Vista superior da escada em espiral que sobe pelo interior da Basílica de Maria Auxiliadora
Valdocco · patrimônio escondido

Uma escada rica de história: os tesouros escondidos da Basílica de Maria Auxiliadora

Uma passagem antes esquecida conduz a ambientes, objetos e memórias que ajudam a contar quase 150 anos da vida da Basílica.

Por Don Enrico Lumpano Leitura de 8 min Valdocco, Turim
Começar a subida
80degraus de pedra
3níveis do percurso
150anos de história

Uma outra Basílica, escondida dos olhos

Quem visita a Basílica de Maria Auxiliadora, em Valdocco, normalmente dirige o olhar para o altar, para a grande pintura da Virgem desejada por Dom Bosco ou para os inúmeros detalhes que contam a história daquele que se tornou o coração espiritual da Família Salesiana.

Mas existe também uma outra Basílica, escondida dos olhos da maioria dos visitantes.

Ela começa com uma antiga escada em espiral.

São 80 degraus de pedra que sobem pelo interior da Basílica em direção à cúpula. Durante muitos anos, essa escada permaneceu praticamente abandonada, utilizada apenas em situações excepcionais, sobretudo quando era necessário realizar algum trabalho de manutenção no telhado.

O tempo deixou suas marcas. Poeira e sujeira haviam tomado conta do percurso e quem se aventurava por ali terminava a subida trazendo nas roupas os sinais da exploração.

Foi quase por acaso que Don Enrico Lumpano descobriu aquela passagem.

Quando percebeu que a escada conduzia até a cúpula da Basílica, porém, algo mudou. A subida, inicialmente marcada pela curiosidade e pelo espírito de aventura, começou a adquirir outro significado. Subir aqueles degraus tornou-se uma experiência de alegria e, pouco a pouco, também uma experiência espiritual.

E experiências assim, segundo ele, precisam ser compartilhadas.

Don Enrico começou então a levar consigo alguns salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e amigos. Aos poucos, aquela velha escada esquecida voltou a receber passos.

Degraus de pedra da passagem estreita no interior da Basílica
Os degraus de pedra guardam as marcas de um percurso usado durante décadas quase exclusivamente para manutenção.
Estrutura de ferro ornamentada da escada em espiral
Mais acima, a estrutura de ferro desenha a subida em torno do eixo central.

Uma redescoberta às vésperas do Capítulo Geral

Com a aproximação do Capítulo Geral dos Salesianos em Valdocco, surgiu a ideia de recuperar definitivamente o percurso.

As paredes receberam uma nova pintura e uma grande operação de limpeza devolveu à escada parte de sua antiga beleza. Mas os trabalhos acabaram revelando algo ainda mais interessante.

Ao longo da subida existiam ambientes abandonados havia muitos anos.

Nos primeiros tempos de Valdocco, algumas dessas salas faziam parte da vida cotidiana dos salesianos responsáveis pela Basílica. Eles permaneciam ali para estar próximos dos mecanismos que faziam funcionar o templo: eram responsáveis pelos sinos, pelos relógios e provavelmente por diversos outros serviços.

Com o passar das décadas e a modernização dessas funções, os espaços perderam sua utilidade. Foram fechados e, como tantas vezes acontece com os lugares que deixam de fazer parte da rotina, acabaram esquecidos.

A recuperação da escada ofereceu a oportunidade de dar uma nova vida a esses ambientes.

Nascia assim aquilo que Don Enrico chama de um pequeno “Museu do Campanário”.

Objetos devocionais e painel sobre a vida cotidiana dos salesianos
Imagens devocionais e objetos simples ajudam a reconstruir a vida cotidiana nos antigos ambientes de serviço da Basílica.

Um museu escondido no caminho para a cúpula

A subida deixou de ser apenas um caminho para alcançar a parte superior da Basílica. Transformou-se em um percurso através de aproximadamente 150 anos de história de Maria Auxiliadora.

Antigos depósitos e ambientes utilizados pelos primeiros salesianos passaram a abrigar objetos provenientes da sacristia e de outros espaços da igreja construída por Dom Bosco.

Cada peça ajuda a contar como a Basílica foi vivida, decorada e transformada ao longo das gerações.

No primeiro nível encontra-se, por exemplo, um trono episcopal de madeira laqueada, datado de 1940.

Era o assento destinado ao bispo durante as celebrações pontificais segundo o antigo rito tridentino. Móvel, possuía um encosto que podia ser adaptado à cor litúrgica utilizada na celebração.

A peça apresenta características do estilo Liberty tardio com influências neogóticas. Sua coloração dialogava com o piso em mosaico do presbitério, enquanto o encosto traz um elaborado bordado feito à mão, com motivos florais e a representação da pomba do Espírito Santo.

Outro objeto chama particularmente a atenção: uma coroa de inspiração imperial, de 1938, utilizada na exposição do Santíssimo Sacramento.

Ela ficava acima do tabernáculo do altar-mor e originalmente era sustentada por dois anjos de mármore, oferecidos pelos alunos da Casa-Mãe.

