No inverno, a escuridão chegava cedo à periferia norte de Turim. Depois do manicômio, então o último grande edifício na direção do Oratório, Valdocco se abria em terrenos irregulares, moitas e acácias. Era uma paisagem fácil para esconderijos — e perigosa para um sacerdote que voltava tarde, sozinho, depois de visitar doentes, famílias e benfeitores.
É nesse cenário que aparece Grigio, “o Cinzento”. A fonte mais próxima de Dom Bosco não é um boletim policial nem um diário do dia: são as Memorie dell’Oratorio di San Francesco di Sales, autobiografia redigida entre 1873 e 1875 e depois revista até 1879. Dom Bosco recordava ali acontecimentos já distantes e os organizava com finalidade educativa e providencial. Isso torna o texto indispensável, mas não contemporâneo aos fatos.
Turim · anos 1850
Um guardião nas estradas de Valdocco
Dom Bosco conta que, numa noite escura, um cão grande surgiu ao seu lado. A primeira reação foi de medo. O animal, porém, mostrou-se dócil, acompanhou-o até o Oratório e foi embora. O gesto se repetiu sempre que o sacerdote precisava percorrer sozinho o trecho menos habitado.
Nas Memorie dell’Oratorio, essa primeira noite não recebe uma data precisa. O ano de 1852 aparece no volume IV das Memorie Biografiche, publicado em 1904. A diferença parece pequena, mas é importante: uma data transmitida por obra posterior não deve ser apresentada como anotação contemporânea de Dom Bosco.
Consolata · novembro de 1854
O ataque do manto
O episódio mais célebre começa no caminho entre o Santuário da Consolata e a região do Cottolengo. Dois homens passaram a ajustar o passo ao de Dom Bosco. Quando ele tentou voltar, os agressores o alcançaram, cobriram seu rosto com um manto e impediram que gritasse.
Segundo a narrativa autobiográfica, Grigio apareceu naquele instante. O cão avançou contra os homens até que soltassem o sacerdote. Dom Bosco chamou o animal de volta, entrou no Cottolengo para se recompor e depois continuou acompanhado.
Ao recordar a origem desconhecida do cão, Dom Bosco evitou definições sobrenaturais e resumiu sua experiência com uma expressão: para ele, o animal fora uma “verdadeira providência”.
Tradução editorial a partir das Memorie dell’Oratorio
A cena ganhou versões mais extensas nas Memorie Biografiche: nelas, o cão derruba os dois atacantes e os mantém imóveis até que Dom Bosco possa partir. O núcleo — ataque com um manto e intervenção do cão — já está no texto autobiográfico; os detalhes mais dramáticos pertencem à transmissão biográfica posterior.
Valdocco · memória compartilhada
Quem disse ter visto o Grigio?
O próprio Dom Bosco escreveu que os jovens do Oratório viram o cão. Numa visita ao refeitório, alguns ficaram assustados; Giuseppe Buzzetti os tranquilizou, dizendo que era o cão de Dom Bosco. A presença de sua mãe, Margherita Occhiena, de clérigos e de outros sacerdotes aparece no mesmo relato.
Miguel Rua
O volume IV das Memorie Biografiche afirma que o então clérigo Miguel Rua viu Grigio duas vezes. A obra não preserva ali um depoimento direto assinado por Rua nem descreve as duas ocasiões.
João Cagliero
João Cagliero é citado dizendo que viu o cão entrar numa noite de inverno, aproximar-se de Dom Bosco e recusar pão. O testemunho foi registrado mais tarde pelos biógrafos.
Giuseppe Buzzetti
Buzzetti aparece tanto no memorial autobiográfico quanto na compilação biográfica. Nas Memorie Biografiche, ele integra o grupo de informantes com Carlo Tomatis e Giuseppe Brosio.
O cão que não aceitava comida
A recusa de alimento não nasceu apenas de versões populares. Dom Bosco escreveu que, no refeitório, ofereceram ao animal sopa, pão e o prato da mesa, mas ele não comeu. O volume IV das Memorie Biografiche amplia a lista para pão, comida, sopa e bebida; em seguida, associa a lembrança de Cagliero à oferta de pão e à brincadeira de Dom Bosco sobre carne.
A fonte permite afirmar que a recusa fazia parte da lembrança registrada. Não permite concluir que o cão jamais comesse ou bebesse. Essa generalização pertence à tradição que cresceu ao redor dos episódios.
Entre Morialdo e Moncucco · 1866
A última lembrança escrita por Dom Bosco
Na autobiografia, a última vez que Dom Bosco diz ter visto Grigio foi em 1866. Ele caminhava de Morialdo — grafado Murialdo no manuscrito — para Moncucco, em direção à casa de Luigi Moglia. O caminho era escuro e ele se perdeu. O cão surgiu, conduziu-o e afastou dois cães de guarda.
Ao chegar, Grigio foi deixado num canto enquanto todos se preparavam para comer. Quando quiseram alimentá-lo, já não estava ali. Dom Bosco escreveu que portas e janelas continuavam fechadas. A mesma cena reaparece, mais desenvolvida, no volume VIII das Memorie Biografiche.
Outras ocorrências situadas em 1870, 1872 e 1883 aparecem em memórias e compilações posteriores. Como não fazem parte da última aparição narrada pelo próprio Dom Bosco em sua autobiografia, elas devem permanecer em outra camada documental.
História, fé e imaginação
Um cão real, um símbolo ou um “anjo da guarda”?
