IL GALANTUOMO. ALMANAQUE NACIONAL PARA 1856
Com o acréscimo de diversas curiosidades úteis.
Ano III.
Turim, 1855
Tipografia dirigida por P. De-Agostini
Via della Zecca, N. 23. {39 [487]} {40 [488]}
IL GALANTUOMO AOS SEUS AMIGOS
[é anteposto às obras reimpressas apenas parcialmente; é anteposto aos escritos atribuídos ou atribuíveis a Dom Bosco]
ÍNDICE
O princípio de 1855.
Esta é a terceira vez que tenho a honra de me apresentar a vocês, ó venerados amigos, para falar sobre novos acontecimentos. Este ano tenho tantas coisas sérias para vos contar, e de tamanha importância, que sou obrigado a dividir o assunto em alguns capítulos. Começarei por referir o que aconteceu no início deste ano para preparar o caminho ao restante.
No início de mil oitocentos e cinquenta e cinco, a lei contra frades, freiras e padres estava em discussão. Pobres frades, que deram tantas tigelas de sopa aos meus meninos e tantas vezes vieram me ver quando eu estava doente! Mas! quer o Senhor quisesse castigar-nos com esta lei, quer por outros motivos que desconhecemos, o facto é que os males se multiplicaram. Nossa querida Rainha Mãe, Maria Teresa, adoece {41 [489]}, e após alguns dias de doença sucumbe ao destino fatal, e morre. Alguns dias se passam e a rainha reinante, Adelaide, segue a sogra até o túmulo. Oh! pobres Rainhas, eram tão boas, davam tantas esmolas! Chorei muito e vários outros choraram como eu. No dia do enterro deles não fiz nada além de recitar Pater noster e Requiem aeternam para suas almas. É verdade que muitos se consolaram dizendo: perdemos duas benfeitoras na terra, mas teremos dois protetores no céu: porém foi uma voz unânime que disse: As mães dos pobres morreram; o mundo estava se tornando muito perverso e não merecia ter Rainhas tão boas. Deus os levou embora, para que não fossem testemunhas de mil iniquidades, que logo seriam cometidas.
Ainda estávamos de luto pela morte das duas Rainhas, quando uma nova doença nos assolou. O duque de Génova, aquele homem valente que tanto lutou pela honra do seu país e que enfrentou tantos perigos na Lombardia e na campanha de Novara, deixou de viver na flor da idade. Pouco tempo depois, um filho do rei também foi levado ao túmulo. Todos {42 [490]} esses males ocorreram enquanto se discutia a lei contra os frades e padres. Não quero dizer que Deus fez com que todas essas pessoas boas morressem por causa daquela lei: mas muitos disseram e ainda dizem, e até foi dito que Deus queria chamar os bons para si para punir devidamente os maus.
No meio de todos esses males, aconteceu que nosso governo, vendo a França e a Inglaterra começando mal a guerra contra os russos, pensou em ir em seu auxílio, e isso me parece um bem feito, porque ajudar os outros é uma obra de caridade, e as obras de caridade são sempre louváveis.
Entre aqueles estouvados, que tinham vontade de lutar contra os russos, eu também estava lá. Mas a minha posição não me permitiu alistar-me, porque, como é do conhecimento de todo o mundo, tenho quarenta anos, manco de um pé, sou um pouco corcunda, surdo de um ouvido, cego de um olho, coisas que me impedem absolutamente de ser soldado. Mesmo assim, eu queria ir: não pela vontade que eu tinha de matar soldados, não, porque me sinto comovido só por ter que matar uma pulga de {43 [491]}; mas eu desejava ir para ganhar alguma coisa para comer para mim, para os meus meninos.
Vi-me reduzido aos mais graves apuros e já não sabia a quem recorrer para ajudar, porque Monsenhor Arcebispo, enquanto esteve aqui em Turim, quase todas as semanas me dava algum subsídio, e mandavam-no para o exílio; os frades me deram alguns pratos de sopa e foi uma questão de mandá-los todos para casa. O que fazer então? Tornei-me cozinheiro de um estalajadeiro de nossas tropas, que deveria partir para a Crimeia.