Durante as restaurações realizadas em 2008, os anjos e a coroa foram posicionados mais abaixo, permitindo maior visibilidade à monumental pintura de Maria Auxiliadora que domina o altar.

Trono episcopal, imagens religiosas e peças históricas no acervo do campanário
O trono episcopal de madeira laqueada divide o ambiente com pinturas e objetos ligados à vida religiosa da Basílica.

Os anjos que aguardavam o projeto definitivo

O percurso guarda também alguns modestos anjos de gesso e um suporte para candelabro.

À primeira vista, podem parecer peças menos importantes. Historicamente, entretanto, contam uma história interessante.

Até maio de 1945, esses anjos ocupavam nichos próximos à grande pintura de Maria Auxiliadora. Somente depois foram substituídos pelas atuais doze estátuas de madeira de santos.

O material simples e a execução relativamente modesta dos antigos anjos indicam que provavelmente haviam sido concebidos como elementos provisórios.

A intenção era chegar posteriormente a uma decoração definitiva que correspondesse ao desejo do próprio Dom Bosco: ver ao redor de Maria Auxiliadora um grande coro de santos confessores e virgens.

Detalhe do rosto de um dos antigos anjos de gesso da Basílica
O rosto de um dos anjos de gesso que ocuparam os nichos próximos à pintura de Maria Auxiliadora até 1945.

Os tesouros do segundo nível

O segundo nível é mais amplo e concentra uma quantidade ainda maior de objetos históricos.

Entre eles estão antigos castiçais de bronze do altar-mor, pertencentes ao projeto do salesiano G. Valotti (1881–1953) e inspirados no gosto neorrenascentista.

Originalmente eram dezoito peças, divididas em três conjuntos: seis grandes, oito médios e quatro pequenos. Segundo Don Enrico, provavelmente foram produzidos por fundições de Milão.

Há também tecidos adamascados confeccionados em teares industriais.

Eles recordam uma Basílica bastante diferente daquela que conhecemos hoje.

Antes das grandes intervenções realizadas em 1934, o interior possuía menos elementos decorativos permanentes. As paredes eram relativamente uniformes e ainda não existia a presença marcante dos mármores policromados atuais.

Por isso, durante as grandes solenidades, tecidos de cores vivas eram utilizados abundantemente para transformar o ambiente.

Era uma decoração temporária, capaz de modificar completamente a percepção visual da igreja nos dias de festa.

Par de castiçais ornamentados de bronze do antigo altar-mor
Dois dos castiçais de bronze concebidos para o altar-mor.
Bacias, jarras e balde esmaltados usados na vida cotidiana
Objetos cotidianos preservam a memória simples dos ambientes habitados pelos salesianos.

Um tapete oferecido a Dom Bosco

Entre os objetos preservados encontra-se ainda uma peça diretamente ligada ao tempo de Dom Bosco.

Trata-se de um tapete de lã policromada bordado em ponto cruz, datado de 1875.

Destinado ao presbitério durante as celebrações de Natal e Páscoa, o tapete foi oferecido por senhoras florentinas. Seu projeto remontava a 1867, embora a execução tenha ocorrido posteriormente.

As doadoras fizeram um pedido bastante particular: desejavam receber de Dom Bosco um documento garantindo que aquele trabalho permaneceria como “propriedade perpétua do Santuário”.

A peça atravessou gerações.

Já bastante desgastada no início do século XX, foi posteriormente cortada e restaurada pelas Filhas de Maria Auxiliadora, na década de 1940, para que pudesse ser adaptada ao novo presbitério da Basílica.

Vestes corais expostas ao lado do tapete policromado oferecido a Dom Bosco
O tapete policromado de 1875 e as vestes corais reúnem, no mesmo ambiente, devoção, trabalho artesanal e usos litúrgicos de outra época.

Objetos que contam como a Igreja celebrava

Outras peças ajudam a compreender a vida litúrgica e institucional de outra época.

Entre elas estão bases de luminárias que ficavam próximas ao altar-mor, destinadas aos círios do Santíssimo Sacramento. Elaboradas no gosto Liberty tardio, foram concebidas artisticamente a partir da imagem de um ramo de oliveira, cujas ramificações formam uma espécie de taça.

Originalmente estavam apoiadas sobre duas colunas de mármore vermelho de Levanto, hoje conservadas no batistério.

Também estão expostas antigas vestes corais utilizadas pelos párocos da Basílica e por bispos salesianos que passavam por Valdocco antes do Concílio Vaticano II.

Não eram propriamente paramentos utilizados durante a liturgia, mas roupas destinadas às circunstâncias oficiais.

Entre elas encontram-se a mozzetta, com seu pequeno capuz, e a mantelletta, que podiam ser usadas juntas ou separadamente sobre a batina.

Os fragmentos que sobreviveram ao bombardeio

No final desse nível, porém, alguns pequenos pedaços de vidro contam uma das histórias mais dramáticas da Basílica.

São fragmentos dos antigos vitrais artísticos ligados a chumbo, produzidos entre 1939 e 1940.

