58

O cristão sincero e seus deveres para com Jesus Cristo, a Igreja e o Estado

63

O Papa e o mundo

65

Sui buoni libri

67

Sabedoria

68

Aviso sobre leituras ruins

70

 

 

Vª assessoria de imprensa. Turim, 15 de setembro de 1877.

ZAPPATA Vic. Gen. {78 [333]} {21 [334]}




Copyright © 2009 Salesiani Don Bosco - INE