A vista do mar
Vocês, ó amigos, estarão ansiosos para saber das novidades da minha jornada, e eu quero satisfazê-los. Tenham cuidado: embora eu não esteja aqui para lhes contar fatos atrozes e sangrentos, tereis com que vos entreter. - Saí pela ferrovia Porta Nuova e em poucas horas cheguei a Gênova. Aqui colocamos um milhão de ferramentas de todos os tipos num navio e depois embarcamos. Enquanto estive perto da beira do mar tudo correu bem, mas quando vi desaparecer diante de mim {44 [492]} cidades, praias, colinas e montanhas, então fiquei profundamente consternado e disse: Pobre cavalheiro! Quem sabe se você verá esses países novamente!
Quando me encontrei no meio do mar, comecei a considerar o formato dos navios. São feitos como barcos, como você já deve ter visto muitas vezes flutuando no Pó. Mas eles são mais de cinquenta vezes maiores. Há ali muitos quartos onde se pode comer, dormir, passear, fumar charutos e outras coisas semelhantes, que são dadas gratuitamente a quem tem dinheiro para pagar.
O mar! Oh, quão grande é o mar! Imagine uma vastíssima planície não cercada por colinas nem por montanhas; onde não há estradas, nem casas, nem vinhas, nem prados, nem plantas, nem florestas, e onde o limite daquela vasta planície se perde na própria planície, terás assim uma ideia do mar.
Eu também continuava a contemplar maravilhado as ondas, por entre as quais nosso navio passava. Sentia o maior prazer em admirar os peixes, ora grandes, ora pequenos, que sempre colocavam suas carinhas {45 [493]} perto das bordas do navio. Realmente parecia que aqueles animais sabiam que eu era um cavalheiro e não tinham nada a temer de mim. Entretanto, percebi que a noite se aproximava, por isso deixando de lado todos os pensamentos e preocupações sobre o passado e o futuro, entrei na adega, comi um pedaço de pão de ração com uma fatia de salame, bebi meio litro de vinho, depois fui deitar-me num colchão de palha para descansar.
Eu estava dormindo profundamente, quando, propositalmente ou por engano, um dos meus companheiros, talvez pensando que estava pegando um pedaço de lenha, agarrou minha perna. Lentamente comecei a gritar, essa perna é minha. Não é verdade, é madeira, tenho que queimar. Seu idiota, gritei bem alto, queime suas pernas, não as minhas. Eu pago impostos sobre eles e não quero que ninguém toque neles. O outro cuidou de seus negócios e deixou minhas pernas para mim.
Porém, tendo meu sono sido interrompido, não pude mais retomá-lo. Quase para tomar um pouco de ar fresco, saí para o espaço aberto no topo do navio. Então apareceu-me um espetáculo, diferente de tudo quanto {46 [494]} jamais vi na minha vida. Olho para cima e vejo uma quantidade imensa de estrelas; Olho ao meu redor e vejo o mesmo; Baixei o olhar e, tantas estrelas quanto olhei acima e ao meu redor, vi tantas sob meus pés. Pareceu-me naquele instante que eu havia me tornado um grão de poeira perdido no universo.
Quanto mais levantava e baixava os olhos admirando a imensa quantidade de estrelas que me rodeavam, menor eu parecia ficar. Impressionado com esta imaginação, comecei a gritar: pobre cavalheiro, você está voltando ao nada! Mas enquanto isso percebi que minha cabeça ainda estava sobre os ombros, que meu coração batia, que minha língua falava. Então, tomado pelo sentimento da minha pequenez, disse a mim mesmo: vê, ó Galantuomo, como você é pequeno em comparação com tantas estrelas, tão grandes e tão distantes umas das outras! quão grande é este universo! quão grande deve ser Aquele que fez todas essas coisas!