Eles decoravam as grandes capelas construídas à direita e à esquerda do presbitério e, segundo testemunhos da época, eram obras particularmente valiosas.

Sua existência foi curta.

Em 8 de dezembro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, um bombardeio atingiu Valdocco. Os vitrais foram destruídos.

Os fragmentos preservados são hoje testemunhas silenciosas daquele episódio e de uma Basílica que já não existe exatamente como era naquele momento.

A célula do relógio

No alto das escadas que conduzem à cúpula, no terceiro nível e no coração do percurso do campanário, encontra-se o relógio original comprado por Dom Bosco com as ofertas dos moradores do bairro.

O espaço também guarda uma coleção de quadrantes originais dos relógios históricos que, ao longo do tempo, estiveram voltados para os pátios e para a praça do primeiro Oratório.

Coleção de antigos quadrantes de relógio no terceiro nível da Basílica
No terceiro nível, quadrantes de diferentes épocas reúnem a história dos relógios que marcaram a vida do primeiro Oratório.

O quadrante do campanário direito

Após os trabalhos de restauração, tudo indica que o antigo quadrante de vidro seja o original adquirido por Dom Bosco juntamente com o mecanismo do relógio. Ligado à célula por uma haste mecânica, ele ficava instalado no campanário direito, voltado para o pátio interno.

Era o segundo quadrante da casa, ao menos até 1878. O primeiro havia sido o relógio da Igreja de São Francisco de Sales, instalado em 1861. A espessa placa de vidro — então chamada de cristallo — é característica dos relógios do final do século XIX e torna o conjunto particularmente precioso.

O quadrante do campanário esquerdo

De material mais simples, o primeiro quadrante do relógio da fachada foi instalado posteriormente, após o início da reestruturação da Basílica, em 1890, sob o reitorado de Don Michele Rua. Seu sistema original de alavancas continuava ligado ao mecanismo de 1872. A deformação e a ferrugem hoje visíveis foram causadas por sua permanência acidental no sótão da Basílica, onde ficou exposto à umidade elevada e a fortes variações de temperatura.

Antigo quadrante enferrujado do campanário esquerdo
O quadrante do campanário esquerdo conserva as marcas da ferrugem, da umidade e das variações de temperatura do sótão.

O mecanismo adquirido por Dom Bosco

Ao término da subida chega-se à chamada célula do relógio, onde permanece o mecanismo original que acionava o único relógio da Basílica, ao menos até 1878.

O relógio mecânico, de corda manual por manivela, foi comprado por Dom Bosco em 1872 — embora o orçamento conservado seja datado de janeiro de 1870. Para tornar a compra possível, ele promoveu uma subscrição entre os moradores do bairro e arrecadou 1.500 liras.

As engrenagens originais são de ferro e latão, os pinhões de aço e as estruturas portantes de ferro fundido: materiais que ainda permitem reconhecer a robustez e a engenhosidade do conjunto.

Mecanismo original do relógio de 1872 dentro da célula do campanário
Na célula do relógio, o mecanismo de 1872 conserva engrenagens, correntes, eixos e o sistema de carga manual.

Valdocco visto de outra perspectiva

Entre os elementos apresentados durante a subida encontra-se ainda uma documentação fotográfica particularmente significativa sobre as duas cúpulas da Basílica, permitindo compreender as transformações arquitetônicas do Santuário ao longo de sua história.

É justamente esse encontro entre arquitetura, objetos cotidianos, arte, liturgia e memória que transforma os 80 degraus em algo maior do que uma simples subida.

A velha escada de pedra, durante décadas coberta de poeira e utilizada apenas para serviços de manutenção, tornou-se um caminho para descobrir uma parte pouco conhecida da história de Valdocco.

E talvez esteja aí o aspecto mais interessante da experiência narrada por Don Enrico Lumpano.

Dom Bosco construiu a Basílica de Maria Auxiliadora como um lugar vivo. Desde então, milhares de pessoas passaram por suas portas, enquanto gerações de salesianos cuidaram dos altares, tocaram os sinos, organizaram celebrações e mantiveram funcionando aquela enorme casa.

Alguns vestígios dessa vida permaneceram escondidos justamente nos espaços mais improváveis.

Foi preciso voltar a subir uma antiga escada de 80 degraus para encontrá-los.

Fotografia histórica da Basílica de Maria Auxiliadora em 1878
A Basílica e os edifícios de Valdocco registrados em 1878.
Sala com maquete histórica e desenhos arquitetônicos da Basílica
Maquete e pranchas revelam as transformações do conjunto.
Detalhe de desenho arquitetônico com assinatura de Antonio Spezia
A assinatura de Dom Bosco (Sac. Bosco Giovanni) e Antonio Spezia em uma das pranchas.
Texto Don Enrico Lumpano

Edição e apresentação visual: Porta Piemonte.

Sua leitura faz parte desta história

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação ajuda a escolher e aprimorar as próximas histórias do Porta Piemonte.

Como você avalia este artigo?

Escolha de 1 a 5 estrelas.

Você pode avaliar sem se identificar. Como usamos os dados.