Os textos mais antigos não resolvem a identidade de Grigio. Dom Bosco fala de um animal concreto: grande, dócil com os seus, temido pelos agressores, visto e tocado por jovens. Ao mesmo tempo, organiza a lembrança sob o sinal da Providência. A história salesiana posterior aproximou as duas dimensões e popularizou a imagem de um “anjo da guarda” em forma de cão.
Uma frase frequentemente citada vem do volume X das Memorie Biografiche. A obra atribui a Dom Bosco, em 1870, a ideia de que chamar o cão de anjo provocaria riso, mas que também não se poderia considerá-lo um cão comum. É uma lembrança registrada décadas depois, não uma definição teológica escrita pelo santo.
Leitura histórica mínima
Dom Bosco recordou um cão protetor em situações de perigo e outras pessoas do Oratório foram associadas a essas lembranças.
Leitura crítica
A autobiografia foi escrita anos depois; as biografias acrescentaram testemunhos, datas e detalhes em linguagem devocional.
Leitura de fé
Para a tradição salesiana, o mistério expressa proteção providencial. É uma interpretação religiosa, não uma prova histórica da natureza do animal.
La Spezia · maio de 1959
A “última aparição”: o que Renato Celato contou
Um século depois das primeiras caminhadas de Valdocco, a tradição ganhou um novo capítulo. O salesiano coadjutor Renato Celato, motorista de quatro reitores-maiores, contou ter visto um cão junto à urna de Dom Bosco em 5 ou 6 de maio de 1959. O depoimento foi publicado no Bollettino Salesiano de abril de 2016 e circulou depois na agência InfoANS e em outros meios salesianos.
Segundo Celato, o grupo voltava de Roma e chegou pela manhã à igreja de Nostra Signora della Neve, em La Spezia. Um cão já estaria diante da porta. Depois, permaneceu sob a urna, deixou-se acariciar pelos jovens, entrou no refeitório e recusou pão, presunto e salame. Na saída, teria acompanhado o veículo até as curvas do Passo del Turchino, quando desapareceu.
A fotografia de 1959
Celato declarou ter deixado em arquivo uma fotografia daquele momento. A imagem reproduzida pela Aleteia em 2018 traz, no próprio nome do arquivo, a indicação “InfoANS” e aparece associada ao relato; ela mostra um cão junto à urna. No entanto, as páginas localizadas não identificam o fotógrafo, o detentor do negativo, a instituição que conserva o original nem uma licença individual de reutilização.
Por isso, o Porta Piemonte registrou a referência e sua cadeia provável de circulação, mas não copiou nem publicou a fotografia. Também é incorreto apresentá-la como uma foto do Grigio de Dom Bosco: trata-se, no máximo, de um registro ligado ao episódio contado por Celato em 1959.
Resumo da apuração
O que está documentado — e o que permanece aberto
Dom Bosco escreveu sobre Grigio
Sim. A autobiografia descreve o cão, o ataque de 1854, a visita ao refeitório e a aparição de 1866. Foi escrita décadas depois.
Rua e Cagliero foram apontados como testemunhas
Sim, nas Memorie Biografiche. O trecho sobre Rua é sumário; o de Cagliero preserva uma fala atribuída a ele.
Celato contou um encontro em 1959
Sim. O relato foi publicado em 2016. Não há base documental suficiente para identificar o cão como o Grigio do século XIX.
Grigio era um anjo?
As fontes não demonstram isso. “Anjo da guarda” é uma leitura devocional; Dom Bosco preferiu a linguagem da Providência.
Leitura verificável
Fontes e créditos editoriais
A narrativa foi reconstruída a partir da fonte autobiográfica, das compilações salesianas e de estudos e publicações institucionais. As traduções e sínteses são editoriais; nenhuma adaptação foi apresentada como citação literal.
Memorie dell’Oratorio
Texto de Dom Bosco redigido a partir de 1873. É a fonte principal para o ataque, o refeitório e Moncucco.
Consultar na Salesian Digital LibraryMemorie Biografiche, vols. IV, VII, VIII e X
Reúnem os nomes de testemunhas, a data de 1852, versões ampliadas e ocorrências posteriores.
Ler o capítulo no Acervo Dom BoscoBollettino Salesiano, janeiro de 1882
Mostra que a história já circulava publicamente antes da morte de Dom Bosco; não funciona como confirmação independente.
Abrir o fascículo histórico“Ho accarezzato il Grigio”
Entrevista com Renato Celato publicada no Bollettino Salesiano, ano CXL, nº 4, abril de 2016, pp. 10–13.
Ler a transcrição salesianaAleteia, 19 de abril de 2018
Artigo de Maria Paola Daud que reuniu a narrativa tradicional e o depoimento de Celato.
Consultar o artigoAna Martín García, UCOArte 14 (2025)
Estudo do conjunto de pinturas de Corrado Mezzana conservado no Museu Casa Dom Bosco; figura 2.J, p. 306.
Abrir o artigo acadêmicoFotografia no museu: quadro dedicado a Grigio exposto na escadaria do Museu Casa Dom Bosco. Fotografia do autor, acervo Porta Piemonte.
Na fronteira entre a estrada e a memória
Talvez Grigio continue fascinando porque a história não exige uma resposta única. Há um cão nas páginas de Dom Bosco, há pessoas que disseram tê-lo visto e há uma tradição que reconheceu nessa presença um sinal de cuidado. Entre o fato lembrado e o significado atribuído, permanece a imagem mais simples: nas noites em que o caminho parecia inseguro, alguém caminhava ao lado dele.