Continuando a viagem desde Gênova, passamos por um mar chamado Mar Tirreno, e fica entre a ilha da Sardenha e a Toscana. Depois chegamos a Malta, {47 [495]}, onde estocamos um pouco de água; porque você certamente sabe que a água do mar, por ser muito salgada, não pode ser bebida, e por isso é necessário estocar água doce, para utilizá-la posteriormente em alto mar. Depois caminhávamos sempre por água de um mar a outro, até chegarmos a Constantinopla, que é uma cidade grande; maior que Turim, mas não tão bonita. Queria passear pelas ruas daquela capital, que são muito tortuosas e pouco limpas. Vi pela primeira vez os turcos, que se dizem valentes na guerra, mas que à primeira vista parecem comediantes. Carregam duas sacolas para calças, uma camisa cobre os ombros e na cabeça um boné que contém três heminas de milho. Eles também são muito ignorantes; eles nem sabem piemontês; algo que nossos filhos mais novos sabem. Pedi a um deles que me dissesse as horas: o outro respondeu: Rachid - Rachid. -
Eu: Não pergunto ao Rachid: pergunto quantas horas são.
O outro: Rachid - Rabadam - Rabadam. -
Eu: Vai, vai com seu Rachid e com seu {48 [496]}
Rabadam: já tem tantos Rabadam na minha cidade, que não há mais necessidade de procurá-los aqui. -
Feito isso, fui rapidamente até o navio, e cheguei no momento em que nossos homens se reuniam para retomar a viagem em direção ao Mar Negro. Eu estava ansioso para ver aquele mar e pensei mesmo que fosse negro; mas vi que a água é semelhante à de outros lugares, e me disseram que se chama Mar Negro pela grande escuridão que representa ao entardecer, e também pelos nevoeiros densos e escuros que cobrem boa parte do ano.
Crimeia
Depois de quatorze dias de viagem, certa manhã, ao romper do dia, ouço gritarem: Crimeia! Crimeia! Eu também saio em mangas de camisa para ver a Crimeia; e de longe vi uma ponta, que quase parecia um homem imerso na água com o nariz para fora. Quanto mais eu me aproximava, maior ele se tornava; e finalmente apareceu um país, onde vivem homens, que têm corpo e alma como nós.
Encontrei pouca diferença lá de {49 [497]} nossos países. Lá o sol nasce pela manhã e se põe à noite; durante o dia é claro, à noite é escuro, exceto quando a lua brilha. As pessoas então andam com os pés, trabalham com as mãos, comem com a boca, falam com a língua, veem com os olhos, ouvem com os ouvidos. Também existe o costume de que para comer é preciso trabalhar; com exceção daqueles, e não são poucos, que passam a ser ladrões.
A diferença entre este país e o nosso está aqui: entre nós, a comida é cara; eles são muito caros lá. Uma tigela de sopa dez soldos, uma limonada feita com a máxima economia oito soldos: pão dois francos e cinquenta centavos o quilo, um litro de vinho muito bom três francos, uma perna de capão um franco e assim por diante com o resto. Essas coisas eram caras, mas para mim e para meu mestre eram boas, porque contribuíam para ganhar dinheiro.
Porém, em meio a essa prosperidade não faltaram coisas que vieram a nos causar sérios transtornos. Um calor excessivo nos oprimia durante o dia e um frio incrível nos congelava à noite. Durante o dia há mutucas e moscas muito importunas, que {50 [498]} nos picam sem se importar; à noite há mosquitos, borboletas e uma espécie de pulgas que não te deixam descansar. Várias vezes ouvi capitães e generais exclamarem que não temiam de todo os canhões russos, mas que tinham que ceder a estes pequenos animais, contra os quais as garras de um camponês pobre são mais eficazes do que a força e a espada dos soldados mais valentes.
Para ter uma ideia justa daquele país interroguei um capitão, que com bondade e cortesia certa tarde, depois do almoço, me convidou para passear com ele, e para me satisfazer começou a falar assim:
«Tu, ó Galantuomo, desejas ter informações exatas sobre a Crimeia, e eu, de bom grado, te darei uma ideia das coisas que são adaptadas à sua capacidade e condição.
«A Crimeia, autenticamente chamada Tauric Chersonesos, é uma península cercada pelo Mar Negro, pelo Mar Azoff e pelo Mar Pútrido. Ele está unido aos estados terrestres da Rússia pelo Istmo Perekop, que é uma faixa de terra com cerca de seis quilômetros de largura.
Os lugares já bastante familiares para você são Balaklava, Alma, Inkermann, Eupatoria, {51 [499]}, onde os aliados conquistaram grandes vitórias contra os russos no ano passado. - Na ponta da ilha, em direção ao sul, existe uma montanha muito fortificada, chamada Torre Malakoff. Dessa montanha você pode ver a cidade de Sebastopol, e atrás da cidade existem outros fortes, que em breve cairão nas mãos dos aliados.
«Existem poucos lagos e poucos rios.
«Um fluxo considerável é o rio Tchernaya, que atualmente divide os aliados das tropas russas, que atacaremos em breve.
«A população da Crimeia ascende a apenas duzentos mil habitantes, quase todos tártaros, que seguem a religião de Maomé.
«A capital da Crimeia é Simferopol. Os principais portos são Atmeschetta, Balaklava e Sebastopol, que é o mais bem fortificado.
«Todo este país é pouco cultivado. São muitas as zonas arenosas: portanto um calor insuportável no verão, com um frio terrível no inverno.
«Os principais produtos são os cereais em abundância, o azeite, o linho, o cânhamo, o tabaco: a vinha é cultivada com excelente sucesso. Também dá uma boa colheita {52 [500]} figo, azeitona, romã; cujas frutas, no entanto, estão muito sujeitas a danos por gafanhotos. Existem também numerosos rebanhos de bois, camelos, cabras, ovelhas, cavalos e burros tão grandes quanto os que vivem em nossos países. - Não quero falar de você!
«Há também muitas cidades, montanhas, rios, lagos, ribeiras, que quero nomear para você: - Karabi-Jaila, Tkhadyzdugh ...»
Aquele cortês capitão queria continuar a recitar para mim uma série de nomes, que eu não só não conseguia guardar de cor, como nem conseguia pronunciar. Porém, agradeci a gentileza demonstrada comigo, e fui cumprir as ordens do meu mestre, que naquele momento precisava da minha ajuda.
Cólera na Crimeia
Assim que chegaram à Crimeia, vários dos nossos soldados foram acometidos por diversas doenças. A mais fatal, e que causou a maior mortandade, foi o cólera morbus. A princípio, alegou-se que se tratava de uma doença comum causada pelo cansaço da viagem. Mas logo todos conseguiram se convencer {53 [501]} que era realmente o cólera, em todos os aspectos semelhante à que assolou os nossos países no ano passado. Eu mesmo fiquei assustado, mas, voltando a mim um pouco, disse a mim mesmo: Coragem, cavalheiro: a fortuna favorece os corajosos: faça o que puder pelo próximo e confie na Providência divina. Por isso, comecei com boa vontade a servir o meu mestre e também a prestar aos doentes toda a ajuda que me fosse possível.
Mas as coisas assumiram um aspecto muito formidável. Os casos e mortes por cólera multiplicavam-se cada vez mais a cada dia. Não havia mais vagas nos hospitais; faltavam médicos e remédios. Imagine você mesmo! Daquele lado onde eu estava não havia outro remédio senão subir o canal. Um oficial tomou uma onça desse remédio: mas em vez de ficar aliviado foi surpreendido por uma dor de estômago tão grande que, como se estivesse furioso, pulou da cama e correu desesperadamente, até cair morto. Não quero contar-lhes mais nada, porque tais coisas renovam uma grave aflição para mim e certamente causam dor para vocês, que todos têm corações bons e sensíveis. Basta você saber que tudo inspirava terror e susto, {54 [502]} Eles me garantem que em dois meses; cerca de dois mil e quinhentos dos nossos homens morreram.
O que então culminou minha desolação foi a morte de meu mestre. Eu o amava muito e ele me amava muito. Eu o assisti até os últimos momentos. Ao perceber que começava a perder a fala, chamou-me e disse: «Galantuomo, agradeço a sua ajuda: nunca mais voltarei ao Piemonte: estou nos últimos suspiros da minha vida. Aqui está um saco de scudi, que constitui o capital trazido dos nossos países; você os trará para minha família. Aqui está o dinheiro ganho com o nosso trabalho: metade dele é seu; você dará a outra metade aos soldados que você sabe que estão em maior necessidade. Venda o que temos aqui, o produto é para você também. Todos os créditos registrados no livro estão perdoados. - Morro resignado, porque recebi o conforto da religião. Continue a me ajudar até eu expirar. Depois de me enterrar, parta e volte ao Piemonte para dar a notícia da minha morte aos meus parentes e amigos. Como não posso fazer testamento aqui, {55 [503]} portanto minhas coisas devem ser levadas por quem tem direito a elas de acordo com a lei. Cavalheiro! Não me abandones nestes últimos momentos: o Céu te recompensará: recomenda a minha alma ao Senhor...».
Ele não podia mais continuar. Um violento calor interno combinado com uma forte opressão no estômago em meio às mais dolorosas agitações tirou-lhe a vida. Imagine a triste situação! Eu só estava de plantão, dois companheiros já haviam morrido da mesma doença; Tive que vestir o cadáver do meu mestre; e depois, sem padres, sem qualquer acompanhamento, tomei-o nos braços e enrolei-o numa grande manta, enterrei-o pessoalmente numa cova cavada a pouca distância da nossa tenda. Feito isso, para dar algum conforto ao meu coração aflito, ajoelhei-me sobre aquele pobre túmulo e recitei cinco pater, cinco ave, cinco requiem aeternam para o repouso da alma de meu mestre.
Os futuros destinos da pátria
Ele havia seguido as ordens que meu pobre mestre me deixou; a saída estava marcada para o dia 2 de julho, e havia situação favorável {56 [504]} para um navio que chegava ao Piemonte. Quando, tarde da noite, na véspera do embarque, um homem desconhecido veio até mim, falando de uma forma que se fazia entender. Suas maneiras eram corteses e seu discurso inspirava confiança. - Cavalheiro, ele começou a me dizer, amanhã você deve partir para sua terra natal; Antes de você sair daqui, quero te mostrar algo que você certamente não vê em nenhum país do mundo. Venha comigo. - Io: onde você quer me levar e o que quer que eu veja? - Unknown: Quero levá-los a um Mossul (Diretor), que nos revelará os destinos futuros da guerra e de nossa pátria. - A curiosidade da promessa, a sua fala piemontesa, o gracioso convite e a sua fisionomia não me deram nenhum indício de que eu devesse temer alguma coisa. Eu o segui. Ele me pegou pela mão e me conduziu por vários caminhos; então ele me levou para uma casa. Oh! ali nunca terminava: entrei numa sala, por um corredor, depois outras salas, outras salas, outras galerias, outros corredores, ela sobe e desce, até que, depois de ter caminhado duas horas no escuro, me encontrei numa caverna lindamente decorada e brilhante. {57 [505]}
Quando cheguei, não percebi que um homem mortal morava lá; eu já pensava que este era um alojamento destinado a mim naquela noite. Mas meu guia me impediu de ir mais longe, dizendo: - Você não vê aquele que está sentado naquela mesa? Voltei meu olhar para lá e vi um velho venerável sentado a uma mesa. Tinha os cabelos brancos como a neve: o rosto era um tanto enrugado, mas saudável, vivo e majestoso: lia atentamente um livro em cujo verso eu via escrita; Experiência, grão-mestre.
Ao perceber nossa chegada, levantou lentamente o olhar e, ainda sentado, começou a falar o seguinte: - Que desejo o levou a vir para este lugar separado das casas dos mortais?
Meu guia respondeu: - Viemos aqui para lhe oferecer nossos respeitos e pedir que nos revele os destinos da guerra e de nossa pátria.
O velho: - Os destinos da guerra e de sua pátria são conhecidos somente a Deus, e a quem ele se digna revelá-los. -
Presta muita atenção; vou te dizer tudo o que já pode ser revelado aos homens {58 [506]}. A guerra ainda é longa e será feroz. Grandes lutas, grande derramamento de sangue. Os massacres e os danos serão os mesmos: a vitória dos aliados. A guerra está prestes a terminar na Crimeia: o seu teatro será noutro lado e sempre sangrento; até que seja levado aos países dos aliados. Enquanto a raça humana não for atormentada ao mesmo tempo pela fome, pela guerra e pela peste, o mundo não terá paz.
Você, cavalheiro, retornará à sua terra natal. Neste ano será horrivelmente açoitado pela mortalidade, e como os homens atribuirão este flagelo ao acaso, a ele se seguirão males extremos. Seguir-se-ão tempestades de granizo, secas, terramotos, fome e falências comerciais. A estes golpes da mão Divina os homens responderão com roubos sacrílegos, com suicídios, assassinatos, blasfêmias e com impiedade.
Portanto o destino de sua pátria será cada vez pior. Comunica a teus amigos, que querem destruir o trono e a religião lá; o primeiro cairá, mas nada conseguirão contra a segunda. Se o arrependimento dos homens não mudar os decretos de Deus, coisas inéditas em todos os tempos serão vistas {59 [507]}. A religião será defendida com a cabeça e o sangue dos seus ministros e dos seus fiéis; muitos perecerão, muitos permanecerão constantes até a morte. Depois disso, o comando dos homens cessará, somente Deus comandará. Então os ímpios prefeririam não existir, mas não há mais tempo. Deus deve ser glorificado, os ímpios punidos, os bons aliviados. Depois haverá paz universal.
Eu queria falar, mas o velho rapidamente acrescentou: - Cala-te, nunca devo ser interrompido quando falo: você queria me perguntar quando todos esses males vão acontecer. Saiba que já começaram: vários acontecerão neste mesmo ano, outros mais tarde. E se os homens continuarem a desprezar a lei divina, os flagelos serão muito mais terríveis do que foram previstos. O único meio de mitigá-los e obter um destino melhor é o abandono da impiedade e o retorno à religião.
Ouvindo essas coisas, comecei a pensar comigo mesmo se estava sonhando ou se o que vi com meus olhos e ouvi com meus ouvidos era real; eu não sabia se devia acreditar ou não. Eu também queria fazer-lhe algumas perguntas {60 [508]}, mas fiquei tão chocado com os infortúnios que ele anunciou aos nossos países que não ousei mais falar. Agradeci, fiz uma profunda reverência e saí. Meu guia me fez seguir o mesmo caminho de antes. Pedi várias vezes para que ele me dissesse o nome e a localização da pessoa com quem havíamos conversado, mas ele não me respondeu nada a respeito.
Não sei, amigos, se vocês acreditam nessas coisas que eu lhes contei sobre o velho. Você faz o que quiser; Vou acreditar quando vejo isso se tornar realidade. Observo apenas que em geral os velhos sabem mais que os jovens; e aqueles que falam com base na experiência raramente são enganados.
Então acelerei minha saída da Crimeia, e sem nenhum incidente particular cheguei à minha terra natal, onde infelizmente vejo que as coisas que aquele velho me havia previsto estão se tornando realidade; e oxalá o restante não se cumprisse. Mas eu, que sou Il Galantuomo e que sempre temo o mal para mim e para os outros, tenho medo do futuro. Ano que vem, se eu viver, terei muitas coisas sérias, curiosas e extremamente importantes para contar para vocês. {61 [509]}
Copyright © 2009 Salesiani Don Bosco - INE